Alunos e professores da PUC Minas e de escolas públicas participaram de reunião em que propostas aprovadas no PJ Minas foram acatadas pela Comissão de Participação Popular - Arquivo/ALMG
O Memorial da Assembleia conta os 200 anos de história do Parlamento mineiro - Arquivo/ALMG
Em março, a Escola do Legislativo promoveu palestra para estudantes da PUC Minas - Arquivo/ALMG
A unidade do Procon no Barro Preto, em BH, começou a funcionar em 16/6/14 - Arquivo/ALMG
Em julho, o Ceac realizou uma visita guiada com 60 vereadores de 14 municípios mineiros - Arquivo/ALMG

ALMG aprimora promoção da cidadania no 1º semestre de 2014

Propostas do Parlamento Jovem transformadas em pedidos de providências estimulam participação política de estudantes.

16/07/2014 - 17:57

O estudante Bruno de Sousa Fernando Queiroz, de Carandaí (Região Central do Estado), participou do Parlamento Jovem de Minas em 2013 e viu, em março de 2014, propostas aprovadas na plenária final serem acatadas pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Essas propostas, que tiveram como tema Cidades Sustentáveis - Desafio para as Novas Gerações, resultaram em pedidos de providências e informações a órgãos públicos estaduais e federais. “Vemos que tudo o que propomos foi levado a sério, e isso é uma motivação muito grande para nós, jovens”, comemorou.

A empolgação do jovem aluno do ensino médio ilustra como o Parlamento Jovem - programa de educação para a cidadania voltado para estudantes dos ensinos médio e superior, que visa a ajudar na formação política dos jovens - pode levar a desdobramentos que resultem em resultados concretos. O programa, que está em sua 11ª edição, é desenvolvido pela ALMG em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

No primeiro semestre de 2014, o programa ganhou etapas regionais, ampliou o número de cidades participantes - de 20 para 27 - e fortaleceu o trabalho nas redes sociais. O tema deste ano é Envelhecimento e Qualidade de Vida, e já foram cumpridas diversas etapas, entre as quais a de formação de monitores, o lançamento das etapas municipais e as oficinas de formação dos estudantes.

Também foram cumpridas as oficinas da nova etapa regional, voltadas para cidades-polo, visando à capacitação dos coordenadores. Houve ainda viagens aos municípios participantes, em que equipes da PUC Minas e da ALMG fizeram visitas técnicas para acompanhar o andamento do programa.

A plenária final, em que será aprovado o documento final do programa, será realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Belo Horizonte. Antes disso, serão concluídas as plenárias municipais e regionais e será consolidado o documento-base da etapa estadual.