Perfis dos Expositores

Amaury Bier

Amaury BierPresidente da Gávea Investimentos desde 2007. Ingressou na empresa em 2004, como sócio responsável pela área de gestão de patrimônio. É, ainda, membro do Comitê de Investimentos da companhia. Foi diretor-executivo do Banco Mundial, de 2002 a 2004. Entre 1996 e 2002, ocupou no governo federal os cargos de secretário executivo e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e de economista-chefe do Ministério do Planejamento. No setor privado, foi economista-chefe do Citibank Brazil, sócio da empresa de consultoria Kandir & Associados e economista-sênior da Sadia e da Copersucar. Tem doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também foi professor.

Antônio Augusto Junho Anastasia

Antonio AnastasiaVice-governador do Estado desde 2007. No primeiro mandato do governador Aécio Neves (2003-2006), foi secretário de Planejamento e Gestão e de Defesa Social. Coordenou o principal programa do governo no período, conhecido como Choque de Gestão. Agora, coordena o programa Estado para Resultados. No governo Hélio Garcia (1991-1994), foi presidente da Fundação João Pinheiro, secretário adjunto de Planejamento e Coordenação Geral e secretário de Cultura e de Recursos Humanos e Administração. Entre 1995 e 1999, exerceu o cargo de secretário executivo do Ministério do Trabalho. Em seguida, tornou-se secretário executivo do Ministério da Justiça e acompanhou a implantação do 1º Plano Nacional de Segurança Pública. É bacharel em Direito e mestre em Direito Administrativo pela UFMG, onde leciona.

Carlos Lupi

Carlos LupiO ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, tem Licenciatura Plena em Administração, Economia e Contabilidade. Em 1983, assumiu a coordenação das Regiões Administrativas da Cidade do Rio de Janeiro, no governo do então prefeito Marcelo Allencar. Foi eleito deputado federal, em 1990, pelo PDT e fez parte da comissão que elaborou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em 1992, se licenciou do mandato de deputado para assumir a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Em 1999, assumiu a Secretaria de Governo do Estado do Rio. É vice-presidente nacional do PDT desde 2004. Em 2005, foi reconduzido à presidência do partido durante convenção. Está licenciado da função por ocupar o Ministério do Trabalho e Emprego.

Cledorvino Belini

Cledorvino BeliniPresidente da Fiat Automóveis na América Latina desde fevereiro de 2005. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, tem mestrado em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA pelo INSEAD/FDC (França). Atuou de 1997 a 2004 na Magneti Marelli do Brasil. Executou a reorganização societária, administrativa e operacional e, a partir de 1999, desempenhou a função de CEO da empresa no Brasil. Entre 1987 e 1993, foi diretor de compras da Fiat Automóveis, assumindo em seguida a direção comercial e a direção geral da companhia. Trabalhou também na Fiat Allis (1973 a 1986) e na IRF Matarazzo (1967 a 1973). Foi professor da Universidade São Marcos, de 1975 a 1982.

Clélio Campolina Diniz

Clélio CampolinaDiretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), professor titular do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua, sobretudo, nas áreas de economia regional, desenvolvimento econômico, economia da tecnologia, economia brasileira e economia de Minas Gerais. É graduado em Engenharia Mecânica e em Engenharia de Operação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), tem mestrado e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado em Economia pela University of Rutgers (EUA). Foi diretor da Face-UFMG e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), também vinculado à universidade. Tem mais de cem trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Gilman Viana

Gilman Viana RodriguesNasceu em Nanuque, Minas Gerais. Formou-se em Engenharia Civil. É produtor rural, criador e selecionador de gado Tabapuã. É secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), desde 2007. Ocupa, desde 2003, os cargos de coordenador do Fórum Nacional de Negociações Agrícolas Internacionais e presidente da Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É também presidente da Comissão Nacional de Comércio Exterior na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), desde 1996. Presidiu, em 2001, o workshop de Agricultura do VI Foro Empresarial das Américas (Alca), ocorrido em Buenos Aires (Argentina). Também presidiu o Conselho Deliberativo do Sebrae/MG, o Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Sociedade Mineira da Agricultura. Foi, ainda, vice-presidente da CNA e da Faemg.

Henrique Meirelles

Henrique MeirellesPresidente do Banco Central, nasceu em Anápolis (GO), em 1945. Formou-se em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1972. É mestre em Ciências da Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor honoris causa pelo Bryant College, Rhode Island, EUA, 1997. Concluiu o Programa de Administração Avançada da Universidade de Harvard, Boston (EUA), em 1984. É diretor da Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Nova York, desde 2001. Foi presidente ou diretor de diversas organizações financeiras internacionais. Também foi presidente da Associação Brasileira das Empresas de Leasing; presidente fundador da Federação Latino-Americana de Leasing; diretor-executivo da Febraban; presidente da Associação Brasileira de Bancos Internacionais; da Câmara Americana de Comércio; e membro do Conselho da Bolsa de Mercadorias e Futuros e do Conselho das Américas, em Nova York.

Jorge Gerdau Johannpeter

Jorge Gerdau JohannpeterJorge Gerdau Johannpeter, 72 anos, é presidente do Conselho de Administração da Gerdau, organização na qual trabalha desde 1954 e que comanda desde 1983. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordena a Ação Empresarial, movimento que busca a execução de reformas estruturais necessárias para o crescimento brasileiro, e é presidente do Conselho Superior do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e do Movimento Brasil Competitivo. É membro do Conselho Diretor e do Comitê Executivo do World Steel Association; do Conselho do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), do qual foi presidente; do Conselho de Administração e do Comitê de Sucessão e Remuneração da Petrobras; do Conselho Superior Estratégico da Fiesp; do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal; e do Conselho da organização não-governamental Parceiros Voluntários. Integra, ainda, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e a International Academy for Quality (IAQ).

José Alencar Gomes da Silva

José AlencarJosé Alencar Gomes da Silva nasceu em Muriaé (MG), em 1931. É vice-presidente da República desde 2003, pelo segundo mandato consecutivo. Entre 2004 e 2006, no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acumulou o cargo de ministro da Defesa. Durante mais de 40 anos, atuou em diversas áreas do comércio e da indústria. Fundou, em 1967, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), atualmente um dos maiores grupos industriais têxteis do País. Como empresário, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e diretor da Associação Comercial de Minas (ACMinas). Em 1994, decidiu dedicar-se à vida pública e disputou o governo de Minas Gerais. Em 1998, elegeu-se senador pelo Estado. No Senado, presidiu a Comissão de Infra-Estrutura e integrou as Comissões de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais.

Marcos Coimbra

Marcos CoimbraNasceu no Rio de Janeiro, em 1950. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília e mestre em Sociologia pela mesma universidade. Em 1984 obteve o título de PhD em Ciências Sociais pela Universidade de Manchester. É sócio e diretor da Vox Populi desde 1987, sendo responsável pelos projetos eleitorais e de opinião pública. Atua como consultor para campanhas eleitorais no Brasil e no exterior; governos (municipais, estaduais e nacional); políticas públicas em geral; e entidades de representação, empresas privadas e ONGs. É colunista dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense. Até 1990 exerceu atividades acadêmicas como professor e pesquisador da UFMG, tendo sido também professor visitante da Cetrede/CE, em Fortaleza, e do Programa de Especialização em Política Social da Universidade Católica de Goiás, além de professor da Universidade Católica de Minas Gerais e professor assistente da Universidade de Brasília. Foi diretor, coordenador técnico e pesquisador da Fundação João Pinheiro entre 1975 e 1980, consultor da Unesco para Avaliação de Políticas Sociais no Brasil, e da WHO, no Programa de Distribuição de Alimentos à População Carente. É autor e organizador de quatro livros, além de possuir artigos publicados em coletâneas, revistas e outras publicações.

Paulo Paiva

Paulo PaivaPaulo de Tarso Almeida Paiva é presidente e membro do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). É bacharel em Geografia e mestre em Demografia, com carreira de professor desenvolvida no Departamento de Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. Foi, também, diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG e professor visitante da Universidade do Texas (EUA). Em Minas Gerais, atuou como secretário de Transportes e Obras Públicas e de Planejamento e Coordenação Geral. Foi ministro do Trabalho e do Planejamento e Orçamento no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1998). Ocupou a vice-presidência de Planejamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Paulo Vieira da Cunha

Paulo CunhaEx-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, é sócio e diretor de Pesquisas do Fundo de Mercados Emergentes  – Tandem Global Partners. Está licenciado de seu cargo no Instituto de Estudos Latino-Americanos/SAIS da Columbia University, cargo que assumiu em 2006. Trabalhou no Banco Mundial. Produziu e gerenciou pesquisas sobre a América Latina para global securities industries, inicialmente no Lehman Brothers e posteriormente no HSBC, onde gerenciou equipes de pesquisa em Buenos Aires, Cidade do México, Nova Iorque e São Paulo. Exerceu cargos de chefia no governo do Estado de São Paulo e participou da preparação do Plano Cruzado. Foi pesquisador do Ipea, no Rio de Janeiro, e Cebrap, em São Paulo, além de ter exercido o cargo de professor associado de Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi editor-ehefe da Pesquisa e Planejamento Econômico, a maior publicação acadêmica em economia do Brasil. Além de seus artigos para o mercado, possui mais de 50 publicações em áreas de economia trabalhista, economia de inflação, e macroeconomia em geral. É PhD da University of California, em Berkley.

Sebastião Helvécio

Sebastião HelvécioO deputado estadual Sebastião Helvécio (PDT) é o coordenador da Comissão Extraordinária para o Enfrentamento da Crise Econômico-Financeira Internacional da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Natural de Juiz de Fora, está em seu sexto mandato parlamentar consecutivo. É médico e professor universitário, bacharel em Direito e doutorando em Planejamento e Políticas Públicas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi presidente do Departamento de Pediatria da Sociedade de Medicina e Cirurgia daquele município e professor adjunto de Pediatria da UFJF. Foi, ainda, presidente e secretário-geral do diretório municipal do PMDB de Juiz de Fora; diretor-geral do Instituto Mineiro de Assistência aos Municípios (IMAM); secretário de Estado da Saúde e vice-prefeito de sua terra Natal (2001/2004). Na legislatura anterior, foi presidente da Comissão Especial do Transporte de Automóveis (2003) e da Comissão Especial dos Centros de Convenções, Feiras e Exposições (2006), além de relator do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2003/07 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2004, 2005 e 2007.

Sérgio Barroso

Sérgio BarrosoSérgio Barroso nasceu em Cipotânea (MG). É graduado em Economia pela Universidade São Lucas (SP)e mestre em Economia Internacional pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Tem cursos de especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Michigan e Gerenciamento de Executivos pela Universidade Columbia, ambas nos EUA. Também tem especialização em Gerenciamento de Executivos na Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. É presidente do Conselho de Administração da Fosfertil, Ultrafertil e Fertifos. É também consultor e sócio de negócios na área de agronegócio, responsabilidade social e investimentos ambientais. Gerenciou várias unidades da Cargill do Brasil tanto no Brasil quanto no exterior. Em 1988 foi nomeado presidente da empresa. No mesmo ano, foi nomeado presidente da Fundação Cargill. Também trabalhou na Light e Bunge. Participa de diversas entidades, entre elas, do Conselho da Fiesp, do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China.

Sulamis Dain

Sulamis DainProfessora titular de Economia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Fez doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado, na mesma área, pela Universidade de Berkeley (EUA). Tem título de livre docência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Publicou, em sua carreira acadêmica, 28 artigos em periódicos especializados, um livro e 34 capítulos de livros nos campos de economia do setor público, seguridade social e previdência. Atua, também, na área de saúde coletiva, sobre a qual apresentou mais de 20 trabalhos em congressos e seminários. Na mesma área, produziu pesquisas para o Ministério da Saúde, nos campos de financiamento, descentralização e relações governamentais. Foi presidente do Instituto dos Economistas do Rio de Janeiro e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e do Conselho Nacional de Saúde. Entre 2003 e 2004, assessorou a liderança do governo no Senado nos assuntos de reforma tributária e previdência. Foi professora visitante na Universidade Européia em Florença e professora convidada do Instituto de Economia da Unicamp.

Tadeu Morais de Souza

Tadeu Morais de SousaTadeu Morais de Sousa nasceu em Pereiro (CE), em 1959. Formou-se em Administração de Empresas e cursou Direito até o 2º ano. Na Itália, cursou Direito Internacional. É presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, no qual atua desde 1989, ocupando vários cargos na diretoria. Em abril de 2005, assumiu o cargo de vice-presidente da entidade, sendo reeleito para o mesmo cargo na gestão 2007/2008. Coordenou nacionalmente o Centro de Solidariedade ao Trabalhador. É, ainda, secretário de Organização e Mobilização e membro da direção executiva da Força Sindical São Paulo.

Wilson Nélio Brumer

Wilson BrumerPresidente do Conselho de Administração da Usiminas, formou-se em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Fumec (Belo Horizonte – MG), em 1975, tendo participado, desde então, de diversos cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior. É co-fundador e sócio da Winbros Participações, Gestão e Empreendimentos Ltda., criada em 2007, e co-fundador e presidente do Conselho de Administração da Omega Energia Renovável, desde março de 2008. Foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de 2003 a 2007 e coordenador do Grupo Estratégico de Fomento do Governo de Minas Gerais. Exerceu, ainda, as presidências do Conselho de Administração no Brasil da BHP Billiton, da Acesita e da Companhia Vale do Rio Doce.

Voltar ao topo