As deputadas Marília Campos e Rosângela Reis participaram do encontro

Atividades do Dia da Mulher começam a ser definidas

Participantes sugerem temas e datas na segunda reunião preparatória para as ações de celebração da data.

06/12/2016 - 14:12 - Atualizado em 06/12/2016 - 14:40

Educação para combater o machismo como forma de violência contra a mulher, tendo em foco a questão de gênero e o respeito à diversidade. Esse foi um dos pontos debatidos na segunda reunião preparatória para os eventos que vão marcar o Dia Internacional da Mulher em 2017, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O encontro, realizado nesta terça-feira (6/12/16), contou com a presença das deputadas Marília Campos (PT) e Rosângela Reis (Pros), além de representantes de diversas entidades da sociedade civil. As atividades para celebrar a data são organizadas pela bancada feminina da ALMG, em parceria com essas entidades.

A ideia é definir a Agenda das Mulheres, com evento de abertura na semana do dia 8 de março, quando será apresentado o relatório da Comissão Extraordinária das Mulheres, que existe na Assembleia desde março de 2015.

Além de discutir o calendário de eventos para celebrar a data - que inclui audiências públicas e um ciclo de debates - as participantes avaliaram as primeiras proposições já elencadas. Entre as sugestões, foram citadas: a inclusão das escolas nas discussões relativas a gênero; o envolvimento de crianças, jovens e famílias no combate ao machismo; e a educação para a diversidade como forma de evitar o duplo preconceito, como no caso da mulher negra e da idosa.

Foram ressaltadas, também, a necessidade de envolvimento dos homens no debate e a promoção de ações educativas e preventivas que alcancem o agressor. Ainda foram lembradas as violências psicológica e moral no ambiente de trabalho e a integração da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Outro ponto destacado foi o aumento do caso de estupros e a necessidade de propostas de ação para o enfrentamento do problema.

Nesta segunda reunião, começaram a ser definidos os formatos e, ainda, a duração das atividades. Ficou acertado que, após o lançamento oficial da Agenda da Mulheres 2017, a partir do dia 8 de março, devem ser realizadas quatro audiências no interior.

PEC 16/15 garante participação feminina na Mesa da ALMG

Durante a reunião, a deputada Marília Campos destacou a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/15, cuja primeira signatária é a deputada Arlete Magalhães (PV) e que visa a garantir a presença de pelo menos uma mulher na Mesa da Assembleia. As participantes concordaram com a necessidade de ampliar a pressão para que a proposição seja votada ainda neste ano.

Outra questão levantada foi a proximidade do encerramento dos trabalhos da Comissão das Mulheres, assim como a necessidade de transformá-la numa comissão permanente. Foi sugerido pressionar para garantir a votação da PEC e a confirmação da permanência da comissão. Nesse sentido, as entidades solicitaram uma reunião com o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).

Para prosseguir na organização dos eventos para o Dia Internacional da Mulher 2017, está marcada uma nova reunião preparatória, na terça-feira (20/12), às 9 horas, na sala de reuniões da Gerência-Geral de Projetos Institucionais da Assembleia.