Logomarca ALMG

Audiência pública
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Participações encerradas.

Moderador
25/09/2025 às 12:53
Fim da reunião. Vocês ainda têm 5 minutos para finalizar as mensagens. Todas as perguntas e comentários permanecerão disponíveis neste ambiente para consulta. A íntegra da transmissão estará disponível imediatamente após o fim da reunião. Agradecemos a participação de todos(as)!
Vanessa
Belo Horizonte/MG25/09/2025 às 12:21
Precisamos de profissionais capacitados p nossos filhos!
0
0
Vanessa
Belo Horizonte/MG25/09/2025 às 12:20
Meu nome e Vanessa tenho um filho autista e Tod 10 anos ,ano passado passei por um momento difícil na escola ,onde recebia todos os dias bilhetes de professores falando sobre a dificuldade do meu filho que não queria registrar em sala, todos os dias o mesmo bilhete,então resolvi marcar uma reunião p que pudemossos ajuda lo nessa dificuldade dele,conversei com terapeuta dele na época, ele propôs fazer um vídeo chamada com as professoras,pra pode criar estratégias,e nada foi feito ,não tive resposta da coordenação,e ainda com a dúvida surpresa q não sabia q ele tinha TOD,se eu tivesse desistido,e tivesse aceitado esse silêncio,hoje ele não teria nem auxiliar de apoio ...então meu filho teve várias crises na escola ,pq escola queria obriga lo a registar,mas não aceitaram a ajuda da mãe nem dos seus profissionais...entreguei na escola laudo e um Pdi pago ,que não pode ser aceito na escola ,absurdo..depois insistência e luta a profissional do aee que me ajuda muito...gente tem que ser aceito PDI nas escolas!
0
0
Renata Regina Mendes
Belo Horizonte/MG25/09/2025 às 12:18
Quando um estudante atípico autista forma o ensino médio( quando as atividades são adaptadas ) por exemplo não têm a mesma oportunidade que um jovem típico tem ,que pode fazer uma faculdade ,um curso etc... O que ele pode fazer e o que o governo oferece pra eles ?
0
0
Renata Regina Mendes
Belo Horizonte/MG25/09/2025 às 12:14
Não devemos esquecer que os autistas crescem ,e as oportunidades para eles são bem escassas . Quando uma pessoa é autista suporte 01 ,é mais "fácil" estar em salas de aula fazer uma faculdade etc.... Até mesmo alguns projetos que só trabalham com suporte "01" e como fica os outros suportes ?
0
0
Renata Regina Mendes
Belo Horizonte/MG25/09/2025 às 12:05
Continuando a minha fala kkkk então ,como estou nas duas partes mãe e servidora ,vejo que a inclusão ainda precisa de muitas mudanças ,não é somente colocar um autista em sala de aula ,na escola ,é preciso ter mais preparação dos profissionais ,porque aí é melhor para ambas as partes .essa falha que Vanessa fala é justamente a falta de preparação ,uma formação constante para os servidores .E haver uma parceria entre escola ,família para que haja uma verdadeira inclusão .Um grande abraço a todos os presentes . De Renata Regina Mendes Conexão mães Neuro Atípicas !
0
0
Renata Regina Mendes
Belo Horizonte/MG25/09/2025 às 12:00
Bom dia a todos ! Sou mãe atípica de um jovem autista de 19 anos e servidora pública da educação .
0
0
Gustavo Lavorato
Belo Horizonte/MG25/09/2025 às 11:54
Bom dia a todos. Saúdo os amigos Deputado Professor Wendel, o Vereador Diego Sanchez por abraçarem a causa da inclusão dos Autistas. A pauta da inclusão escolar é essencial e precisa ser melhor debatida, pois a discriminação ocorre não apenas na negativa, como ocorrido com a minha família, mas pela falta de suporte, de um plano educacional individualizado, pelos problemas de estrutura e, principalmente, pela falta de conhecimento e capacitação
0
0
Renato
Belo Horizonte/MG25/09/2025 às 11:04
Bom dia, sou pai de uma criança com TEA. Interessante a discussão, tive problema com a Escola do meu filho, no ano de 2024, que afirmava que meu filho não precisava de acompanhante escolar, tive que matricular ela em outra escola nesta ano de 2025. Entre os convidados faltou os representantes das Escolas Particulares, que geralmente elas que recusam as matriculas das crianças neurodivergentes.
0
0
Moderador
25/09/2025 às 10:49

A reunião voltou a ser transmitida normalmente.

Moderador
25/09/2025 às 10:45

A reunião está suspensa temporariamente e voltará a ser transmitida em breve. Perguntas e comentários podem ser enviados enquanto isso.

Moderador
25/09/2025 às 10:45

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos(as) ao nosso ambiente virtual. Aguardamos sua participação nesta audiência pública para debater as negativas de matrícula para crianças com transtorno do espectro autista - TEA - nas escolas e os desafios da educação inclusiva em Minas Gerais. Boa reunião a todos(as)!

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Todos os direitos reservados. Versão: 6.2.0. Este site é protegido pelo reCAPTCHA (aplicam-se sua Política de Privacidade e Termos de Serviço).

Termos de Uso e Política de Privacidade