Documentário aborda luta pela reforma agrária no Rio Doce

Produção da TV Assembleia conta a história de episódio decisivo para a deflagração do golpe de 1964.

25/03/2014 - 14:18 - Atualizado em 25/03/2014 - 14:58

A TV Assembleia vai exibir, no próximo domingo (30/3/14), às 19 horas, um documentário inédito que produziu sobre a luta pela reforma agrária em Governador Valadares (Vale do Rio Doce). "Na lei ou na marra: 1964, um combate antes do golpe" será exibido também como parte da programação do Ciclo de Debates 50 Anos do Golpe Militar de 1964, organizado pelo Poder Legislativo em parceira com diversas entidades da sociedade civil.

Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

O documentário relembra o papel de dois importantes personagens na luta pela reforma agrária no Vale do Rio Doce: o sapateiro e líder rural Francisco Raymundo da Paixão, o Chicão, e o jornalista Carlos Olavo da Cunha Pereira, editor do jornal local O Combate. No dia 30 de março de 1964, milícias lideradas por fazendeiros de Governadores Valadares atacaram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, destruíram o jornal e instauraram um clima de perseguição e medo na cidade.

Decisivo na deflagração do golpe militar, esse episódio, ainda pouco conhecido e divulgado pela história oficial, é narrado, agora, por seus principais líderes. O documentário mostra ainda a articulação dos proprietários rurais na conspiração que deu origem ao golpe de 1964 e o olhar de historiadores sobre a violência dos conflitos agrários que sacudiram a região.

O conflito em Governador Valadares refletiu a atmosfera de tensão político-social no campo em todo o País na década de 1960: foi uma época de protestos e marchas organizados por associações, sindicatos e ligas dos camponeses e violenta reação dos latifundiários às propostas de reforma agrária anunciadas pelo governo João Goulart.

Reprise - O documentário será exibido também nos dias 31/03, às 21 horas, e no dia 1º de abril, às 23 horas.

Sessão comentada – Na próxima terça-feira (1º/4), às 17h30, haverá uma sessão comentada do documentário no Teatro da Assembleia. O coordenador da Comissão Estadual da Verdade e ex-presidente das Ligas Camponesas de Minas Gerais, Antônio Ribeiro Romanelli, e a historiadora e pesquisadora da UFMG Maria Eliza Linhares Borges serão os comentadores.