Participe
Conselhos de Política Cultural
Consulta Pública - Conselhos de Política Cultural
Consulta Pública - Conselhos de Política Cultural Todos os temas
Conselhos de Política Cultural são instâncias de articulação e deliberação da política cultural, com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público.

- Como estimular a organização de conselhos municipais de cultura e promover o trabalho conjunto com o Conselho Estadual de Política Cultural?

Para participar, é preciso ter cadastro no Portal da Assembleia de Minas.
- Você tem cadastro no Portal? Faça o login e participe!
- Não tem cadastro no Portal? Cadastre-se para então fazer o login..

Contribuições do tema: Conselhos de Política Cultural

Mostrando de 1 a 6 de 6 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
18/mai
19:10
Por Michelle Cristina Alves Silva | Flores de Jorge Cia Cênica | Âmbito Estadual | Uberaba/MG Promover a ampla participação dos interessados e fazedores da cultura nestes espaços por meio de Secretarias ou Fundações Municipais de Cultura, com o apoio/orientação do Conselho Estadual de Política Cultural. O que se percebe em âmbito municipal é uma falta de estímulo de inúmeros agentes em integrar estes espaços de participação da sociedade civil ou então da diversidade de representantes municipais que de fato possam traduzir as demandas de tal comunidade.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
08/mai
19:30
Por Letícia Alvares | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Prever recursos financeiros anuais para que o Consec possa, a cada dois anos, realizar reuniões itinerantes nos 17 territórios de desenvolvimento, além das reuniões ordinárias em Belo Horizonte.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
08/mai
19:29
Por Letícia Alvares | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Rever as normas relacionadas ao Consec para que sua composição possa integrar, além dos segmentos culturais, as representações dos territórios culturais (que não necessariamente corresponde aos 17 territórios de desenvolvimento), tendo como meta o redimensionamento do Consec até a realização da próxima Conferência Estadual de Cultura.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/abr
11:29
Por José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Uma questão importante é estimular uma postura diferente por parte do poder público com relação aos membros de conselho de política cultural. Para isto, três pontos são importantes, em nosso entendimento: 1. O CARÁTER DO TRABALHO DOS CONSELHEIROS: Nivelar os membros de conselho de política pública aos agentes públicos não contribui em nada para a participação e em muitos casos afasta. O ideal é que haja uma recomendação para definir os membros de conselho como "agentes privados em colaboração com o poder público". 2. O ALCANCE DO ESCOPO DE ATUAÇÃO: Envolver os conselhos nas grandes questões das cidades. Assim, não considerar os conselhos como apêndice ou apenas legitimadores, para escolher entre opções já dadas, mas estimular a participação ativa dos conselheiros e das comunidades. 3. ESTIMULAR A ORGANIZAÇÃO DAS COMUNIDADES: De certo modo, o que é necessário é estimular a organização da sociedade civil e não a participação avulsa. Não obrigatoriamente apenas por meio da representação institucional, mas envolver as organizações pode contribuir para que decisivamente avancemos no fortalecimento dos conselhos enquanto instâncias de diálogo e pactuação.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
22/abr
11:21
Por José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG É fundamental que se garanta a representação regional assim como se tem hoje a representação setorial. Porém, a constituição de fóruns regionais é uma saída também importante. E estes fóruns regionais podem atuar em conjunto com o conselheiro representante, podendo, por exemplo, participar da definição de prioridades anuais de perfis de projeto em sua região. Outra situação a ser lembrada: os conselhos municipais de política cultural podem ser espaço principal destes fóruns regionais. Desta forma podemos estimular sua constituição e atuação continuada.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
21/abr
02:03
Por Idalina Sales | Âmbito Estadual | São João del-Rei/MG Gostaria que fosse discutida a Lei 12.244 em que determina que as escola de todo o país venha ter biblioteca disponíveis nas escolas. Ao saber que MG é o estado que abriga o maior número de escola no país e me preocupo por verificar que pouco se fez para substituir sala de leitura por uma BIBLIOTECA. E o que tem feito para capacitar professores a gerencia BIBLIOTECAS por que certamente não teremos bibliotecários suficientes.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 6
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema














Contribuições mais apoiadas


1
José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Belo Horizonte/MG

Uma questão importante é estimular uma postura diferente por parte do poder público com relação aos membros de conselho (...)


1
José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Belo Horizonte/MG

É fundamental que se garanta a representação regional assim como se tem hoje a representação setorial. Porém, a constitu(...)