Escola do Legislativo

Boletim da Escola


EDIÇÃO Nº44 - ANO XV - 29/11 A 03/12/2021



Leia nesta edição:


Acontece oficina sobre escutatória para gestores da Casa
Formação de coordenadores do PJ Minas 2022 recebe inscrição
Servidores podem se inscrever em atividades da Escola 
Últimos dias para participar de curso sobre controle social
Treinamento otimiza trabalho de transcrição de servidores da GTP
Acesso à informação pública é assunto de curso


Acontece oficina sobre escutatória para gestores da Casa

Diretores, gerentes-gerais e gerentes operacionais da ALMG participam, nesta segunda-feira (29), às 14 horas, da oficina virtual Ampliando a escutatória nas práticas cotidianas de gestão. A atividade realça a importância da escuta para o engajamento e trabalho colaborativo, destacando-a como ponto positivo para resolução de conflitos. Será uma oportunidade para promover reflexões e compartilhar ideias, promovendo a interação e troca de experiências entre os gestores. A oficina será conduzida por Ruth Schmitz de Castro, gerente-geral da Escola do Legislativo, e por Vitória Gomide, analista de recursos humanos da Gerência de Gestão de Pessoas. 

O link do Zoom para a videoconferência pode ser acessado no espaço do curso do site de educação a distância da Escola, onde também estará o link para registro de presença. Dúvidas e problemas de acesso devem ser encaminhados para suporte.ead@almg.gov.br. A atividade computará 15 pontos para a carreira profissional do participante. 

Em outubro deste semestre, a Escola do Legislativo ofereceu um encontro sobre o mesmo tema para iniciar a capacitação dos gestores da Casa. A palestra foi ministrada por Thomas Brieu, socioeconomista, diretor da DO IT Brasil, com vasta experiência nas áreas da assertividade, da escutatória e da inteligência emocional.


Formação de coordenadores do PJ Minas 2022 recebe inscrição

Estão abertas as inscrições para a Formação de coordenadores municipais do Parlamento Jovem de Minas 2022. As câmaras municipais integrantes da próxima edição do projeto poderão inscrever, para participar da formação, três representantes até o dia 2 de dezembro. A atividade, que será remota, objetiva desenvolver habilidades nos indicados para a função de coordenação e apresentar abordagens teóricas e metodológicas para trabalhar com os estudantes sobre Saúde Mental de Jovens, tema escolhido para a edição de 2022. Os participantes ainda irão conhecer os instrumentos disponíveis de comunicação institucional que contribuem para fortalecimento do projeto.

Serão ofertadas 3 turmas, cada uma com 150 vagas e com carga horária de 4 horas. Veja quadro abaixo:

Oferta Dia Horário
Turma 1 6 de dezembro Das 13h30 às 17h30
Turma 2 7 de dezembro Das 13h30 às 17h30
Turma 3 9 de dezembro Das 13h30 às 17h30

Os professores da atividade são integrantes da equipe estadual do PJ Minas, colaboradores da ALMG e profissionais da área da saúde. Os docentes servidores da Casa são: Leandra Martins de Oliveira, Ricardo Moreira Martins, Veruska Célia Gontijo, Clair de Lune Novaes de Castro Câmpara e Fabiana Oliveira Fonte Boa. Os convidados da área da saúde são:

- Aloísio Antônio Andrade de Freitas: médico especialista em Psiquiatria e Homeopatia;

- Renata Borja Pereira Ferreira de Mello: psicóloga clínica, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e mestre em Relações Interculturais;

- Simonete Torres Aguiar: médica especialista em Pediatria e em Terapia Intensiva na Pediatria.

Modo de inscrição – As indicações devem ser feitas diretamente no site de educação a distância da Escola, no período de 19 de novembro a 2 de dezembro. Previamente, é necessário ter ou fazer um cadastro no site. Em caso de dúvidas e problemas de acesso, envie um e-mail para suporte.ead@almg.gov.br. Os links do Zoom para acompanhar o encontro e de registro de presença estarão disponíveis na área do curso, no site.

 


Servidores podem se inscrever em atividades da Escola 

Escola do Legislativo disponibiliza atividades para capacitação de público interno da Casa, que podem ser acessadas no site de educação a distância da Escola. Os dados para login ao site são os mesmos usados na rede de computadores da ALMG. Acompanhe a programação das atividades com inscrições abertas:

Atividade Público Inscrições Prazo de realização Palestrante/professor
Gravação do Ciclo de Palestras Direcionamento Estratégico ALMG Servidores da ALMG (ação essencial) 15/11 a 10/12, no site de educação a distância da Escola 15/11 a 10/12

- 1ª palestra: Alaôr Messias Marques Júnior (ALMG)

- 2ª palestra: Mauro César da Silveira (FJP)

- 3ª palestra: Eleonora Cruz Santos e Bruno

Gravação do Curso Democracia Digital Servidores da ALMG. Ação setorial para servidores da DCI, do Espaço Cidadania e da Gerência-Geral de Participação e Interlocução Social. Demais servidores poderão incluí-la como ação fora da matriz. 15/11 a 10/12, no site de educação a distância da Escola 15/11 a 10/12 - Isabele Mitozo e Helga Almeida
Curso Noções de Redação Oficial Servidores da ALMG. Ação pode pertencer ao eixo setorial ou ser incluída como fora da matriz. 18/10 a 30/11, no site de educação a distância da Escola 18/10 a 7/12

- Marcos de Castro Alvarenga

 

Dúvidas e problemas técnicos devem ser encaminhados para o e-mail para suporte.ead@almg.gov.br


Últimos dias para participar de curso sobre controle social

Integrantes dos conselhos municipais de Saúde e de Assistência Social e cidadãos interessados podem se inscrever no curso a distância Participação e Controle Social até a próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro. Há disponível três módulos da atividade: um básico e dois temáticos (Assistência Social e Saúde). O pedido de inscrição para cada módulo é independente e deve ser feito diretamente no site de educação a distância da Escola, após cadastro. 

O curso permitirá que o aluno aprenda melhor sobre as ferramentas de participação popular, conheça mais sobre os conceitos relativos à transparência pública e ao acesso à informação e tenha uma visão geral sobre planejamento e orçamento público. As atividades propostas devem ser concluídas pelo aluno até o dia 5 de dezembro. Dúvidas e problemas de acesso devem ser encaminhados para suporte.ead@almg.gov.br.

A atividade foi desenvolvida pelo servidor Alexandre Bossi Queiroz. Ele acredita que a “participação cidadã é fundamental para a construção ou reconstrução do nosso futuro”. Alexandre destaca a importância do curso para compreensão da “dinâmica do controle das contas públicas, a partir das ideias de Conhecimento, Perseverança, Envolvimento e Cooperação”.

Essa inciativa é uma parceria entre Escola do Legislativo da ALMG, Controladoria – Geral da União (CGU), Controladoria – Geral do Estado (CGE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (Ceas) e Conselho Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte (CMAS).


Treinamento otimiza trabalho de transcrição de servidores da GTP

Nesta semana, inicia o treinamento Manual para Transcrição de Reuniões Legislativas que capacitará servidores lotados na Gerência de Transcrição de Reuniões da Gerência-Geral de Transcrição e Publicação – GTP – para otimizar o trabalho setorial, diminuindo o esforço de digitação, pesquisa e revisão. A atividade objetiva identificar as mudanças feitas no manual da GTP referentes ao desenvolvimento das reuniões de Plenário e de Comissões. Os participantes serão instruídos quanto ao uso adequado dos modelos de trechos, partes e fases das reuniões por meio de códigos para a busca de autotextos no Sistema Integrado de Transcrição – SIT. 

A atividade será ministrada por Francisca de Alencar Andrade, servidora da ALMG. Os encontros serão nos dias 3 e 6 de dezembro, das 14 às 17 horas, na sala da Gerência de Transcrição de Reuniões da GTP (Palácio da Inconfidência, andar SE). Participantes que acompanharão a atividade remotamente devem acessar o link do Zoom, informado pela docente.


Acesso à informação pública é assunto de curso

Nesta sexta-feira (3), acontece o curso remoto Lei de acesso à informação e seu processamento na ALMG para servidores indicados pelo Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC. O encontro permitirá aos alunos adquirir conhecimentos sobre Lei nº 12.527/2011, comumente chamada de Lei de Acesso à Informação – LAI. Serão abordados os fundamentos e a principiologia da norma e dado enfoque à aplicação prática no desempenho das atividades funcionais e setoriais na ALMG.

 A aula será lecionada por Bruno Cláudio Penna Amorim Pereira, consultor na especialidade Direito Constitucional e Administrativo da ALMG, mestre e doutor em Direito Público. A atividade, que será realizada no dia 3 de dezembro, das 8h30 às 11h30, pelo aplicativo Zoom, pertence à matriz setorial dos servidores participantes (15 pontos).


Agenda

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

09:00
Visitas Orientadas
3ª série do Ensino Médio - Escola Estadual Padre José Antônio Pannucci - Conceição da Aparecida - Visita orientada
Local: Externo

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