ALMG adere à campanha para restringir publicidade da cerveja
Uso de álcool e outras drogas é cada vez mais precoce entre jovens, o que reforça necessidade de mudança na lei federal.
17/06/2016 - 15:45 - Atualizado em 17/06/2016 - 18:14No Brasil, o consumo de bebidas alcoólicas atinge 57% da população em geral. Entre os jovens, 78% fazem uso desse tipo de bebida e, desse total, 19% são dependentes, conforme mostra uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), intitulada Pesquisa Conhecer e Cuidar 2015.
Diante dessa realidade, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) formalizou, em reunião realizada nesta sexta-feira (17/6/16), a sua adesão à campanha "Cerveja Também é álcool", que pretende restringir a publicidade da bebida. A ocasião também marcou a primeira reunião da diretoria da Associação Nacional pela Restrição da Propaganda de Bebidas Alcoólicas, constituída por diversas entidades com o intuito de mobilizar a sociedade para a causa.
A campanha, que é uma iniciativa do Ministério Público de São Paulo, busca alterar, por meio de iniciativa popular, o parágrafo único do artigo 1° da Lei Federal 9.294, de 1996, que trata das restrições ao uso e à propaganda de bebidas alcóolicas, entre outros produtos.
O dispositivo que se pretende alterar considera como bebida alcóolica aquelas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay-Lussac, o que excluiria da classificação a cerveja. Nesse sentido, propõe-se com a campanha que a restrição à publicidade abranja toda e qualquer bebida com graduação alcoólica igual ou superior a 0,5 grau Gay-Lussac.
Aberração - O deputado Antônio Jorge (PPS), presidente da Comissão de Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas e membro da Associação Nacional pela Restrição da Propaganda de Bebidas Alcoólicas, classificou como uma aberração o fato de a legislação brasileira tratar a cerveja, que é uma substância etílica, de forma excepcional.
Nesse sentido, reforçou a importância da iniciativa e explicou que o objetivo é colher dois milhões de assinaturas para enviar ao Congresso Nacional um projeto de iniciativa popular para mudar uma questão que, na sua avaliação, atende a interesses econômicos da indústrai cervejeira. Segundo o deputado, até o momento já foram colhidas 40 mil assinaturas.
"Estamos com uma evidência, corroborada por várias fontes, de que no Brasil há um fenômeno de que os jovens estão bebendo muito mais do que o crescimento das outras faixas etárias e cada vez mais precocemente". O parlamentar acredita que esse fenômeno que é uma demanda induzida e o principal fator é a legislação que regula a propaganda de bebida alcoólica, que considerou falha.
Antônio Jorge ainda reforçou a importância do tema ao lembrar que o uso do álcool traz uma série de problemas àquele que o consomem de forma abusiva, além de ser uma porta de entrada para que os jovens consumam outras substâncias nocivas à sua saúde.
"Não é uma campanha de ordem moral, contra ninguém, nem contra a cerveja. Não estamos preocupados em proibir ninguém de beber. Queremos é responsabilidade no uso e, principalmente, proteger os jovens e as crianças como manda a Constituição", concluiu.
Assembleia - O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), esteve na reunião e disse que a Assembleia vai prestrar todo o apoio à causa, que, na sua avaliação, é um problema que preocupa toda a sociedade. "A partir de agora esta será uma pauta da Assembleia, e não somente da comissão", disse.
Para a promotora de Justiça do Tocantins e presidente da Associação Nacional pela Restrição da Propaganda de Bebidas Alcoólicas, Maria Roseli de Almeida Pery, espera-se que a mobilização social para a campanha venha a partir da informação e do conhecimento dos reais fatos que implicam da propaganda da cerveja em horário livre.
"Estamos dizendo que, em razão desta influência que a mídia tem, existe esse aumento do numero de jovens inciando muito cedo a ingestão de bebida alcoólica. Além desse dano individual para a saúde, existem consequências para as famílias e a sociedade", disse.
Programação - Ao longo da próxima semana estão previstas outras ações voltadas ao tema, como um ato público na Praça 7, Centro de BH, que vai abrir a semana de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, na segunda-feira (20); a coleta de assinaturas na Assembleia para o projeto de iniciativa popular que pretende alterar a legislação federal; e o Debate Público "Álcool não é brincadeira", na sexta-feira (24), no Plenário.