A Ordem do Mérito Legislativo homenageia personalidades e instituições que se destacaram pelos serviços prestados ou por seus méritos excepcionais
Angela Gutierrez destacou a riqueza cultural e as peculiaridades do Barroco Mineiro
O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, destacou o legado do artista barroco

Ordem do Mérito Legislativo resgata o legado de Aleijadinho

A empresária Angela Gutierrez foi a oradora da cerimônia em que foram agraciadas 249 personalidades de destaque.

13/11/2014 - 14:56

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e o Barroco Mineiro foram homenageados nesta quinta-feira (13/11/14) durante a solenidade de entrega da Ordem do Mérito Legislativo, que agraciou 249 personalidades e instituições que se destacaram pelos serviços prestados ou por seus méritos excepcionais. A cerimônia, que integra as atividades da agenda comemorativa do bicentenário de morte de Aleijadinho, foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), e teve como oradora a empresária e empreendedora cultural Angela Gutierrez.

Em seu discurso, Angela Gutierrez destacou a riqueza cultural e as peculiaridades do Barroco Mineiro e seu maior expoente, Aleijadinho. Para ela, o escultor recriou em Minas Gerais um outro Barroco, sem a austeridade europeia. “Uma arte criativa e apaixonada, que deixou em diversas cidades mineiras obras que encantam e emocionam, como os profetas do Santuário Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas (Região Central do Estado), um modelo de perfeição que Aleijadinho executou com mais de 60 anos de idade, com as mãos já tomadas pela doença e trabalhando com cinzel e martelo amarrados nos pulsos”, afirmou.

A empresária também enfatizou a importância das comemorações dos 200 anos de Aleijadinho para a preservação da cultura nacional. “A valorização da memória histórica é essencial à nossa identidade como nação, pois ela é o que nos distingue do resto do mundo”, frisou.

Angela Gutierrez ainda chamou a atenção para o período em que a arte barroca e Aleijadinho ficaram relegados ao esquecimento e lembrou que o Barroco Mineiro e seu mais importante expoente foram redescobertos no período modernista. Segundo ela, um dos responsáveis por esse renascimento foi o escritor Mário de Andrade, que, filosofando sobre o apelido diminutivo do escultor barroco, teria dito que se tratava de “meiguice” de brasileiro, uma vez que Aleijadinho não tinha nada de fraco ou diminuto, pois era formidável.

Outro modernista, o poeta Carlos Drummond de Andrade, chegou a dizer que “Aleijadinho lavrou em pedra sabão todos os nossos pecados”, como lembrou Angela Gutierrez. Ela ainda recordou que Aleijadinho chegou a ser chamado de “Michelângelo dos Trópicos”. A oradora finalizou seu discurso afirmando que Aleijadinho “concretizou no artístico o que os inconfidentes fizeram na política”.

Presidente da ALMG ressalta inspiração no passado para sonhar o futuro

Em seu pronunciamento, o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, também destacou o legado do artista barroco. Para ele, Antônio Francisco Lisboa foi um homem à frente do seu tempo, e a sua arte é inspiradora. Ele ressaltou que Aleijadinho foi um artista popular, e resgatar sua história é remeter à ideia de cidadania.

“Ele foi um homem do povo que apontou para uma sociedade mais justa. É esse homem do povo que, superando a complexidade de sua deficiência física, apontou para a modernidade de uma sociedade mais inclusiva”, afirmou.

Para o parlamentar, os jovens precisam conhecer melhor essa história para ampliar seus horizontes e devem revisitar o passado para sonhar um futuro melhor. “Nossos jovens, tão sedentos de uma constante transformação social, precisam conhecer o trabalho e a personalidade de Antônio Francisco Lisboa, mineiro que simboliza o melhor de nossas raízes. Que a obra imortal de Aleijadinho possa nos inspirar na construção de uma realidade na qual se universalize a qualidade de vida, abrindo-se novas oportunidades”, defendeu.

O deputado Dinis Pinheiro ainda destacou a contribuição da empresária Angela Gutierrez para a cultura, ressaltando a relevância de seu trabalho para valorizar as artes sacra e colonial mineiras. Dirigindo-se aos agraciados, ele ressaltou a importância de se dedicarem ao Estado democrático de direito, que responde aos anseios mais profundos da vontade do povo. "Evocando um direito fundamental do homem, a liberdade, essa medalha representa a maior conquista de nossa civilização. Tenham, portanto, o orgulho de ostentá-la”, concluiu.

Ordem do Mérito Legislativo

Criada em abril de 1982, a Ordem do Mérito Legislativo é concedida pelo presidente da ALMG e pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. O Conselho da Ordem é presidido pelo chefe do Legislativo e tem como integrantes os membros da Mesa, as lideranças da Maioria e da Minoria e os ex-presidentes da ALMG em exercício do mandato de deputado estadual. Além da medalha, os agraciados recebem diplomas assinados pelo presidente da ALMG.

Neste ano, entre os agraciados com o grau Grande Mérito estão o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Herbert José de Almeida Carneiro; o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides; a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard; e o desembargador Belizário Antônio da Lacerda.

Dois deputados estaduais foram homenageados com o grau Mérito Especial: Tony Carlos (PMDB) e Cássio Soares (PSD). Também foram agraciados com o grau Mérito Especial os secretários de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; de Educação, Ana Lúcia Gazzola; de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda; e de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Alencar Santos Viana Filho.

A historiadora Cristina Ávila e o artista plástico Luiz Augusto Pianetti estão entre os agraciados com o grau Mérito. Confira a lista completa de agraciados.