Escola do Legislativo

Espaço do professor: Recursos didáticos

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312 publicações encontradas
Cadernos da Escola do Legislativo, v. 20, n. 34, jul./dez. 2018

Esta edição dos Cadernos da Escola do Legislativo reúne cinco artigos com temáticas inter-relacionadas sobre a importância do envolvimento dos diversos segmentos sociais nos processos político-decisórios para o fortalecimento da democracia participativa, da prática da cidadania e do combate à corrupção. Dentro do programa Pensando em Minas, temos o ensaio de Leice Garcia, que problematiza a corrupção e os modelos de enfrentamento dessa questão no atual contexto brasileiro. Abrindo a seção de artigos, o texto de Patrícia Bahia e Alexandre Bossi versa sobre a eficácia da Lei de Acesso à Informação - LAI, no que e refere à promoção da transparência passiva. No segundo artigo, o cumprimento da Lei de Acesso a Informação é discutido sob outra ótica, a da transparência ativa. Para tanto, Enzo Menezes e Bruno de Almeida apresentam seu estudo sobre a disponibilização de documentos e a divulgação de dados e informações de interesse público no Portal da Transparência da Assembleia de Minas. A análise toma como parâmetro o Índice de Transparência Legislativa, desenvolvido pela Secretaria de Transparência do Senado Federal. Fechando a seção de artigos, José Alcione Bernardes Júnior reflete sobre o relevante papel das escolas do Legislativo no âmbito do Estado Democrático de Direito e os desafios que se colocam, atualmente, a essas instituições. Encerrando este número, temos uma resenha do livro "Como a democracia chega ao fim", de David Runciman, pela professora Eleonora Schettini.




Cadernos da Escola do Legislativo, v. 19, n. 31, jan./jun. 2017

Esta edição dos Cadernos da Escola do Legislativo reúne seis artigos. No primeiro, de autoria de Karina Junqueira, temos a recorrência do conceito de cidadania e de democracia na atualidade e seus desafios, com base em fenômenos como a globalização, o neoliberalismo e a violação de direitos. O segundo artigo trata da (des)continuidade administrativa em períodos eleitorais. Utilizando os dados do Plano Plurianual de ação Governamental, os autores Daniel Henrique C. Campos, Leonardo C. Ladeira e Raphael V. A. Rodrigues argumentam pela continuidade. A redução da maioridade penal no Brasil é o assunto tratado no terceiro artigo, Onde Isadora P. C. Tolentino e Priscilla S. Silva discutem trechos da Constituição, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Código Penal. No quarto artigo, os professores Dorival G. Pereira Júnior e Fernando Luis A. O. Barbosa analisam o processo de internalização da Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, verificando os impactos da incorporação desse tratado ao ordenamento brasileiro com status de Emenda Constitucional. No quinto artigo, analisar as ações e estratégias do conjunto de organizações reunidas sob o nome de Campanha Nacional pelo Direito à Educação foi o que se propuseram Antônio carlos A. Ribeiro, Vilmar Klemann e Mayra Thaís A. ribeiro. Por fim, de autoria de Ana Paula Karruz e Luiz Eduardo C. V. Martins, um artigo que procura oferecer uma "fotografia" da destinação de repasses de convênios entre as prefeituras mineiras, de 2007 a 2015, executados no âmbito da Sedese.