Coral Mujeres El Bosque nasceu em 2011, no Chile

Segunda Musical recebe festival de corais e bandas

Cantoría Popular de Mujeres El Bosque e Coral da OAP-MG se apresentam no Teatro da Assembleia, na próxima segunda (26).

22/09/2016 - 18:12 - Atualizado em 22/09/2016 - 19:15

O Segunda Musical oferece duas apresentações do Festival Internacional de Corais & Bandas 2016. Os corais Cantoría Popular de Mujeres El Bosque e da Organização dos Aposentados e Pensionistas da Universidade Federal de Minas Gerais (OAP-UFMG) vão subir ao palco do Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (26/9/16), às 20 horas. Realizado em vários espaços de Belo Horizonte, o festival começou no último dia 10 e segue até 9 de outubro.

O grupo Cantoría Popular de Mujeres El Bosque nasceu em 2011, na comunidade de El Bosque, no Chile. Tem como foco a música latino-americana e sua integração com outras áreas artísticas, como dança, teatro, poesia e expressões folclóricas de diferentes países. Atualmente, 20 cantoras e instrumentistas, de várias idades e profissões, compõem o grupo, sob a regência de Erika Ramos Oróstica.

Entre as atividades culturais desenvolvidas, destacam-se concertos de fim de ano realizados na Universidade Iberoamericana, em El Bosque, e na Igreja de São Francisco de Santiago. O grupo participou também de vários festivais de corais no Chile e no exterior, como o Festival Internacional de Coros de Montevidéu, o Festival Internacional de Coros Corearte Brasil 2014 e o Festival Internacional de Corais de Los Andes. Em outubro de 2015, participou do concerto de lançamento do disco da cantora Magdalena Matthey.

Coral OAP - Já o Coral OAP-UFMG foi criado em 2000 e é aberto à comunidade. Tem como regente a professora Marilene Gangana. Seu repertório inclui peças do cancioneiro nacional e internacional, bem como obras clássicas de Verdi e Palestrina, entre outros.

O coral participou do Festival de Inverno de Ouro Preto em 2001, cantando a Ópera Orfeu e Eurídice, de Gluck, com orquestra regida pelo maestro Márcio Miranda Pontes. Apresenta-se também no Conservatório da UFMG e como parte dos Concertos de Primavera e de Outono da OAP. Tem participado, ainda, de vários festivais e eventos corais de Belo Horizonte e de outras cidades mineiras.

Programação - O programa será dividido em duas partes e terá obras dos compositores Italo Bianchi, Oscar Hammerstein, Richard Rodgers, Waldir Azevedo, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Violeta Parra, Victor Jara, Elizabeth Morris, Magdalena Matthey, Paz Mera, Ramón Ayala, Miguel Matamoros, Afrocubano, José Fernández, Milton Nascimento, Fernando Brant, entre outros.

Valorização da cultura mineira

O Segunda Musical integra o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O programa marca a atuação da Assembleia de Minas na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e valorização da cultura mineira.

Teatro - O Teatro da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte. O Segunda Musical também é exibido pela TV Assembleia às sextas-feiras, às 20 horas, com reprises no sábado, às 23h30; no domingo, às 15 horas; e na segunda-feira, à 1 hora da manhã. Os programas também estão disponíveis no canal YouTube da ALMG.

Mais informações sobre o espetáculo.