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A Constituição Brasileira de 1988 será estudada tendo o art. 5º como foco principal. Esse artigo trata das garantias e dos direitos individuais e coletivos. A proposta é que seja apresentado um vídeo sobre a promulgação da Carta de 1988 e que, em seguida, haja um pequeno debate. Depois, é exibido outro vídeo, que detalha o art. 5º. Para aqueles com dificuldade em utilizar recursos de multimídia, é recomendado um texto extraído da internet para apoiar as discussões.
Este plano discute duas leis federais – 10.639/2003 e 11.645/2008 – que alteraram a LDB, passando a incluir a obrigatoriedade, em todo o território nacional, do ensino das culturas africana, afro-brasileira e indígena aos estudantes dos ensinos fundamental e médio.
O conceito de democracia será desenvolvido a partir das concepções que os alunos trazem de suas experiências e de pesquisas orientadas na internet. Em seguida, eles apresentarão as informações encontradas e, por meio de exposição dialogada, as ideias centrais da aula serão sistematizadas. Por fim, sugerimos algumas questões a serem debatidas de forma a relacionar os conceitos discutidos com o contexto de vivência dos alunos
A inclusão do voto feminino será abordada a partir de uma análise do conceito de cidadania, sua historicidade e seus avanços entre 1900-1934, com foco nas lutas femininas das mulheres do Estado do Rio Grande do Norte (potiguares) e no movimento das sufragistas na Inglaterra, entre outros pontos. Essa introdução ao tema será seguida por uma pesquisa na internet sobre o direito das mulheres nas décadas de 1920 e 1930. Depois, os alunos devem assistir ao filme As sufragistas em casa para, por fim, apresentarem em sala de aula a pesquisa e realizarem uma discussão orientada sobre o tema.
A diversidade cultural será trabalhada nesta atividade a partir da produção de um mapa colaborativo feito pelos alunos. Em um primeiro momento, os estudantes conhecerão a metodologia de mapa colaborativo a ser usada. Em seguida, serão abordados os conceitos de identidade e diversidade cultural. No próximo passo, os alunos deverão identificar locais com grande diversidade cultural seja no próprio bairro ou na cidade. Após isso, os alunos deverão compartilhar suas pesquisas e, juntos, produzirem um mapa da diversidade cultural.