Consulta Pública - Saúde
Consulta Pública - Saúde Todos os temas
Apesar da garantia constitucional do direito universal e igualitário à saúde, as pessoas em situação de rua ainda enfrentam inúmeras dificuldades para acessar os serviços de que necessitam para a promoção, proteção e recuperação desse direito, a partir de uma perspectiva integral.

Nesse sentido, é fundamental que a atenção em saúde para essa população leve em conta as suas particularidades e seja baseada na escuta qualificada de suas demandas, no respeito às suas condições, sem preconceitos, e na articulação com as demais políticas públicas, tendo em vista os vários fatores de vulnerabilidade relacionados à situação de rua.

Que ações o Estado deve implementar para garantir a atenção de saúde integral e continuada para as pessoas em situação de rua, atendendo às suas especificidades?

Para participar, faça seu cadastro no Portal da Assembleia. Se já for cadastrado, faça o login.

Contribuições do tema: Saúde

Mostrando de 1 a 4 de 4 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
02/mai
13:50
Por César Bahia | Associação Pro Mover Cidadãos - São Joaquim de Bicas | São Joaquim de Bicas/MG Que o Estado ofereça atendimento psicológico, médico e odontológico aos cidadãos e cidadãs em situação de rua no serviço de abrigamento.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
29/mar
08:03
Por Patrícia Lopes Ferreira França | Belo Horizonte/MG Criação de espaços públicos para cuidados básicos de higiene, a exemplo de projetos como o Banho de Amor (https://www.facebook.com/projetobanhodeamor/). Neste espaço, o cidadão que está morando nas ruas poderia tomar banho e lavar as suas roupas. O Papa Francisco criou um espaço semelhante em Roma e a notícia teve grande repercussão em todo o mundo sob o título "Lavanderia do Papa" (https://www.terra.com.br/noticias/mundo/europa/lavanderia-do-papa-francisco-comeca-a-funcionar-em-roma,1051c16d24df7821cacca0d2896bcbe32kjsle4n.html). Tenho ciência de que a situação dos moradores de rua envolve diversas outras variáveis, como violência doméstica, falta de emprego, envolvimento com drogas, mas penso que ter acesso a cuidados mínimos de higiene pessoal pode contribuir sobremaneira para a saúde física e psicológica das pessoas que estão nesta situação. A parceria com projetos em andamento, como este que citei, e também com empresas da iniciativa privada podem auxiliar na viabilização da proposta.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
27/mar
16:14
Por Pedro William Ribeiro Diniz | Secretaria Estadual de Educação | Belo Horizonte/MG Tendo em vista o público-alvo específico da população em situação de rua usuária de drogas, que esteja vedada pela política de atendimento a internação compulsória ou obrigatoriedade da descontinuidade do uso das substâncias pelos cidadãos atendidos. De modo semelhante à política "Braços Abertos" do município de São Paulo, a dimensão da saúde pública da política deve contemplar um atendimento adequado ao usuários de drogas, ao invés do combate ostensivo ao uso das substâncias ilícitas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
26/mar
16:21
Por Leni Bispo | Igarapé/MG Que sejam desenvolvidas políticas de atendimento à essa população, com equipe multidisciplinar (enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos), onde agentes de saúde possam trabalhar na abordagem direta às pessoas em situação de rua, pré cadastrando estes usuários e fazendo uma triagem de suas principais queixas, independente de apresentação de documentos pessoais, desburocratizando o atendimento, haja vista que é um público diferenciado. E por fim, orientando o usuário a respeito da importância dos cuidados com a saúde e encaminhando a demanda e os interessados à unidade de saúde mais próxima.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 4
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema










Contribuições mais apoiadas


1
Pedro William Ribeiro Diniz | Secretaria Estadual de Educação | Belo Horizonte/MG

Tendo em vista o público-alvo específico da população em situação de rua usuária de drogas, que esteja vedada pela polít(...)


1
Patrícia Lopes Ferreira França | Belo Horizonte/MG

Criação de espaços públicos para cuidados básicos de higiene, a exemplo de projetos como o Banho de Amor (https://www.fa(...)