Espaço do Professor

Dicas de Pesquisa

Para buscar resultados que tenham mais de uma palavra:
- use o operador &&. Ex: projeto && saúde

Para buscar resultados com sequência exata de palavras:
- use os termos entre aspas. Ex: "reunião especial"

Para buscar resultados que contenham uma ou outra palavra:
- digite as duas palavras normalmente.  Ex: meio ambiente saúde

Para buscar resultados sem um termo específico:
- antes do termo que deseja excluir, use o caracter  -. Ex: comissões - saúde

Para buscar resultados com um termo ou suas palavras assemelhadas:
- digite as primeiras letras da palavra e complete com o caracter asterisco (não use como primeiro caracter do termo buscado). Ex: serv* para serviço, servidores; legis* para legislativo, legislação

Para substituir um caracter no meio ou fim da palavra:
- use o caracter ? para substituir uma letra (não use como primeiro caracter). Ex: inform?, para informe ou informo

Planos de Aula

Constituição Federal de 1988, a Constituição Cidadã

A Constituição Brasileira de 1988 será estudada tendo o art. 5º como foco principal. Esse artigo trata das garantias e dos direitos individuais e coletivos. A proposta é que seja apresentado um vídeo sobre a promulgação da Carta de 1988 e que, em seguida, haja um pequeno debate. Depois, é exibido outro vídeo, que detalha o art. 5º. Para aqueles com dificuldade em utilizar recursos de multimídia, é recomendado um texto extraído da internet para apoiar as discussões.

Recomendado para: Alunos do ensino fundamental II, ensino médio e EJA
Material de Apoio:

Livro
Temas:
Garantias e direitos individuais e coletivos, promulgação da CARTA de 1988
Compartilhe:
Twitter Facebook
Estudo das culturas afro-brasileira e indígena

Este plano discute duas leis federais – 10.639/2003 e 11.645/2008 – que alteraram a LDB, passando a incluir a obrigatoriedade, em todo o território nacional, do ensino das culturas africana, afro-brasileira e indígena aos estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Recomendado para: Alunos do ensino fundamental II, ensino médio e EJA
Material de Apoio:

Vídeo
Temas:
Culturas afro-brasileira, Cultura indígena, Alteração LDB
Compartilhe:
Twitter Facebook
Democracia, uma introdução

O conceito de democracia será desenvolvido a partir das concepções que os alunos trazem de suas experiências e de pesquisas orientadas na internet. Em seguida, eles apresentarão as informações encontradas e, por meio de exposição dialogada, as ideias centrais da aula serão sistematizadas. Por fim, sugerimos algumas questões a serem debatidas de forma a relacionar os conceitos discutidos com o contexto de vivência dos alunos

Recomendado para: Alunos do ensino médio
Material de Apoio:

Vídeo
Temas:
Evolução do conceito de Democracia
Compartilhe:
Twitter Facebook
A conquista do direito ao voto feminino no Brasil

A inclusão do voto feminino será abordada a partir de uma análise do conceito de cidadania, sua historicidade e seus avanços entre 1900-1934, com foco nas lutas femininas das mulheres do Estado do Rio Grande do Norte (potiguares) e no movimento das sufragistas na Inglaterra, entre outros pontos. Essa introdução ao tema será seguida por uma pesquisa na internet sobre o direito das mulheres nas décadas de 1920 e 1930. Depois, os alunos devem assistir ao filme As sufragistas em casa para, por fim, apresentarem em sala de aula a pesquisa e realizarem uma discussão orientada sobre o tema.

Recomendado para: Alunos do ensino médio
Temas:
Sufragistas, Cidadania, Luta das mulheres do estado do Rio Grande do Norte, Luta das mulheres Potiguares
Compartilhe:
Twitter Facebook
Discriminação étnico-racial: direito às identidades e à diversidade cultural

A diversidade cultural será trabalhada nesta atividade a partir da produção de um mapa colaborativo feito pelos alunos. Em um primeiro momento, os estudantes conhecerão a metodologia de mapa colaborativo a ser usada. Em seguida, serão abordados os conceitos de identidade e diversidade cultural. No próximo passo, os alunos deverão identificar locais com grande diversidade cultural seja no próprio bairro ou na cidade. Após isso, os alunos deverão compartilhar suas pesquisas e, juntos, produzirem um mapa da diversidade cultural.

Recomendado para: Alunos do ensino médio
Temas:
discriminação, diversidade
Compartilhe:
Twitter Facebook
Envie seu plano de aula


páginas 1/4
IR PARA