Escola do Legislativo

Pós-graduação, estudos e pesquisas

A Escola do Legislativo é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação para oferecer cursos de pós-graduação. Eles são abertos a parlamentares, servidores da ALMG e aos cidadãos que interagem com o Poder Legislativo.

A Escola também apoia projetos de estudos e pesquisa sobre democracia, legislativo, prática político-parlamentar e políticas públicas, entre outros temas, a fim de produzir, divulgar e aprimorar conhecimentos sobre as funções e a atuação do Parlamento. Conheça as atividades:


Especialização

Cursos de especialização certificados pela Escola do Legislativo, destinados a servidores da ALMG e também abertos ao público, ligados direta ou indiretamente ao poder público, especialmente o Legislativo. Saiba mais sobre a Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas


Pensando em Minas

Palestras destinadas ao público em geral para apresentar, debater e divulgar teses, dissertações, pesquisas e trabalhos técnicos de servidores da ALMG ou pesquisadores de instituições mineiras de ensino superior. O programa aborda temas relacionados com política e Poder Legislativo. Assista aos vídeos dos eventos do Pensando em Minas.


Projetos de estudos e pesquisa

Atividades desenvolvidas por servidores da ALMG no Núcleo de Estudos e Pesquisa da Escola do Legislativo (Nepel). Suas linhas temáticas incluem democracia representativa e instrumentos de participação popular; Estado-membro no contexto do federalismo brasileiro atual; Poder Legislativo e sua relação com os demais Poderes e funções do Estado, com a iniciativa privada e ongs; Parlamento e políticas públicas; e a prática político-parlamentar do Poder Legislativo estadual e de seus membros.

O Nepel também pode ser integrado por pesquisadores de instituições de educação superior parceiras em projetos específicos.

Confira a relação dos projetos do Nepel


» A transposição do rio São Francisco: uma análise histórica e socioambiental - em fase de publicação
Pesquisadores: Márcio Santos, Maria Beatriz Gontijo, Maria Elisabete Gontijo, Mônica Meyer
O projeto visou identificar, caracterizar e analisar o contexto histórico, os efeitos socioambientais e os impactos locais resultantes da transposição do rio São Francisco. O projeto foi desenvolvido com recursos financeiros providos pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig. Concluído em 2006

» Análise comparativa dos Regimentos Internos da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados: regimes de discussão e votação - em fase de publicação
Pesquisador: Guilherme Wagner Ribeiro
O projeto pretende efetuar uma comparação acerca da forma com que os regimentos internos da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados organizam o debate e o processo de votação em Plenário, visando analisar como se estabelece o equilíbrio das forças políticas que expressam o pluralismo, que constitui o Parlamento. Tem, portanto, como objetivo geral reconhecer os mecanismos pelos quais os regimentos internos asseguram a expressão deste pluralismo político na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados.

» Políticas Públicas: múltiplos olhares
Coordenação:
Antônio José Calhau de Resende e José Alcione Bernardes Júnior
As políticas públicas consubstanciam programas e ações governamentais voltados para o atendimento das inúmeras necessidades da coletividade nos mais diversos campos, como saúde, educação, segurança, meio ambiente, infraestrutura, entre tantos outros, o que pressupõe escolhas políticas acerca do modo como serão utilizadas as riquezas coletivas. Precisamente por isso, tais escolhas devem emanar dos órgãos representativos da sociedade e, dada a natureza multidimensional das políticas públicas, essas mesmas escolhas, mais do que nunca, exigem a confluência de múltiplos saberes e olhares para a sua boa compreensão.

» A modernidade no discurso parlamentar: A Assembleia e os anos JK
Pesquisadoras: Maria Elisabete Gontijo dos Santos, Maria Beatriz Gontijo dos Santos
Os anos JK na presidência e no Governo de Minas foram marcados por profundas mudanças na estrutura econômica e social do país e do Estado. Mediante análise dos discursos dos parlamentares mineiros nos dois períodos, esse projeto pretende situar e mapear as forças políticas que apoiavam a modernização em curso e aqueles que a ela se opunham, bem como o debate que travava em torno da questão.

» O Controle de constitucionalidade preventivo na Assembleia Legislativo do Estado de Minas Gerais
Pesquisadora:
Marília Horta Simões
O projeto visa a refletir sobre a atuação da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais como instância de controle preventivo de constitucionalidade, por meio da análise da atividade da Comissão de Constituição e Justiça. Tem como objetivo geral explicitar a eficácia ou não do controle de constitucionalidade preventivo como instrumento de defesa do Estado Democrático de Direito e a importância da atuação consciente da Comissão de Constituição e Justiça. Concluído em 2006.

» Avaliação de capital intelectual nas páginas WEB das Assembleia Legislativas brasileiras
Pesquisadores:
Fabíola Beatriz R. Farage Cohen, Sheyla Abreu de Brito Mello, Paula Patrícia de Oliveira, Alexandre Bossi Queiroz
A partir da identificação de elementos do capital intelectual, esse projeto pretende avaliar como os Legislativos Estaduais se colocam na internet; que informações sobre os representantes eleitos e as atividades do Legislativo estão disponíveis; se há estímulo à participação popular e que instrumentos de transparência são utilizados pelas Casas Legislativas, entre outros aspectos. Concluído em 2005.

» Águas, energia elétrica e cultura: o caso Irapé - Uma contribuição à ação político-parlamentar
Pesquisador:
Márcio Roberto Alves dos Santos
O projeto visa investigar os impactos sociocuturais resultantes da construção da barragem de Irapé, no alto Jequitinhonha, cujo reservatório inundará terras de sete municípios mineiros. A partir da análise desse caso específico, será elaborada, com base em fontes bibliográficas, documentais, visuais e orais, uma reflexão sobre a dicotomia entre a geração de energia hidrelétrica e a preservação do patrimônio cultural das populações ribeirinhas removidas para a implantação das usinas. Concluído em 2005.

» De: Eleitor
Para: Representante Legislativo
Desejos, sonhos, devaneios de eleitores mineiros que, legislatura após legislatura, confiam esperanças e expectativas a deputados estaduais

Pesquisadores:
Eliane Aparecida Carneiro Moreira
Estudo da relação entre o eleitor e o seu representante legislativo, através das cartas encaminhadas a gabinetes de deputados da ALMG, no período de 1991 a 2004. Concluído em 2006.

Agenda

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias Relacionadas

fotos

Lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2024
Lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2024
Lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2024
Lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2024
Lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2024
Lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2024
Veja todo conteúdo relacionado: