Legislação avançou, mas falta consolidação,
segundo participantes do Ciclo de Debates

Minas tinha em 2009 uma legislação avançada de recursos hídricos, já havia implementado 34 dos 36 comitês de bacias hidrográficas, mas faltava avançar na implementação dos mecanismos de gestão e maior participação dos diversos atores envolvidos no problema, como agricultores, industriais e população em geral. Foi em geral a tônica do Ciclo de Debates Avanços e Desafios da Política das Águas em Minas Gerais, que abriu na Assembleia Legislativa o 8º Fórum das Águas, que teve extensa programação em Belo Horioznte, entre 23 e 27 de março de 2009.

As discussões em torno das conquistas e das exigências da política de recursos hídricos do Estado reuniram em debate o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; o representante do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias, Mário Dantas; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Pedrosa; o consultor e gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, Pedro Garcia; e o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sutentável da ALMG, deputado Fábio Avelar. Mais

Um dos mais importantes eventos técnico-educativos sobre a gestão dos recursos hídricos no País, o Fórum das Águas integrou ações do Estado, municípios, setor produtivo, sociedade civil e comitês de bacias hidrográficas com o objetivo de promover a interação desses atores na busca pelo uso sustentável dos recursos hídricos em Minas. A Assembleia foi umas promotoras do evento, com o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), e o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas. Também parceiros de apoio Cemig, Copasa, Crea-MG, Fiemg e Prefeitura de Belo Horizonte.

Leia também:

Cobrançca pelo uso da água deve será realidade até final e 2009