Participe
Direito à memória, patrimônio, identidades e diversidade cultural
Consulta Pública - Direito à memória, patrimônio, identidades e diversidade cultural
Consulta Pública - Direito à memória, patrimônio, identidades e diversidade cultural Todos os temas
A Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade Cultural, de 2005, parte dos seguintes fundamentos:
- A cultura assume diferentes formas de expressão no tempo e no espaço;
- A diversidade cultural se fortalece mediante a livre circulação de ideias e se nutre das trocas constantes e da interação entre culturas.

A Convenção ressalta, em especial, a contribuição positiva dos saberes tradicionais para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, é fundamental a adoção de medidas que efetivamente protejam a diversidade dessas expressões E LINGUAGENS, especialmente nas situações em que possam estar ameaçadas de extinção ou de grave deterioração.

- Como proteger e promover a diversidade e o patrimônio cultural de todos os grupos formadores da sociedade brasileira, com suas criações artísticas, manifestações e expressões culturais, sejam individuais ou coletivas?

Para participar, é preciso ter cadastro no Portal da Assembleia de Minas.
- Você tem cadastro no Portal? Faça o login e participe!
- Não tem cadastro no Portal? Cadastre-se para então fazer o login.

Contribuições do tema: Direito à memória, patrimônio, identidades e diversidade cultural

Mostrando de 1 a 4 de 4 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
18/mai
19:13
Por Adalberto Andrade | Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia | Âmbito Estadual | Santa Luzia/MG Estabelecer uma câmara comum de órgãos executores e financiadores para avaliação de projetos de recuperação do patrimônio cultural tombado pelo estado para que sejam atendidos bens culturais categorizados como de ação prioritária nos planos de ação pública aprovados pelos respectivos colegiados.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/mai
19:03
Por Adalberto Andrade | Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia | Âmbito Estadual | Santa Luzia/MG Implementação de mecanismos mais fortes para a proteção do patrimônio cultural mineiro, tendo por base o estabelecimento do poder de polícia aos órgãos de proteção e sanção aos responsáveis por ações em prejuízo da preservação do patrimônio.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/mai
18:54
Por Michelle Cristina Alves Silva | Flores de Jorge Cia Cênica | Âmbito Estadual | Uberaba/MG É relevante o trabalho de preservação e estímulo de várias comunidades tradicionais pertencentes ao Estado, a exemplo dos grupos de congado, folias de reis, marujadas, comunidades indígenas e quilombolas. Acredito que uma parceria junto ao IEPHA que tem mapeado inúmeras tradições do patrimônio imaterial de Minas Gerais seria relevante. Além disso, estimular que os próprios agentes destes saberes e fazeres possam fazer o registro de suas manifestações, estimulando, por exemplo, que os mais jovens, por meio de uma oficina de audiovisual façam o registro desta cultura e deem visibilidade à tais tradições, que correm o risco de desaparecimento.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/abr
15:01
Por José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Sobre a proposta 39 “Contribuir para a preservação da diversidade étnica e cultural de Minas Gerais e para a disseminação de informações sobre o patrimônio cultural imaterial mineiro a todos os segmentos da sociedade.” >> A Diversidade Cultural e o Patrimônio Imaterial têm duas Convenções Internacionais diferentes e pensamos ser adequada, para melhor acompanhar a efetivação, a seguinte redação: a) mapear e contribuir para a proteção e promoção da diversidade cultural em Minas Gerais. b) mapear e promover o patrimônio imaterial do estado junto à toda sociedade.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 4
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema














Contribuições mais apoiadas


1
José Oliveira Junior | Observatório da Diversidade Cultural | Belo Horizonte/MG

Sobre a proposta 39 “Contribuir para a preservação da diversidade étnica e cultural de Minas Gerais e para a disseminaçã(...)