Projeto de Lei Nº 539/2023
Dispõe sobre a regulamentação do setor óptico no Estado.
1 a favor32 contra
Inicio das opiniões: 11/05/2023
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Todos os direitos reservados. Versão: 7.1.14. Este site é protegido pelo reCAPTCHA (aplicam-se sua Política de Privacidade e Termos de Serviço).
Dispõe sobre a regulamentação do setor óptico no Estado.
1 a favor32 contra
Inicio das opiniões: 11/05/2023
Lidiane Garcia
A favor
Ponte Nova/MG10/04/2026 às 10:44
Então, talvez seja o caso de indenizarem todas as pessoas que fizeram a graduação em Optometria e acabar com essa graduação no Brasil, uma vez que atuação do optometrista, por si só, impede ou atrapalha o diagnóstico precoce de doenças e a atuação do oftamologista. Se entendi bem, a atuação do optometrista vai se limitar aos exames de vistas e prescrição de óculos, sem poder realizar qualquer procedimento invasivo ou cirúrgico. Portanto, são funções diferentes e cabe aos oftalmos e à Administração Pública divulgar a importância de se fazer exame regular para o possível diagnóstico de doenças, assim como devem fazer demais profissionais de saúde.
Daniella
Contra
Belo Horizonte/MG24/02/2024 às 13:30
Com exames realizados pela ótica, o objetivo será a prescrição dos óculos. Muitas vezes prescritos por fins lucrativos. Uma consulta oftalmológica realizado por médico devidamente formado e especializado visa à saúde ocular! O paciente que tem sua avaliação oftalmológica completa postergada pela facilitação de prescrição óptica perde a chance de um diagnóstico precoce de doenças graves da visão! Um exemplo é o glaucoma. Geralmente após 40 anos o pcte vai à consulta em busca de uma correção para perto e sai com um aconselhamento ou mesmo diagnóstico de glaucoma! Isso muda o prognóstico da doença e previne o pcte da perda de visão irreversível! Imagina esse mesmo pcte tendo seus óculos renovados na ótica anualmente! Quanto tempo retardaríamos o diagnóstico?! É uma doença que não gera sintomas! O médico diagnostica na triagem anual! O glaucoma avançado significa custos a longo prazo para a saúde mas o pior, vale a visão de cada paciente que perdeu a chance de ser tratado por um especialista!
Nós como especialistas capacitados para tratar a população nos indignamos com propostas como esta que desviam o propósito da prevenção de doenças!
Marcelo Ramos
Contra
Ipatinga/MG24/02/2024 às 11:05
Um absurdo contra a população.
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Todos os direitos reservados. Versão: 7.1.14. Este site é protegido pelo reCAPTCHA (aplicam-se sua Política de Privacidade e Termos de Serviço).