O homenageado não pôde participar da solenidade de entrega da da Ordem do Mérito Legislativo em novembro de 2014

Promotor é condecorado por trabalho em favor do patrimônio

Marcos Paulo de Souza Miranda atua, há 12 anos, na recuperação de obras sacras roubadas.

13/05/2015 - 18:13

O promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda foi condecorado, nesta quarta-feira (13/5/15), com o diploma e a medalha da Ordem do Mérito Legislativo, entregues pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB). A entrega aconteceu no Salão Nobre da ALMG, de forma reservada, uma vez que não foi possível para o homenageado participar da solenidade em novembro de 2014.

Coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural Turístico de Minas Gerais, Miranda realiza, há 12 anos, um importante trabalho de recuperação de obras sacras mineiras que foram roubadas. Mais de 600 peças já foram recuperadas. O trabalho originou o Grupo Especial de Proteção ao Patrimônio Cultural das Cidades Históricas de Minas. Nesta quarta, em retribuição à homenagem, o promotor presenteou Adalclever Lopes com a publicação Patrimônio Recuperado, com imagens e informações sobre as peças restituídas.

O promotor afirmou que o trabalho realizado pela Promotoria é um desafio permanente. “As estatísticas informam que nós perdemos 60% das peças sacras do Estado, que estão hoje nas mãos de colecionadores e antiquários, principalmente de outros Estados”, declarou. O presidente Adalclever Lopes disse que Miranda tem um olhar diferenciado para a cultura mineira e que a condecoração honra o Poder Legislativo.

O presidente da ALMG acrescentou que pretende reapresentar projeto de lei de sua autoria que trata do assunto. “Nós precisamos legislar sobre essa matéria. Na Legislatura passada fui autor de um projeto de lei que determinava a organização de um cadastro dessas obras em Minas. Vamos resgatá-lo e reapresentá-lo”, afirmou.