Participe
Municípios e Desenvolvimento Regional
Consulta Pública - Municípios e Desenvolvimento Regional
Consulta Pública - Municípios e Desenvolvimento Regional Todos os temas
Informe-se sobre o que o projeto de lei de revisão do PPAG para 2022 está propondo para essa temática. Consulte os documentos abaixo:

Mapa de Conceitos
Guia de Programas
Programas e Ações do PPAG

ATENÇÃO! Quando for registrar sua sugestão, lembre-se de informar o número do programa ou ação (ou se está propondo novos) e preencher a justificativa.

Para participar, é preciso ter cadastro no Portal da Assembleia de Minas.
- Você tem cadastro no Portal? Faça o login e participe!
- Não tem cadastro no Portal? Cadastre-se para então fazer o login.


Contribuições do tema: Municípios e Desenvolvimento Regional

Mostrando de 1 a 5 de 5 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
29/out
17:53
Por Rhaavi Dionisio | FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES, DAS COOPERATIVAS, DOS GRUPOS E DOS NÚCLEOS DE ARTESÃOS E DA GASTRONOMIA TIPICA ARTESANAL,DO ESTADO DE MINAS GERAIS | Sacramento/MG CASA DO ARTESÃO MINEIRO. Assegurar a organização, planejamento , reforma, manutenção, aquisição de mobiliário , de imóvel onde acomodará a CASA DO ARTESÃO MINEIRO ,na cidade de Belo Horizonte com um custo estimado em R$800.000,00( oitocentos mil reais ) , sendo um espaço funcional , para instalar uma loja , um espaço administrativo , um pequeno acervo de biblioteca e peças de relevância cultural, além de um espaço de acolhimento ao artesão do interior , em passagem por Belo Horizonte .O funcionamento deste espaço será administrado pela FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES ,DAS COOPERATIVAS, DOS GRUPOS E DOS NÚCLEOS DE ARTESÃOS E DA GASTRONOMIA TIPICA ARTESANAL,DO ESTADO DE MINAS GERAIS, onde a comercialização da produção artesanal , das entidades federadas ,poderão alcançar aproximadamente 300 associações e entidades representativa , com possibilidade de beneficiar , entre 1000 a 1500 ,famílias de produtores artesanais. . Justificativa: O projeto ''Casa do Artesão Mineiro'', Visando propiciar aos e artesões e artesãs do Estado de Minas Gerais, com espaço para vendas de produtos artesanais , espaço de cursos de qualificação, produção e também exposição dos trabalhos para a visitação do público e também para a comercialização, buscando fortalecimento da auto -estima e economia, além de propor alternativas para construir um processo coletivo, garantindo-lhes seus direitos de cidadania com dignidade e respeito. “Designa-se por atividade artesanal a atividade econômica, reconhecido valor cultural e social, que assenta na produção, restaura ou reparação de bens de valor artístico ou utilitário, de raiz tradicional ou étnica ou contemporânea, e na prestação de serviços de igual natureza, , tal qual a descrição de artesão está contida na Lei Federal nº 13.180/2015;” bem como na produção, confecção e comercialização de gastronomia típica mineira A CASA DO ARTESÃO MINEIRO, sua implantação de justifica por para atender a demanda e as necessidades das artesãs e artesãos de Minas Gerais, valorizando e Incentivando a categoria ,apresentando seus produtos para os consumidores, na perspectiva do aumento da renda familiar. Fortalecimento de associações e outras entidades representativas dos artesões e artesãs, com a finalidade de mobilização e estruturação na exposição e comercialização dos produtos. O projeto Casa do Artesão terá como alvo, todos os cidadãos como profissão ou atividade secundária, a confecção de artesanatos, de Minas Gerais .
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
29/out
13:40
Por Anna Crystina Alvarenga | Conceição do Mato Dentro/MG 1) Alterações no PROGRAMA 049 - DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA DO NORTE E NORDESTE DE MINAS GERAIS Ação 4095: - implantação de cisterna de consumo Meta Física: 600 cisternas Meta Financeira:1.900.000,00 Ação 8004 Gestão ambiental e Saneamento - Atualmente no programa 120 de responsabilidade da Copasa: Meta Física: 1000 fossas de evapotranspiração nas zonas rurais Meta financeira: 3.000,000,00 Justificativa: É sabido que a carência hídrica é um dos principais fatores que influenciam na qualidade de vida e saúde das pessoas, gerando inúmeros problemas que incidem diretamente na sobrevivência das comunidades por vários fatores. Desde disponibilidade para consumo próprio ou para consumo de criações, a falta de água potável é uma problemática que reduz as chances do indivíduo seguir uma vida com mínimas condições. Pelo fato de períodos irregulares de chuva ou até mesmo da escassez, se torna imprescindível o uso de tecnologias que aproveitem o máximo da água da chuva, que consigam armazenar a água subterrânea que está disponível ou que possam armazenar água de fontes externas. As cisternas se mostram como uma tecnologia recorrente e eficiente para sanar essa situação, dando condições de armazenamento e uso futuro da água captada pelas famílias. Outro fator importante é preservar a água subterrânea disponível nos lençóis. O problema de falta de saneamento, faz com que a pouca água disponível no solo seja contaminada por resíduos orgânicos oriundos das casas. O esgoto sem tratamento contamina e inviabiliza o uso da água, tornando a situação ainda mais pior, agravando a situação da saúde pública e diminuindo as condições de vida da população. As Fossas Evapotranspiradoras, consistem em uma tecnologia social de saneamento, de baixo custo, pouca manutenção que se mostram uma solução viável para a problemática do saneamento tanto rural quanto urbano. Juntando essas ações, o acesso a água de qualidade pode ser garantido, elevando o nível de vida das famílias e assegurando a dignidade das mesmas. A implantação de cisternas e fossas contribuem para que acesso a água seja um direito de todos e todas, contornando as condições adversas da região e aumentando a qualidade de vida das famílias.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
29/out
12:15
Por Luís Vinícius Pinto Gouveia | AMA - Articulação Mineira de Agroecologia | Governador Valadares/MG Alterações no PROGRAMA 049 - DESENVOLVIMENTO DA INFRAESTRUTURA DO NORTE E NORDESTE DE MINAS GERAIS Ação 4095: - implantação de cisterna de consumo Meta Física: 600 cisternas Meta Financeira:1.900.000,00 Ação 8004 Gestão ambiental e Saneamento - Atualmente no programa 120 de responsabilidade da Copasa: Meta Física: 1000 fossas de evapotranspiração nas zonas rurais Meta financeira: 3.000,000,00 Justificativa: É sabido que a carência hídrica é um dos principais fatores que influenciam na qualidade de vida e saúde das pessoas, gerando inúmeros problemas que incidem diretamente na sobrevivência das comunidades por vários fatores. Desde disponibilidade para consumo próprio ou para consumo de criações, a falta de água potável é uma problemática que reduz as chances do indivíduo seguir uma vida com mínimas condições. Pelo fato de períodos irregulares de chuva ou até mesmo da escassez, se torna imprescindível o uso de tecnologias que aproveitem o máximo da água da chuva, que consigam armazenar a água subterrânea que está disponível ou que possam armazenar água de fontes externas. As cisternas se mostram como uma tecnologia recorrente e eficiente para sanar essa situação, dando condições de armazenamento e uso futuro da água captada pelas famílias. Outro fator importante é preservar a água subterrânea disponível nos lençóis. O problema de falta de saneamento, faz com que a pouca água disponível no solo seja contaminada por resíduos orgânicos oriundos das casas. O esgoto sem tratamento contamina e inviabiliza o uso da água, tornando a situação ainda mais pior, agravando a situação da saúde pública e diminuindo as condições de vida da população. As Fossas Evapotranspiradoras, consistem em uma tecnologia social de saneamento, de baixo custo, pouca manutenção que se mostram uma solução viável para a problemática do saneamento tanto rural quanto urbano. Juntando essas ações, o acesso a água de qualidade pode ser garantido, elevando o nível de vida das famílias e assegurando a dignidade das mesmas. A implantação de cisternas e fossas contribuem para que acesso a água seja um direito de todos e todas, contornando as condições adversas da região e aumentando a qualidade de vida das famílias.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/out
15:40
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional em Defesa do Transporte Público | Sabará/MG A realização do II Seminário de Regiões Metropolitanas. Organizado pela ALMG. Com foco total na Mobilidade Urbana. O Seminário tem a finalidade de discutir, e principalmente de construir soluções para os imensos desafios relacionados a Governança Metropolitana da Mobilidade Urbana, especialmente dos sistemas de transporte público da RMBH. A organização deste importantíssimo Seminário a cargo da ALMG, mais especificamente das Comissões de Transporte, Comunicação, e Obras, e de Assuntos Municipais de Regionalização.  Justificativa: Justificativa: Foi realizado em 2003, o primeiro Seminário Legislativo de Regiões Metropolitanas, promovido pela ALMG. Houve vários debates e construção de soluções para a Mobilidade Urbana da RMBH, porém se passaram (18) anos e nenhuma proposta saiu do papel. Com o passar das décadas a questão da Mobilidade Urbana, especialmente do transporte público tem se agravado muito em nossa RMBH, especialmente em 2020 e 2021 com a pandemia. É urgente a discussão/construção de soluções, e a implementação das mesmas, para que tenhamos os sistemas de transporte público, equilibrados financeiramente, totalmente integrados (física e tarifária), e que tenhamos a Gestão Integrada dos sistemas de Transporte Público na RMBH, a cargo dos órgãos gestores do transporte público na RMBH, permitindo assim, a mudança da atual fragmentação dos órgãos gestores, para a construção do Planejamento, Gestão, Monitoramento, Fiscalização, e Operação dos sistemas de transporte público, de forma totalmente integrada. Enfim, são inúmeros temas e problemas, que precisam ser debatidos e principalmente construirmos soluções, como podem perceber, assim como foi em 2003, é necessário que este importantíssimo Seminário, seja realizado em dois a três dias. Inclusive me coloco à disposição da ALMG, e das Comissões para ajudar na escolha dos temas, e claro para participar deste importante Seminário. Os sistemas de Transporte Público no país, vivem um período muito difícil, que se agravou muito a partir da pandemia em 2020, na RMBH não é diferente. Este tema tem grande relevância metropolitana, já que impacta a vida de praticamente todos os habitantes metropolitanos, por isso é mais do que necessário que a ALMG promova este II Seminário de Regiões Metropolitanas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/out
11:57
Por Maria Alves de Souza | Cooperativa Raízes dos Vales | Ouro Verde de Minas/MG AÇÃO : 4381 - APOIO A MODERNIZAÇÃO DE ARRANJO PRODUTIVO LOCAL NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO IDENE Estruturação da Cooperativa Raízes dos Vales – Cooperativa dos Povos Tradicionais e Originários, da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Vale do Mucuri A proposta visa a estruturação e custeio da Cooperativa Raízes dos Vales para que ela consiga atuar na organização e comercialização da produção de suas cooperadas e cooperados e amplie sua atuação junto às populações e comunidades que atuaram na construção e formalização deste empreendimento que pretende a autonomia econômico-financeira e o desenvolvimento comunitário, sustentável, justo, cooperativo e solidário destes povos e comunidades. Valor da proposta: R$300.000,00 (trezentos mil reais) Justificativa: O Vale do Mucuri é território de povos originários e tradicionais, como os quilombolas e indígenas. Estas populações sempre estiveram à margem do alcance da maior parte das políticas e iniciativas do poder público, sobremaneira no que se refere a seu desenvolvimento pleno e autônomo. A Cooperativa Raízes dos Vales é criada em 2019 a partir do encontro de várias comunidades quilombolas que por anos a fio, construíram de maneira comunitária esta possibilidade para que seus direitos fossem assegurados e que avançassem em uma perspectiva de desenvolvimento econômico cooperativo e solidário. A cooperativa atualmente conta com mais de 50 cooperadas e cooperados de 8 comunidades quilombolas e 6 municípios da região. Neste ano de 2021 inaugura a articulação com os povos indígenas e avança na conquista de mercado justo para os produtos orgânicos e agroecológicos, atuando na organização da produção das comunidades e cooperadas/cooperados, bem como na formação e qualificação de seu quadro social no que se refere à garantia de direitos, melhoria da qualidade de seus processos e produtos, qualificação profissional, assistência técnica e extensionismo rural.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 5
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema