Consulta Pública - Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua
Consulta Pública - Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua O objetivo desta Consulta Pública é colher contribuições para o Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua. Essas contribuições serão debatidas na Etapa Final do evento, entre 11 e 13/6/18. A consulta vai até 14/5/18 e é organizada em temas relacionados aos eixos de atuação do Estado, conforme a Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto Federal 7.053, de 2009).

Para estimular o envio das contribuições, foram formuladas questões sobre cada tema, com base no Documento de Propostas para os Encontros Regionais do fórum técnico, elaborado pela comissão organizadora do evento.

O participante é responsável pelo conteúdo de sua contribuição, que será publicada na íntegra, conforme os Termos de Uso e Política de Privacidade.

Para participar, faça seu cadastro no Portal da Assembleia. Se já for cadastrado, faça o login.





Últimas contribuições

Mostrando de 1 a 10 de 24 contribuições

Data Contribuições Temas
14/mai
21:22
Por Cleuza Maria Moura Souza | Belo Horizonte/MG Penso que construções de casas populares com proposta de inicio de pagamento com um tempo pre determinado, juntamente a oferta de um trabalho focado na inserção social atraves de uma equipe interdisciplinar credenciada e qualificada sobre a realidade deste publico . E aproveitamento da potencialidade de cada individuo.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Habitação e direito à cidade
5 contribuições
14/mai
18:02
Por Maria Paula Monteiro Machado | Belo Horizonte/MG Acredito que a proposta que vise à mitigação do problema de maneira mais contundente e a curto prazo seria a construção de albergues em regiões centrais das cidades, especialmente em Belo Horizonte que possui uma enorme quantidade de pessoas em situação de rua no Centro. Esses albergues poderiam oferecer, além de locais apropriados para dormir, alimentação saudável, banheiros confortáveis, lavanderias para que os próprios moradores cuidem das suas vestimentas, e poderia, também, oferecer diversos cursos técnicos que capacitem e preparem essas pessoas para o mercado e acompanhamento psicológico e psiquiátrico para aqueles acometidos por transtornos psíquicos ou que sejam usuários de drogas ilícitas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Habitação e direito à cidade
5 contribuições
14/mai
17:41
Por Luiza Ferreira | Belo Horizonte/MG Acesso à educação de qualidade e oportunidade de emprego. Prédios do governo (seja da União, Estado, DF ou Município) que estão abandonados poderiam ser doados para moradores de rua, mediante cadastro gratuito. Existem inúmeros prédios/casas que estão em desuso enquanto milhares de pessoas moram nas ruas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Habitação e direito à cidade
5 contribuições
14/mai
00:26
Por Heldo Armond | Belo Horizonte/MG Direitos Humanos e Segurança Públicas são vias de mão dupla. O cidadão que vive na Rua está exposto às intempéries, com isso sujeito a contrair doenças, muitas infectocontagiosas. Outros fazem uso de substâncias psicoativas, que alteram o seu comportamento, que pode ser agressivo. Ambas as situações colocam em risco a segurança de terceiros (crianças, adultos, idosos...), que compartilham os mesmos espaços públicos. A sugestão é realizar um trabalho persistente de sensibilização da PSR sobre a vulnerabilidade em se viver nas ruas, levando-os a aderirem aos serviços/equipamentos públicos, onde são realizadas Oficinas, Rodas de Conversa, Espiritualidade, Capacitações, dentre outros, criando-se a possibilidade de despertar nos usuários o desejo de mudar de vida. Dessa forma abre-se a perspectiva de encaminhamento para o mercado de trabalho, inserção em grupos para acesso a moradia própria - Minha Casa Minha Vida.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Direitos Humanos e Segurança
4 contribuições
13/mai
23:30
Por Heldo Armond | Belo Horizonte/MG Incluir nos Temas de Seminários, Fóruns, Conferências, dentre outros, Eixos para discussão dos Deveres da População em Situação de Rua - PSR. No caso da Saúde, promover oficinas para reeducação para o autocuidado, a higiene pessoal, o cuidado com doenças infectocontagiosas, garantindo segurança de terceiros que utilizam os mesmos espaços públicos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Direitos Humanos e Segurança
4 contribuições
11/mai
14:57
Por Ana Cristina Erthal Rodrigues | Belo Horizonte/MG Boa tarde! Penso que a população de rua poderia ser envolvida em ações de capacitação para limpeza pública. Aliada a ações de conscientização acerca de cuidados de higiene e zelo por seu local de vivência, eles pode - riam ser estimulados a trabalhar no zelo do ambiente do seu entorno e, quem sabe, em um futuro, no zelo de pequenas áreas públicas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Trabalho, Emprego e Renda
5 contribuições
08/mai
15:51
Por Shirlei Silva | Pirapora/MG Garantir cinemas e teatros ao ar livre de maneira que as pessoas em situação de rua possam participar livremente e que se garanta espaço para a projeção de filmes, documentários e mostras que incluam a situação de artistas que estão em situação de rua, ou que dialoguem com a mesma.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Cultura, esportes e lazer
2 contribuições
08/mai
15:49
Por Shirlei Silva | Pirapora/MG Importante garantir acesso a cultura, esportes e lazer para a população em situação de rua, com o acesso livre e irrestrito aos espaços de parques públicos com equipamentos e acessibilidade para todas as pessoas;
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Cultura, esportes e lazer
2 contribuições
08/mai
15:42
Por Shirlei Silva | Pirapora/MG Importante garantir acesso ao financiamento publico, com o apoio a fundos rotativos, bancos comunitários com moeda social, cooperativas de credito e outras modalidades de acesso ao credito que possibilite a construção de estratégias que dialoguem com o direito ao trabalho associado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Trabalho, Emprego e Renda
5 contribuições
08/mai
15:39
Por Shirlei Silva | O Movimento do Graal no Brasil | Pirapora/MG Inclusão da população em situação de rua em formações, assessoramento e fomento de novas iniciativas na perspectiva da economia popular solidária.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

Trabalho, Emprego e Renda
5 contribuições


Compartilhe:
Twitter Facebook

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 24
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema










Contribuições mais apoiadas


1
Patrícia Lopes Ferreira França | Belo Horizonte/MG

Criação de espaços públicos para cuidados básicos de higiene, a exemplo de projetos como o Banho de Amor (https://www.fa(...)


1
Luiza Ferreira | Belo Horizonte/MG

Acesso à educação de qualidade e oportunidade de emprego. Prédios do governo (seja da União, Estado, DF ou Município) qu(...)


1
Pedro William Ribeiro Diniz | Secretaria Estadual de Educação | Belo Horizonte/MG

Tendo em vista o público-alvo específico da população em situação de rua usuária de drogas, que esteja vedada pela polít(...)