O coro Madrigal Renascentista foi fundado em 1956

Segunda Musical abre o 7º Encontro ALMG de Corais

O convidado da semana é o coro Madrigal Renascentista, cujo regente é o maestro Marco Antônio Maia Drumond desde 1986.

24/06/2013 - 11:00

O programa Segunda Musical desta semana marca a abertura oficial do 7º Encontro ALMG de Corais. O convidado especial é o Madrigal Renascentista, coro fundado em 1956 pelo maestro Isaac Karabtchevsky e considerado uma das mais ricas e duradouras experiências de música coral no Brasil. A apresentação, nesta segunda-feira (24/6/13), às 20 horas, no Teatro (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho - BH/MG), reúne peças de compositores como padre José Maurício Nunes Garcia, Claude Debussy, Francis Poulenc e Heitor Villa-Lobos, além de músicas do folclore do Chile e do Brasil. O regente é o maestro Marco Antônio Maia Drumond, diretor artístico do Madrigal Renascentista desde 1986.

Várias turnês internacionais marcam a história do Madrigal Renascentista. Dois anos depois de fundado, em 1958, o coro fez sua primeira viagem à Europa. Em 1965, cantou em palcos norte-americanos, voltando à Europa, por três vezes, na década de 1970. O coro tem nove CDs gravados, um deles na Bélgica. No Brasil, o grupo já se apresentou em várias capitais e também no interior de Minas. Em 1960, cantou na missa de inauguração de Brasília, a convite do então presidente Juscelino Kubitschek.

Por sua importância para Belo Horizonte, o Madrigal Renascentista foi tombado como patrimônio cultural pela prefeitura. Em 2000, o coro gravou o CD Missa de São Sebastião, de Heitor Villa-Lobos, e retornou ao cenário Europeu, participando das comemorações do jubileu do cristianismo. O CD mais recente do grupo, Sacra Música Brasileira, foi lançado no ano passado, junto com um livro que conta a história do grupo.

Encontro de Corais – O Encontro ALMG de Corais prossegue desta terça (25) até quinta (27), das 20 horas às 21h30, no Teatro. As apresentações serão feitas por 14 corais de órgãos públicos, entre ele o da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que abre a programação de terça-feira.

O encontro é promovido pelo Coral da Assembleia desde 2005, com os objetivos de proporcionar intercâmbio entre os corais de instituições públicas, dar visibilidade ao trabalho realizado por cada coral e valorizar a atividade cultural dos servidores e familiares dentro de seu ambiente de trabalho.