Representação

São quatro os grupos ou comissões que atuam antes, durante e depois do Seminário Legislativo, para garantir profundidade, amplitude e legitimidade das decisões:

Comissão Organizadora

São as entidades parceiras que participam de toda a organização do seminário, desde a definição dos temas até a conclusão dos trabalhos.

Comissões Técnicas Interinstucionais

As CTIs são grupos de discussão formados por representantes de entidades da sociedade civil, de órgãos públicos, da área acadêmica, e por técnicos ou especialistas nos temas abordados. Seu objetivo principal é elaborar um relatório de propostas a partir da discussão dos temas sugeridos para o Seminário Legislativo. As propostas formatadas pelas CTIs são distribuídas aos participantes dos grupos de trabalho a serem instalados nos encontros regionais e durante a etapa final.

Grupos de Trabalho

Os grupos de trabalho são formados a partir dos temas propostos para o Seminário Legislativo. Neles, os participantes debatem o documento formulado pelas CTIs, e podem apresentar novas sugestões. Os grupos têm a tarefa de apresentar os documentos de propostas que, após consolidados, serão discutidos e votados na plenária final.

Comissão de Representação

A Comissão de Representação, eleita na plenária final e formada por entidades e dois representantes dos inscritos individualmente, é responsável por acompanhar os desdobramentos dos eventos e se manter mobilizada para cobrar pela implementação das propostas aprovadas. A interlocução na Assembleia é feita com a comissão permanente que conduziu o evento institucional.