Participe
Atividade Minerária, Indústria e Energia
Consulta Pública - Atividade Minerária, Indústria e Energia
Consulta Pública - Atividade Minerária, Indústria e Energia Todos os temas
Aqui você envia sua contribuição para o tema Atividade Minerária, Indústria e Energia. Se você já é cadastrado no Portal da Assembleia, faça o login para enviar sua contribuição. Caso ainda não tenha, cadastre-se aqui antes de fazer o login e enviar sua contribuição. Conheça os subtemas para nortear sua sugestão.
Subtemas
  • Uso de recursos hídricos para geração de energia, beneficiamento e transporte de minérios
  • Uso da água de rebaixamento do lençol freático
  • Tratamento de efluentes e reuso da água
  • Participação social nos processos de licenciamento ambiental
  • Inovação Tecnológica

Considerando os subtemas, qual proposta de estratégia, ação ou intervenção em política(s) pública(s) você considera importante para a garantia da disponibilidade e do uso sustentável de recursos hídricos nas atividades econômicas industriais e minerárias e na geração de energia?

Contribuições do tema: Atividade Minerária, Indústria e Energia

Mostrando de 1 a 10 de 23 contribuições

Data Contribuições Positivas Ordenar por positivas Negativas
22/ago
11:01
Por Maria Teresa Viana de Freitas Corujo | Caeté/MG Revogar o fato da mineração ser declarada de utilidade pública. Vedar ou proibir minerodutos em Minas Gerais Vedar ou proibir o licenciamento de novas minas de ouro a céu aberto em Minas Gerais e a ampliação das minas existentes. Estabelecer territórios livres da exploração minerária nas bacias hidrográficas do Estado, especialmente em áreas de recarga, aquíferos e mananciais de água.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

12
0
22/ago
21:21
Por Bruno Milanez | Juiz de Fora/MG Vedar ou proibir minerodutos em Minas Gerais Vedar ou proibir o licenciamento de novas minas de ouro a céu aberto em Minas Gerais e a ampliação das minas existentes. Estabelecer territórios livres da exploração minerária nas bacias hidrográficas do Estado, especialmente em áreas de recarga, aquíferos e mananciais de água. Criar impostos progressivos para minérios que saiam do estado sem beneficiamento
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

11
0
12/ago
21:07
Por Enio Fonseca | Instituto Mineiro de desenvolvimento Ambiental- IMDA | Belo Horizonte/MG Implantar um novo modelo de gestão de condicionantes ambientais relacionadas ao monitoramento dos recursos hídricos. Ao invés de cada empreendedor realizar monitoramentos muitas vezes similares uns com os outros, em locais próximos, sem sinergia de análise e providencias pelo poder público, as condicionantes estariam direcionadas a execução do monitoramento único, feito pelo IGAM dentro de um plano estadual. Os empreendedores repassariam recursos a esse instituto. Teríamos otimização nos gastos, e eficientizacao nos levantamentos e na implementação de políticas públicas temáticas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

9
0
26/ago
01:09
Por Patricia | Conceição do Mato Dentro/MG vetar medidas contingenciais que restringem o direito da população ao acesso à água nos grandes centros tais como rodízio e aumento de tarifas sem que antes tenha sido reduzidas as outorgas e o acesso da água às industrias e empresas extrativas de mineração. Promover a CPI dos licenciamentos ambientais.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

7
0
26/ago
15:33
Por Tereza Cristina Almeida Silveira | Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros/MG | Ferros/MG Proibir a construção de minerodutos em Minas Gerais.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

5
0
25/ago
14:49
Por Desirée Rodrigues Ruas | Movimento Consciência e Consumo - BH | Belo Horizonte/MG Criação de áreas livres de mineração pela importância natural, histórica e cultural de certas regiões. A mineração não pode ser permitida em áreas que concentram importantes mananciais, aquíferos e áreas de recarga, assim como em áreas com rica biodiversidade e patrimônio histórico e cultural. O direito à água e a segurança hídrica devem predominar aos interesses comerciais e minerários. Da mesma forma, os minerodutos devem ser proibidos, para proteção da água que deve servir à população e não para empurrar minério. Os impactos da atividade minerária à vida das comunidades precisam ser também melhor avaliados.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
26/ago
17:19
Por Denise de Castro Pereira | Belo Horizonte/MG Proibir a construção de minerodutos em Minas Gerais.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
08/ago
14:53
Por Jarbas Junior | Belo Horizonte/MG Determinação em lei da obrigatoriedade de medição de recursos hidricos utilizados, com fiscalização pelo estado, com acompanhamento de qualquer organização de cunho ambiental que se prontifique. Elevação do valor cobrado por m3 de água utilizada, para 10x o valor cobrado ao consumidor final nos centros urbanos. Obrigatoriedade de se restituir ao ambiente, com A MESMA QUALIDADE todo o volume de água não utilizado, ou resultante do processo industrial. Obrigação de tratamento e descarte apropriado a TODO E QUALQUER resíduo, com sua total descontaminação ou inertização. Obrigação da restauração completa de toda a área danificada pela indústria após sua utilização, e recuperação de área de iguais proporções a cada ano de sua operação, em local onde tenha ocorrido dano ambiental ( mesmo que não pela empresa Proibição de atividade de mineração em regiões de potencial turístico/ecológico.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

2
0
26/ago
20:26
Por Maria Júlia Gomes Andrade | Ouro Preto/MG Proibir a abertura da Mina do Tamanduá, da Empresa Vale, localizada no município de Catas Altas, no Distrito do Morro da Água Quente. A mina está fechada há 20 anos, mas a empresa iniciou o processo de reabertura há alguns meses. A empresa pretende aprofundar a cava da mina, rebaixando o lençol freático, mas sem ter realizado, nem ter previsto a realização de estudo hidro geológicos. A mina também se localiza num raio próximo à captação de água para a sede do município de Catas Altas, no qual residem cerca de 5.000 habitantes. Os moradores se encontram extremamente preocupados com a possibilidade iminente da reabertura. E, por fim, a mina se localiza a apenas 700 metros de muitas das casas do Distrito, o que causaria um nível de contaminação do ar sem precedentes naquela localidade.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

2
0
18/ago
09:11
Por Sérgio Abucater | Fundação Nacional de Saúde - SUEST-MG | Belo Horizonte/MG Utilização de um percentual dos royalties provenientes da atividade de mineração para investimento nos programas de recuperação das nascentes.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

2
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 23
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema








Contribuições mais apoiadas


12
Maria Teresa Viana de Freitas Corujo | Caeté/MG

Revogar o fato da mineração ser declarada de utilidade pública. Vedar ou proibir minerodutos em Minas Gerais Vedar ou (...)


11
Bruno Milanez | Juiz de Fora/MG

Vedar ou proibir minerodutos em Minas Gerais Vedar ou proibir o licenciamento de novas minas de ouro a céu aberto em M(...)


9
Enio Fonseca | Instituto Mineiro de desenvolvimento Ambiental- IMDA | Belo Horizonte/MG

Implantar um novo modelo de gestão de condicionantes ambientais relacionadas ao monitoramento dos recursos hídricos. Ao (...)


7
Patricia | Conceição do Mato Dentro/MG

vetar medidas contingenciais que restringem o direito da população ao acesso à água nos grandes centros tais como rodí(...)


5
Tereza Cristina Almeida Silveira | Associação de Defesa e Desenvolvimento Ambiental de Ferros/MG | Ferros/MG

Proibir a construção de minerodutos em Minas Gerais.


3
Desirée Rodrigues Ruas | Movimento Consciência e Consumo - BH | Belo Horizonte/MG

Criação de áreas livres de mineração pela importância natural, histórica e cultural de certas regiões. A mineração não p(...)