Vereadores e servidores de câmaras municipais participaram de encontro sobre a metodologia do Parlamento Jovem de Minas, suas etapas e o trabalho em rede
Luiz Paulo Guimarães é vereador de Curvelo e será o coordenador do projeto na cidade

PJ Minas recebe câmaras municipais para curso presencial

Projeto voltado para formação de jovens inicia preparação com representantes de 18 novos municípios participantes.

07/02/2017 - 17:31

Representantes de câmaras municipais que estão ingressando no Parlamento Jovem de Minas foram recebidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (7/2/17), para a primeira reunião presencial na fase de preparação do projeto. A metodologia do PJ Minas, suas etapas e os desafios do trabalho em rede foram apresentados a vereadores e servidores de câmaras de 18 municípios, entre os quais alguns que estão de volta ao projeto.

Desenvolvido pela ALMG desde 2004, por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com a PUC Minas e com câmaras municipais, o Parlamento Jovem de Minas visa à formação política e cidadã de alunos dos ensinos médio e superior. A cada ano, um novo tema, escolhido pelos estudantes, subsidia os trabalhos. A edição de 2017 discutirá “Educação Política nas Escolas”.

“Essas câmaras já fizeram um curso online, para se familiarizar com a proposta. Agora, vão conhecer melhor a atuação em rede, o trabalho com os polos regionais e o gerenciamento de tudo isso”, aponta a coordenadora estadual do projeto pela ELE, Fernanda Freitas. Ela reforça que a formação presencial continua nesta semana, destinada àqueles que efetivamente coordenarão o PJ Minas em cada câmara.

Crescimento – Marta Parker, também da equipe de coordenação pela ELE, acrescentou que o PJ Minas deverá atingir neste ano aproximadamente 65 municípios, contra 43 no ano passado, o que implica um grande número de pessoas envolvidas.

“Na rede, todos são responsáveis. É preciso entender a engrenagem e assumir compromissos porque o que estamos fazendo aqui vai impactar a plenária estadual”, apontou Marta, dirigindo-se aos participantes.

O distanciamento dos jovens em relação à política, num cenário de construção da cidadania, foi outro desafio lembrado por ela. “Para os legislativos, essa abertura à sociedade é muito importante”, frisou. “O projeto fortalece o potencial das câmaras, que aproveita as vivências e o intercâmbio promovidos por esse trabalho”, completou Fernanda Freitas.

PUC Minas aponta diferenciais do projeto

A sustentabilidade do PJ Minas e sua capacidade de inclusão foram pontos destacados por Alexandre Teixeira, coordenador do projeto pela PUC Minas, parceira da ALMG desde a concepção dessa iniciativa. “Temos dois diferenciais em relação a outros projetos semelhantes que ocorrem no País e um deles é essa rede colaborativa, a forma como operamos essa parceria, a gestão compartilhada”, afirmou.

Outra característica, de acordo com Alexandre, é que o PJ Minas não é um projeto de simulação, mas de vivência política. “Os estudantes aprendem agindo, debatendo em espaços que o próprio projeto abre, produzindo ações concretas de transformação da sociedade”, afirmou.

Subtemas – A proposta de interação na comunidade se reflete também nos subtemas escolhidos para 2017: Educação política e currículo (subtema 1); Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens (subtema 2); e Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas (subtema 3).

Participantes relatam entusiasmo com a proposta

Luiz Paulo Guimarães, vereador de Curvelo (Região Central do Estado), lamenta não ter tido uma oportunidade de formação política antes de ingressar na faculdade. Isso fez com ele “perdesse” algum tempo cursando Engenharia, antes de optar por Administração Pública e ingressar na política.

“Eu acredito no envolvimento da juventude. Isso é bom para a cidade e para o País”, afirmou Luiz Paulo. Aos 28 anos, ele será o coordenador do projeto em Curvelo e esteve na reunião com outros dois vereadores, também jovens e em primeiro mandato.

Fábio Alexandre da Silva, presidente da Câmara Municipal de Conceição dos Ouros (Sul de Minas), fez análise semelhante: “Eu estou aqui para que tenhamos pessoas melhores do que nós na política. Não podemos deixar o sonho acabar”.

A Câmara de Ponte Nova (Zona da Mata) acabou de criar sua escola do legislativo e está em fase de abertura para a comunidade, com projetos de visita às escolas e de acolhida das escolas em sua sede.

“Nosso sonho é implantar a educação na câmara e levar o parlamento para fora de sua sede. Por isso, a expectativa em relação ao PJ Minas é grande”, justifica o coordenador de ensino da escola, Jaime dos Santos, que também coordenará o projeto em Ponte Nova.

Retorno – Presente nas edições de 2014 e 2015, Betim (RMBH) esteve fora do PJ Minas no ano passado e está retornando agora. Margareth Butori, coordenadora da escola do legislativo da câmara local, salienta o ganho pessoal com o projeto. “Eu aprendo mais do que qualquer aluno. E amplio minha rede de formação política”, enumera. 

Em Betim, de acordo com Margareth, as propostas feitas pelos alunos, muitas das quais não aproveitadas nas etapas regional e estadual, são organizadas em um documento entregue à prefeitura, aos vereadores e também ao Ministério Público. “Com o PJ Minas, você desmistifica a política”, opina.