Consulta Pública - Direitos Humanos e Segurança
Consulta Pública - Direitos Humanos e Segurança Todos os temas
É alto o número de violências contra as pessoas em situação de rua, cometidas tanto por agentes públicos quanto por outros cidadãos: discriminação, recusa de atendimento, expulsão do local em que se encontram, agressões verbais, maus tratos e violência física.

Que ações o Estado deve desenvolver para garantir a segurança e o acesso à justiça das pessoas em situação de rua? Como promover uma cultura de respeito, ética e solidariedade em relação à população em situação de rua?

Para participar, faça seu cadastro no Portal da Assembleia. Se já for cadastrado, faça o login.

Contribuições do tema: Direitos Humanos e Segurança

Mostrando de 1 a 4 de 4 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
14/mai
00:26
Por Heldo Armond | Belo Horizonte/MG Direitos Humanos e Segurança Públicas são vias de mão dupla. O cidadão que vive na Rua está exposto às intempéries, com isso sujeito a contrair doenças, muitas infectocontagiosas. Outros fazem uso de substâncias psicoativas, que alteram o seu comportamento, que pode ser agressivo. Ambas as situações colocam em risco a segurança de terceiros (crianças, adultos, idosos...), que compartilham os mesmos espaços públicos. A sugestão é realizar um trabalho persistente de sensibilização da PSR sobre a vulnerabilidade em se viver nas ruas, levando-os a aderirem aos serviços/equipamentos públicos, onde são realizadas Oficinas, Rodas de Conversa, Espiritualidade, Capacitações, dentre outros, criando-se a possibilidade de despertar nos usuários o desejo de mudar de vida. Dessa forma abre-se a perspectiva de encaminhamento para o mercado de trabalho, inserção em grupos para acesso a moradia própria - Minha Casa Minha Vida.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
13/mai
23:30
Por Heldo Armond | Belo Horizonte/MG Incluir nos Temas de Seminários, Fóruns, Conferências, dentre outros, Eixos para discussão dos Deveres da População em Situação de Rua - PSR. No caso da Saúde, promover oficinas para reeducação para o autocuidado, a higiene pessoal, o cuidado com doenças infectocontagiosas, garantindo segurança de terceiros que utilizam os mesmos espaços públicos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
02/mai
13:53
Por César Bahia | Associação Promover Cidadãos - São Joaquim de Bicas | São Joaquim de Bicas/MG Que o Estado garanta a cidadania aos cidadãos e cidadãs em situação de rua, oferecendo um abrigamento com atendimento médico, psicológico e odontológico nos abrigos e lhes garanta a retirada da segunda via dos documentos de forma gratuita.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
02/mai
13:46
Por César Bahia | São Joaquim de Bicas/MG Os haitianos foram acolhidos pelo Brasil e ganharam cidadania; os venezuelanos estão sendo acolhidos pelo Brasil e ganhando cidadania. Os cidadãos genuinamente brasileiros que estão em situação de rua, tem seus direitos negados e sofrem violência pelo aparelho estatal. Que o governo do Estado garanta a cidadania desses cidadãos em situação de rua, oferecendo-lhes abrigo e acolhida social e psicológica.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 4
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema