Consulta Pública - Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais
Consulta Pública - Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais Confira as contribuições da consulta pública realizada pela Assembleia de Minas com o objetivo de construir a agenda de debates e atividades para os próximos dois anos. Promovida entre os dias 1º e 28 de fevereiro de 2011, a consulta reuniu centenas de sugestões em relação aos 10 grandes temas propostos. A realização da consulta pública demonstra a preocupação da ALMG em atuar em sintonia com a sociedade na identificação e no enfrentamento dos principais desafios para o desenvolvimento do Estado.

Como foi
Os participantes da consulta pública escolheram um ou mais temas para enviar sua contribuição. Também puderam avaliar outras sugestões já enviadas, quantas vezes quisessem. Cada participante foi responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que foi publicada na íntegra, observadas as regras estabelecidas nos "Termos de Uso e Política de Privacidade" da Consulta Pública da Assembleia.


Últimas contribuições

Mostrando de 1 a 10 de 692 contribuições

Data Contribuições Temas
28/fev
20:23
Por Célio Augusto Souza Pereira | ICTMG - Instituto de Conhecimentos Tradicionais Mestre Guiga | Belo Horizonte/MG Criar a lei dos os fundos setoriais de cultura do estado de Minas Gerais, prevendo que o valor total dos recursos destinados aos fundos sejam sempre equiparados ao valor destinado à Lei de Incentivo à Cultura.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Cultura
55 contribuições
28/fev
20:13
Por Célio Augusto Souza Pereira | ICTMG - Instituto de Conhecimentos Tradicionais Mestre Guiga | Belo Horizonte/MG Integração de políticas públicas para a infância e junventude com o desenvolvimento de ações e projetos transversais e capilarizados no estado de Minas Gerais, que conjuguem os interesses de denvolvimento social e humano nas áreas da Cultura, Educação, Esporte, Direitos Humanos, Assistência Social, Defesa Social e Saúde que possam contribuir ao enfrentamento do grave problema psicossocial das drogas e da violência, nas várias regiões do estado de Minas Gerais, em suas zonas rurais e urbanas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Defesa Social
57 contribuições
28/fev
18:10
Por Paulo Lobato | Departamento de Educação Física - Universidade Federal de Viçosa | Viçosa/MG Elaborar uma politica voltada para o setor, fundamentada no principio constitucional de direito de ao acesso a todo cidadão, com respaldo em orçamento aprovado e garantido ao setor, privilegiando desde a formação desportiva e que possa permitir ao indivíduo a aquisição de valores que o levem a permanecer nessa prática, independente de seu nível de rendimento, por toda sua vida. Estabelecer os parametros para os investimentos em infra-estrutura desportiva, (para todas as modalidades) publicas e que estejam disponibilizadas para atividades comunutárias até o rendimento Agregar valores à pratica desportiva em diferentes ambitos - desde o escolar ao associativo, estimulando a estruturação e a participação.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Esporte e Juventude
24 contribuições
28/fev
16:57
Por Eleonora Schettini Martins Cunha | Universidade Federal de Minas Gerais | Belo Horizonte/MG Um tema que deve constar na agenda da ALMG é participação política dos atores sociais que atuam no campo da assistência social, especialmente aqueles que têm estado excluídos do importante debate que tem ocorrido nessa área nos últimos anos (como os usuários) e que tem produzido importantes alterações na sua organização, como a criação do SUAS. A Comissão de Participação Popular pode ser a promotora de processos de formação cidadã, inclusive com ações descentralizadas, ou mesmo apoiar gestores municipais em suas iniciativas e a organização desses segmentos em associações civis. Além disso, a ALMG deve assegurar recursos do orçamento estadual para garantir a manutenção do CEAS (infra-estrutura, recursos humanos do quadro do estado, recursos para apoio ao deslocamento de conselheiros em suas funções), especialmente as ações de mobilização e formação destinadas ao próprio CEAS e também aos CMAS e demais instâncias de participação do Sistema.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Assistência Social
53 contribuições
28/fev
16:45
Por Celso Pereira de Mello Filho | ALMG | Belo Horizonte/MG Tendo em vista a descoberta de grandes reservas de gás natural no Norte de Minas, a ALMG deveria antecipar-se e preocupar-se com os aspectos ambientais da prospecção e da exploração do gás. Penso especialmente na contaminação de lençóis freáticos nos EUA em decorrência da técnica de prospecção denominada "hydraulic fracturing", que tem transformado, em várias localidades, a água de torneira, pretensamente potável, em fonte de doenças, chegando mesmo, em certos casos, a ser inflamável (vide documentário "Gasland", de Josh Fox).
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Meio Ambiente
54 contribuições
28/fev
16:43
Por Anísia Sudário Daniel | Professora da rede pública de ensino e Conselheira do CREF6/MG | Belo Horizonte/MG Fortalecer a Educação Física Escolar já que a maioria das crianças e adolescentes só tem contato com a atividade física,orientada por um professor capacitado,no espaço da escola e é de conhecimento de todos que assim como ler e escrever,as habilidades motoras podem ser aprendidas em qualquer fase da vida, mas existem aquelas mais propícias,quanto mais experiências motoras a criança tiver,maior o número de habilidades ela irá desenvolver na adolescência e aplicar quando for adulta,por isso é tão importante ter um professor especializado em todas as séries e níveis de ensino da educação básica.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Esporte e Juventude
24 contribuições
28/fev
16:09
Por Rosana Pontes Cognalato | Viçosa/MG Os psicólogos são a única categoria dos profissionais de saúde que não conseguem conquistar uma carga horária de 30h semanais. Isso desvaloriza a profissão, já que traz subentendida a realidade de que a sua hora de trabalho é mais barata e menos importante do que as demais. Hoje, somos mais de 160 mil psicólogos no Brasil. Isso é um absurdo. Isso é um descaso com o trabalhor!!!! Precisamos equiparar a carga horária de trabalho dos profissionais da área de saúde!!!!!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Saúde
34 contribuições
28/fev
14:58
Por William Santos Framca | Belo Horizonte/MG Sugiro que os senhores deputados ofereçam maior apoio à região dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, região que não é pobre pela escassez de recursos, mas pela má administração dos mesmos, principalmente os recursos públicos destinados ao desenvolvimento social.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Assistência Social
53 contribuições
28/fev
14:47
Por William Santos Framca | Belo Horizonte/MG Chamo a atenção dos senhores deputados a legislar pela maioria, em favor dos menos favorecidos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Assistência Social
53 contribuições
28/fev
14:44
Por William Santos Framca | Belo Horizonte/MG O desenvolvimento econômico só traz benefícios a uma sociedade quando todos são beneficiários dele.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Assistência Social
53 contribuições


Compartilhe:
Twitter Facebook

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 692
Removidas pelo moderador (total): 22



Contribuições por tema





34







Contribuições mais apoiadas


33
Flávio Hannas Resende Guimarães | Belo Horizonte/MG

Criação do "PROGRAMA MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DO VEÍCULO URBANO DE DOIS LUGARES", ou simplesmente "PROGRAMA(...)


23
Guilherme Bragança | Belo Horizonte/MG

a lei federal 11769/2008 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96) instituindo a obrigatoriedade do cont(...)


12
Guilherme Bragança | Belo Horizonte/MG

incentivo à formação de grupos corais nas escolas públicas, como uma das iniciativas para implementar a lei federal 1176(...)


12
Heuber Dornas Pereira | ACEMG - Associação de Criminalística de Minas Gerais | Belo Horizonte/MG

É urgente equipar a Perícia em Minas Gerais. Precisamos de uma Perícia atualizada, com capacitação constante dos seus qu(...)


11
Maria Aparecida Pereira Viana | SEF MG | Governador Valadares/MG

Solicito à Assembleia de Minas Gerais proposta de publicação de Lei de Isenção de ICMS para o filtro solar (todos os fa(...)


11
Felipe Willer de Araujo Abreu Junior | Belo Horizonte/MG

Garantir recursos orçamentarios para as Instituições de Longa Permanencia de Idosos que cumprem papel fundamental na pol(...)