Comissões Técnicas Interinstitucionais - CTIs

As Comissões Técnicas Interinstitucionais, conhecidas como CTIs, são grupos de discussão formados por representantes de entidades da sociedade civil, de órgãos públicos e da área acadêmica, além de técnicos ou especialistas nos temas abordados. O objetivo das CTIs criadas para o Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência - Caminho para a Cidadania foi o de formular um documento básico propositivo para discussão nos encontros regionais e na etapa final programados para o evento.

Saiba mais sobre o funcionamento das CTIs e os temas para discussão nessas essas comissões no Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência - Caminho para a Cidadania

Objetivo das CTIs: elaborar um relatório de propostas a partir dos eixos temáticos, contendo proposições para subsidiar as discussões nas etapas regionais e final do seminário.

Quem coordena e secretaria as reuniões:  as reuniões são coordenadas e secretariadas por integrantes escolhidos dentre os participantes de cada comissão. Essa escolha é feita diretamente pelos integrantes da CTI e deve ser comunicada à GPI, no e-mail – gpi@almg.gov.br até o dia 21/8/08.

Qual é a sistemática de trabalho: cada CTI define o seu cronograma de trabalho, apontando as datas e os possíveis locais para realização das reuniões. De posse dessas informações, os integrantes das comissões se reúnem e discutem os eixos temáticos para preparar o relatório de propostas, de acordo com os prazos estabelecidos.

Onde as reuniões acontecem: as reuniões das CTIs são realizadas em locais definidos de acordo com a preferência e a disponibilidade dos próprios integrantes da comissão.

Quem pode participar das reuniões: participam das reuniões das CTIs os integrantes inscritos em cada comissão e os profissionais, técnicos ou especialistas nos temas abordados, que forem convidados para exposição e discussão de temas específicos.

Como deve ser o relatório: o relatório elaborado em cada comissão técnica será a tese-guia utilizada para nortear as discussões no seminário.


Temas discutidos exclusivamente nas CTIs:

O seminário previu o funcionamento de duas CTIs, sobre os temas Esporte de Formação e de Participação na Infância e na Adolescência no Estado de Minas Gerais; e Esporte de Rendimento na Infância e na Adolescência no Estado de Minas Gerais.

Saiba mais sobre os subtemas discutidos:  

EIXO 1:
Esporte de formação e de participação na infância e na adolescência no Estado de Minas Gerais

- Tema 1: Panorama do esporte de formação e de participação na infância e na adolescência. Subtemas: resgate histórico, legislação, realidade e políticas públicas.
- Tema 2: Educação física escolar. Subtemas: agentes, realidade, estrutura e legislação.
- Tema 3: Esporte como mecanismo de cidadania. Subtemas: participação ativa do adolescente como sujeito no processo de formação inicial e continuada no treinamento esportivo, formação de recursos humanos, socialização da criança e do jovem, prevenção à criminalidade e à exclusão social e papel da mídia.
- Tema 4: Ética no esporte de formação para crianças e jovens. Subtemas: papel dos professores de Educação Física,  papel da família, combate ao assédio moral e sexual, combate a todas as formas de discriminação.

• EIXO 2: Esporte de rendimento na infância e na adolescência no Estado de Minas Gerais
- Tema 5: Panorama do esporte de rendimento na infância e na adolescência. Subtemas: papel dos profissionais do esporte, políticas públicas, legislação.
  - Tema 6: A ética na prática esportiva. Subtemas: papel da mídia, papel da família, dopping, combate ao assédio moral e sexual e combate a todas as formas de discriminação.
- Tema 7: Trabalho infantil no esporte. Subtemas: legislação, iniciação esportiva e formação profissional.