Comissão Extraordinária das Águas vai a Uberlândia

Reunião nesta terça-feira (29) vai ouvir comitês de bacias hidrográficas e discutir questões relativas ao uso das águas.

21/06/2013 - 15:08

A Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (25/6/13), às 13 horas, audiência pública em Uberlândia (Triângulo Mineiro). O objetivo é dar continuidade à série de audiências públicas com a finalidade de ouvir os comitês de bacias hidrográficas de forma regionalizada, além de discutir questões relacionadas ao uso da água e à gestão de recursos hídricos.

A reunião acontece no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberlândia (Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600 - Bairro Santa Mônica), e atende a requerimento dos deputados André Quintão, Almir Paraca e Pompilio Canavez (ambos do PT); Zé Maia (PSDB); Dalmo Ribeiro Silva (PSDB); e Tiago Ulisses (PV).

O debate em Uberlândia é o terceiro de uma série de reuniões que serão realizadas no interior de Minas Gerais para traçar um diagnóstico sobre as principais questões relativas aos demais comitês quanto à sua estrutura, funcionamento e dificuldades enfrentadas. A Comissão Extraordinária das Águas da ALMG já passou por Paracatu e Poços de Caldas.

Também estão previstas reuniões temáticas sobre as questões mais importantes levantadas pelos comitês. Em seguida, haverá a apresentação do relatório final da comissão, que apresentará um panorama da situação das águas e de sua gestão no Estado, além de propor medidas para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos.

Convidados – Foram chamados para participar do debate as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); o prefeito municipal de Uberlândia, Gilmar Machado; o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Márcio Teixeira Nobre; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o procurador geral de justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos; o comandante da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Armando Leonardo Linhares de Araújo Ferreira da Silva; o coordenador geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande, Hideraldo Buch; e o presidente da Organização para a Proteção Ambiental, Marcelo Cavalcanti.