A reunião marcou o início da discussão do documento com as propostas aprovadas na plenária final do evento

Comitê de Representação debate propostas do fórum de cultura

Discussão começou na última quinta (11), na ALMG, e mobiliza também representantes do Executivo e da sociedade civil.

12/08/2016 - 09:53

Representantes do Governo do Estado, do Conselho Estadual de Cultura (Consec) e da sociedade civil deram início, na última quinta-feira (11/8/16), aos trabalhos do Comitê de Representação para o Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura. De acordo com a assessoria da Gerência-Geral de Projetos Institucionais (GPI) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a reunião representou o início da discussão do documento final, que contempla dezenas de propostas, aprovado na plenária final do evento, realizada no Plenário no último dia 10 de junho.

O Comitê de Representação foi eleito ao final do fórum para acompanhar as discussões e sugerir e avaliar possíveis desdobramentos para as propostas aprovadas, tendo em vista a tramitação do Projeto de Lei (PL) 2.805/15, do Executivo, que traz o Plano Estadual de Cultura e tramita na ALMG.

Nesta primeira reunião, foram tratados os itens relativos ao tema “Garantia dos Direitos Culturais” e seus subtemas, sendo eles: direito à livre participação na vida cultural, direito ao intercâmbio e cooperação cultural e direito à identidade ao patrimônio e à diversidade cultural. Foram discutidas sugestões de aglutinação, supressão e aprimoramento apresentadas pela Gerência-Geral de Consultoria Temática do Parlamento mineiro.

A próxima reunião, marcada para a sexta-feira da próxima semana (19/8), vai tratar de outros temas que compõem o documento final do fórum técnico. Os encontros vão acontecer semanalmente até meados de setembro, quando será feito um relatório final dos trabalhos do comitê de representação. Este texto será entregue à Comissão de Cultura da ALMG, que vai aprimorar o PL 2.805/15.

Fórum técnico - O evento foi realizado pela ALMG para colher sugestões da sociedade e aprimorar o Plano Estadual de Cultura, que é válido para os próximos dez anos e se baseia na Lei Federal 12.343, de 2010, que institui o Plano Nacional de Cultura e cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

Antes de chegar à plenária final, foram realizados 12 encontros regionais no interior de Minas, além de uma consulta pública pela internet.