Audiência públicaComissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Finalidade: Debater a importância das disciplinas de filosofia e sociologia no currículo da educação básica.
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Finalidade: Debater a importância das disciplinas de filosofia e sociologia no currículo da educação básica.
Participações encerradas.
Leandro dos Reis Cordeiro
Sarzedo/MG05/12/2019 às 18:49
Governo arbitrário. É um desdém. Não quer diálogo!
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Tiago Grama
Belo Horizonte/MG05/12/2019 às 16:28
quais ações concretas vamos tomar? defender a revogação da resolução 4.234/2019? defender a ampliação da carga horária das escolas de tempo parcial, de 25h para 30h semanais, como previsto pela lei do novo ensino médio até 2022? defender a ampliação das disciplinas de filosofia e de sociologia, como acontece em SP, MA, DF, RJ, PR e SC?
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rogeria
Juiz de Fora/MG05/12/2019 às 16:14
Em nome das licenciaturas de Ciências Sociais do Estado de MG, gostaria de destacar que os espaços diminutos que a Resolução SEE nº 4.234 coloca à sociologia e à filosofia impactam, demasiadamente, as trajetórias formativas de estudantes no ensino superior, que reagem (evadindo) a esse contexto na Educação Básica. Será que a representação da SEE-MG tem ideia das consequências dessa ação?
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Leandro dos Reis Cordeiro
Sarzedo/MG05/12/2019 às 16:12
É inconcebível pensar o processo de educação, em sua integralidade, sem a presença das disciplinas de sociologia e filosofia. Elas oferecem instrumentais analíticos científicos importantes para que o sujeito possa se situar de forma autônoma na sociedade e exercer de forma crítica a cidadania e o trabalho profissional, seja ele qual for.
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Tiago Grama
Belo Horizonte/MG05/12/2019 às 15:57
a nova matriz curricular 4.234/2019 também desvaloriza as ciências humanas nas escolas de tempo integral: mesmo com a ampliação da carga horária geral (e de biologia, química e física de 2 para 3 aulas semanais), a filosofia está excluída do primeiro ano e a sociologia está excluída do segundo ano
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Erika
Itanhandu/MG05/12/2019 às 15:53
Gostaria de saber quando a filosofia e sociologia serão respeitadas como materiais de igual peso a matemática e a português nas escolas estaduais. O discurso hoje é de desrespeitoso que essas materiais não tem o mesmo peso das outras disciplinas. Algumas escolas não sabem que ela são obrigatórias e equivalentes, inclusive passíveis de reprovação com as outras.
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Moderador
05/12/2019 às 14:49
Olá, pessoal! Sejam bem-vindos ao nosso ambiente virtual. Aguardamos sua participação nesta audiência pública para debater a importância das disciplinas de filosofia e sociologia no currículo da educação básica. Boa reunião a todos!
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