Visite a Assembleia

Visitas Orientadas

As Visitas Orientadas e a Jornada Universitária integram o Programa Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo. As visitas à Assembleia são dirigidas a grupos fechados de estudantes de escolas públicas e particulares do ensino fundamental, médio e superior com o máximo de 50 e o mínimo de 20 pessoas por visita.

Veja os dias e horários:

  • Estudantes do ensino médio e fundamental: de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas;
  • Estudantes do ensino superior: de terça a quinta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas.

Os participantes percorrem os principais setores da ALMG e participam de um diálogo sobre cidadania e Poder Legislativo.

As visitas devem ser agendadas previamente pelo professor, supervisor ou diretor de escola. A solicitação deve ser encaminhada pelo formulário abaixo. Posteriormente, o agendamento será confirmado pela Escola do Legislativo.

Em caso de dúvida, Fale com a Escola do Legislativo ou ligue para (31) 2108-3400.

  • ( )

  • até anos.
  • ( )
Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Veja também

  • Como chegar
  • Entenda a Assembleia
  • História
  • Escola do Legislativo
  • Tour Virtual

Perguntas Frequentes

  • Quem recebe os grupos de visitas orientadas na ALMG?

    Os grupos são recebidos sempre por um monitor da Escola do Legislativo da ALMG. No caso de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio, as instituições de ensino podem pedir a inclusão de atividades com professores da Escola do Legislativo ou com outros servidores da Assembleia de Minas. Para estudantes universitários, a programação das visitas inclui sempre uma palestra sobre diferentes temáticas, ministrada por consultores da ALMG, a partir de solicitação da faculdade.

  • O que é o Programa Casa Aberta?

    O programa de visitas Casa Aberta é uma iniciativa de comunicação aproximativa da Assembleia de Minas que tem como foco mostrar as diversas formas de participação e interação que o cidadão pode estabelecer com o Legislativo mineiro, cumprindo, assim, o princípio da publicidade da administração pública. Os princípios que alicerçam o Casa Aberta são:
    - Participação dos cidadãos: as formas de participação da sociedade nas decisões políticas.
    - Formação cidadã: o papel do Parlamento e uma síntese do processo legislativo.
    - Inserção dos cidadãos no contexto histórico, político e cultural: o Memorial da Assembl... Leia mais

  • Quantos professores podem participar das visitas orientadas?

    Não há um limite previamente definido. Essa é uma decisão das escolas que, normalmente, enviam um ou dois professores para acompanhar os estudantes.

  • Os alunos podem conversar com deputados na visita orientada?

    A visita a um gabinete parlamentar é agendada de acordo com a solicitação da escola participante. Quando há essa demanda, a escola é convidada a sugerir o nome do deputado com o qual deseja conversar. Se não houver uma indicação, a própria Escola do Legislativo providencia o agendamento com um dos parlamentares.

  • Na visita orientada, os estudantes recebem material sobre a ALMG?

    Sim, de acordo com o perfil de cada instituição de ensino e do tipo de solicitação encaminhada à Escola do Legislativo. Os alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental recebem um exemplar do livro “Urano X Netuno”. A partir do 8º ano do ensino fundamental, os alunos recebem um exemplar da revista Coquetel. Ambas são destinadas ao público infanto-juvenil e trazem conteúdos ligados ao Poder Legislativo, servindo de apoio às visitas. Essas publicações são produzidas pela Assembleia de Minas.
    A Escola do Legislativo dispõe ainda de publicações para distribuição aos estudantes universitários, quando há demand... Leia mais