Iniciativa em parceria com BH-TEC vai selecionar até dez propostas de soluções que possam contribuir para prever, evitar ou minimizar causas ou efeitos de mudanças climáticas no Estado.
28/08/2024Seminário Técnico - Crise Climática em Minas Gerais
A ALMG apoia o desenvolvimento de soluções para prever, evitar e minimizar efeitos de mudanças climáticas.
Saiba mais
Os deputados mineiros assumem o desafio de buscar soluções para minimizar os impactos da crise climática.
A Assembleia lançou o projeto institucional Crise Climática em Minas: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema, em março de 2024, por meio do qual já realizou encontros em todo o Estado, ouvindo a sociedade e mais de 368 entidades diferentes para encontrar formas de viver melhor com os extremos climáticos. E, agora, presta contas sobre esse trabalho. Por meio da campanha “Nós somos parte do clima”, a ALMG traz para os mineiros um balanço das ações e divulga formas do cidadão participar e saber mais sobre os impactos na sua vida.
A ideia do projeto é reunir grupos técnicos, formados por especialistas, acadêmicos e poder público para realizar estudos e elaborar propostas de ação de políticas públicas.
A Assembleia fez a escuta da sociedade, ao longo das etapas de interiorização, para conhecer as realidades regionais, mobilizar as comunidades mais afetadas, assim como debater o tema e identificar boas práticas. Com isso, pretende construir ações adequadas e duradouras que tornem Minas mais forte e resiliente diante da seca e da chuva extrema.
Em parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (Bhtec), a Assembleia selecionará, também, projetos relevantes que desenvolvam soluções tecnológicas para a convivência com a crise climática.
Os grupos de trabalho atuam em ações estruturantes, entre elas as relativas aos sistemas de previsibilidade e monitoramento dos eventos climáticos extremos; a Agroecologia como modo de produção sustentável; a busca por soluções de estrutura urbana para evitar enchentes e alagamentos; assim como meios de estruturação da Defesa Civil e de todo o sistema de resposta a calamidades e eventos climáticos extremos.
A expectativa é de que a discussão não se encerre com o fim dos eventos, mas que produza desdobramentos, requerimentos, projetos de lei e intervenções e ações do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), encaminhamentos de propostas, monitoramento e fiscalização de ações com o Executivo, além de projetos de inovação de autoria da ALMG e serem desenvolvidos em parceria com outras instituições.
Crise Climática em Minas Gerais
Assembleia une esforços com pesquisadores do tema, órgãos públicos e entidades da sociedade civil para discutir os desafios da crise climática no Estado.
Locais: Online, Belo Horizonte (Plenário e Auditório José Alencar Gomes da Silva) e interior do Estado