Perguntas FrequentesPerguntas Frequentes



NA PLATAFORMA ZOOM

FORMAÇÃO FOI EM DEZEMBRO FORMAÇÃO FOI EM DEZEMBRO

Coordenadores veteranos e ingressantes definiram regulamento, calendário e polos regionais de 2022.

Inscrições 2022

Etapa Regional 2020/2021 - 17ª edição - Tema: Meio ambiente e desenvolvimento sustentável

A Etapa Regional compreende o planejamento e o desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Estudo do documento de propostas que será discutido nas atividades da Plenária Regional
  • Preparação dos estudantes para a participação nas atividades da Plenária Regional
  • Discussão sobre os temas sugeridos pelos municípios do polo para a Edição 2022
  • Planejamento e definição de diretrizes para a realização da Plenária Regional
  • Realização da Plenária Regional
  • Registro das propostas priorizadas na Plataforma de Educação a Distância (EaD) da ALMG/Gestão do PJ Minas.

Quando começa?

As Câmaras realizam oficinas de estudos sobre o documento de propostas.

Quando termina?

Com o registro, na Plataforma de Educação a Distância (EaD) da ALMG/Gestão do PJ Minas:

  • Do relatório de realização da Plenária Regional
  • Das propostas priorizadas* para a Etapa Estadual

* Além das propostas, os polos devem registrar o tema escolhido pelos estudantes de cada regional para a Edição 2022. Devem fazer também a inscrição de estudantes e coordenadores que participarão das atividades da Plenária Estadual.



ATIVIDADE PERÍODO DE REALIZAÇÃO DESCRIÇÃO
Divulgação das propostas para a Plenária Regional Agosto a outubro de 2021 As Coordenações dos polos divulgam o Documento de Propostas para a Plenária Regional.
Preparação para a Plenária Regional Agosto a outubro de 2021 Em cada município, estudantes estudam o Documento de Propostas que serão discutidas e votadas na Plenária Regional.
Plenárias Regionais Agosto a outubro de 2021 Em Grupos de Trabalhos e na Plenária, estudantes debatem, votam e priorizam as propostas para a Etapa Estadual. Estudantes elegem os representantes que participarão da Plenária Estadual.
Campanha #QuemContaÉVocê (nas redes sociais do PJ Minas) Agosto a outubro de 2021 Envio de relatos dos jovens participantes sobre as Plenárias Regionais de seus polos.
Campanha #ComoVejoMinhaCidade #MeioAmbiente (nas redes sociais do PJ Minas) Setembro e outubro de 2021 Jovens do ensino médio refletem sobre o tema da edição por meio da produção de fotos. A Coordenação Municipal envia às redes sociais do PJ Minas a foto representante do município (até 8/10/21). Em seguida, é iniciada a mobilização por curtidas. As 5 fotos mais curtidas são publicadas no perfil da ALMG no Instagram, e o estudante que tiver a foto mais curtida recebe premiação.
Envio das propostas priorizadas à Coordenação Estadual Agosto a outubro de 2021 As Coordenações Regionais enviam à Coordenação Estadual as propostas priorizadas nas plenárias. Elas serão consolidadas e vão compor um documento com propostas que serão discutidas nos Grupos de Trabalho e na Plenária Estadual.
Inscrição dos participantes da Plenária Estadual Outubro Os coordenadores de polo fazem a inscrição de estudantes e coordenadores que participarão das atividades da Plenária Estadual, na plataforma de Educação a Distância (EaD) da ALMG/Gestão do PJ Minas.

As Plenárias Regionais da 17ª edição do Parlamento Jovem de Minas acontecem em outubro.

(calendário em atualização)


  • 6/10/21: Polo Sul II
  • 8/10/21: Polo Sudoeste
  • 14, 20 e 21/10/21: Polo Zona da Mata II (Grupos de Trabalho)
  • 19/10/21: Polo Médio Piracicaba
  • 20/10/21: Polos Conexão Sul; Médio Espinhaço; Vertentes e Zona da Mata III
  • 21/10/21: Polos Zona da Mata I; Vale do Rio Doce/Vale do Aço; e Triângulo
  • 22/10/21: Polos União Norte e Alto Jequitinhonha/Mucuri

Consulte a composição dos polos do PJ Minas 2020/2021.


A Coordenação Estadual fez a compilação técnica das sugestões recebidas dos jovens do ensino médio dos 17 polos regionais, definindo, então, três sugestões para a votação final, em 30 de setembro.

  • Educação inclusiva: acessibilidade e sistemas alternativos de comunicação (recebeu 36 votos)
  • Jovem e mercado de trabalho (recebeu 58 votos)
  • SAÚDE MENTAL DO JOVEM (TEMA ESCOLHIDO!!! - 136 dos 230 votos)

    Subtemas:
    * Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental
    * Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental
    * Uso saudável das novas tecnologias

Documento da Área de Consultoria da ALMG - Informações úteis sobre cada sugestão de tema

Assista no YouTube à votação remota do tema 2022

Votação remota e ampliada!

A votação do tema 2022 sofreu mudanças, tendo em vista a pandemia de Covid-19. Houve ajustes no calendário, para agilizar e ampliar o processo da escolha do tema da próxima edição.

Os jovens fizeram a defesa de cada um dos três temas em debate, assim como ocorreu na Plenária Estadual de 2019. Mas as semelhanças pararam aí. As diferenças em relação a 2019 foram as seguintes:

  • A votação do tema 2022 foi remota (e não presencial).
  • Todos os participantes puderam votar no tema (e não apenas os delegados da Plenária Estadual que, em 2019, foram 120).
  • Os estudantes puderam fazer campanhas antes do dia da votação, tanto nas redes sociais do PJ Minas quanto nas redes sociais das cidades parceiras.
Como se chegou às três sugestões de temas?

Em agosto, cada Coordenação Municipal ouviu os alunos do ensino médio sobre o tema a ser estudado no PJ Minas em 2022. Nos debates em cada cidade, os jovens precisaram levar em conta critérios como viabilidade, originalidade e relevância, ao avaliar cada ideia de tema.

Ainda em agosto, a Coordenação Municipal enviou a sugestão escolhida à coordenação do seu polo. Em seguida, os jovens de todo o polo regional se reuniram, para definir a proposta de tema encaminhada à Coordenação Estadual (até 26 de agosto).

 

Votação do tema do PJ Minas 2022 - Calendário e dinâmica do evento remoto

ATIVIDADE DATA/PERÍODO DE REALIZAÇÃO DESCRIÇÃO
Divulgação das 3 sugestões de tema para o PJ Minas 2022 2/9/2021 A Coordenação Estadual reúne as propostas dos jovens do ensino médio e, depois de fazer a compilação técnica, divulga as 3 sugestões que estarão em debate. São elas: Educação inclusiva: acessibilidade e sistemas alternativos de comunicação; Jovem e mercado de trabalho; Saúde mental do jovem.
Divulgação de documento da Área de Consultoria da ALMG sobre as 3 sugestões de temas 15/9/2021 A Coordenação Estadual divulga documento elaborado pela Área de Consultoria da ALMG com informações úteis (estatísticas, legislação, análises, etc) sobre as 3 sugestões de temas.
Debates em cada cidade sobre as 3 sugestões de temas. Campanha "Eleições no PJ Minas - Tema 2022" nas redes sociais

Perfil do PJ Minas no Instagram

Perfil do PJ Minas no Facebook

14 a 29/9/2021 Os jovens do ensino médio fazem debates em suas cidades e em seus polos sobre as 3 sugestões de tema. Em paralelo, participam de campanha nas redes sociais do PJ Minas. Como é a campanha: produção de vídeos pelos estudantes dizendo o porquê de sua escolha. Momento de troca de ideias, de posicionamento e de convencimento dos pares.
Inscrições dos jovens que farão a defesa de temas, na votação remota de 30/9/21 22 a 24/9/2021 As Coordenações Regionais enviam à Coordenação Estadual os nomes dos estudantes do ensino médio que farão a defesa de temas. Modo de envio: através do email pjminas@almg.gov.br

Obs: Se houver mais de 5 inscrições para a defesa de algum dos 3 temas, as Coordenações Regionais devem decidir entre si quais participantes farão as defesas e informar os escolhidos para a Coordenação Estadual até 29/9/2021.
Votação do tema do PJ Minas 2022 (canal da Escola do Legislativo da ALMG no YouTube) 30/9/2021, a partir das 14 horas Após a abertura do evento (14h), os jovens escolhidos fazem a defesa dos temas. O tempo de apresentação para cada tema é de 12min, distribuídos por até 5 participantes.
* "Educação inclusiva: acessibilidade e sistemas alternativos de comunicação": defesa por jovens dos Polos Oeste, Triângulo e Zona da Mata III.
* "Jovem e mercado de trabalho": defesa por jovens dos Polos Conexão Sul, Oeste, Sul II e III, Zona da Mata I e Triângulo.
* "Saúde mental do jovem": defesa por jovens dos Polos Alto Jequitinhonha, Médio Espinhaço, Médio Piracicaba, Metropolitano, Sudoeste, Triângulo, União Norte, Vale do Aço/Vale do Rio Doce, Zona da Mata II e III.
Em seguida, tem início o processo de votação remota e, depois, a divulgação do tema eleito para o PJ Minas 2022. Tema escolhido: "Saúde mental dos jovens".

CURSO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DESCRIÇÃO INSCRIÇÃO
É você que faz política
Veja exposição on-line
14/5 a 22/10/2021 Refletir sobre o termo política, sua função na organização da sociedade e o papel de cada cidadão no exercício político cotidiano. 14/5 a 15/10/2021
Plataforma de educação a distância
Linguagem e Parlamento: produção textual oral e escrita 10/5 a 22/10/2021 Desenvolver a oralidade para a discussão de propostas nas plenárias do Parlamento Jovem de Minas. Redigir propostas para o Legislativo com clareza, coesão e objetividade. 10/5 a 15/10/2021
Plataforma de educação a distância

O Programa de Formação On-line tem como público preferencial coordenadores, monitores e estudantes do ensino médio do PJ Minas, porém é aberto a qualquer interessado que queira participar.

Para participar dos estudos e debates, é preciso acessar a plataforma de Educação a Distância (EaD) da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas.

  • Usuário já cadastrado na plataforma EaD: ir à página principal do curso desejado, onde está o link para a inscrição.
  • Usuário sem cadastro na plataforma EaD: cadastrar-se na tela principal da plataforma para, então, se inscrever no curso desejado.

Plataforma de Educação a Distância


Escolha do tema do PJ Minas 2022

Regulamento - PJ Minas 2021

Glossários do PJ Minas
  • Glossário de Termos do PJ Minas
    26 verbetes que explicam as etapas, as plenárias, os diversos tipos de documentos da edição e os termos usados nas plenárias do projeto.


Texto base (edição 2020) e consolidado da legislação ambiental - PJ Minas 2020

Câmaras e polos

 

Vamos falar sobre...Parlamento Jovem de Minas - Volume 1 - Educação em Rede
(Publicação elaborada pela Escola do Legislativo da Assembleia de Minas, coordenadora estadual do PJ Minas).

Vamos falar sobre...Parlamento Jovem de Minas - Volume 2 - Metodologias ativas para a educação política de jovens
(Publicação elaborada por Alexandre Teixeira e Júnia Ferreira, da PUC Minas).


O Kit de Comunicação é um conjunto de peças e documentos reunidos pelos profissionais de comunicação da ALMG com o objetivo de facilitar para as Câmaras Municipais o trabalho de divulgação, mobilização e relacionamento com os públicos do PJ Minas.

Consulte também:

 

Divulgação/Mobilização
Vídeos produzidos pela Área de Comunicação da ALMG em parceria com a Coordenação Estadual do PJ Minas

Publicados no YouTube:

PJ Minas faz 18 anos em 2021 - Vem fazer parte do nosso projeto!

Mobilização PJ Minas 2020/2021 - Bora debater sobre o meio ambiente

Vem para o PJ Minas em 2021!


Publicado no Portal da Assembleia de Minas:

Vídeo institucional do PJ Minas (produzido em 2020)

Divulgação/Mobilização
Spots (comercial ou anúncio com duração breve) para rádios produzidos pela Rádio Assembleia

Anima aí! Tem Parlamento Jovem em ação!

Dilemas globais do meio ambiente estão em debate no PJ 2020/2021


Modelo de release (texto informativo para a imprensa)
  • Modelo de release sobre o PJ Minas
    (Texto informativo que tem como público-alvo a imprensa, com sugestões de adaptação para contemplar a realidade local e regional).


Divulgação/Mobilização - Peças para materiais gráficos (JPGs - resolução para web)

Divulgação/Mobilização - Peças para materiais gráficos (PDFs - resolução para impressão)

Folder sobre o PJ Minas e Cartilha sobre o Facebook




Vídeos

26/11/2021

Estudantes aprovam propostas na Plenária final

O Parlamento Jovem 2021 encerrou mais um ano de debates envolvendo estudantes do ensino médio de todas as regiões de Min...

00:05:31 | (81770kb)

19/11/2021

Parlamento Jovem 2021 entra na reta final

Estudantes de várias regiões de Minas participam da etapa estadual, que começou nesta sexta-feira (19.11). O programa de...

00:02:09 | (27104kb)

19/11/2021

Assembleia em Destaque: Natal Sem Fome, projetos aprovados, PPAG, reivindicações dos filhos de hansenianos

Um fato que marcou a semana no Legislativo mineiro foi a assinatura, pelo presidente da Assembleia, de uma carta de ades...

00:05:37 | (64874kb)


Áudios

28/12/2021 11:24

Saúde mental do jovem no foco do Parlamento Jovem de Minas

A edição de 2022 do projeto de formação cidadã estudantes contará com 116 câmaras municipais.

00:04:09 | Download (3898kb)

02/12/2021 07:20

Parlamento Jovem - Qual a sua idade há 18 anos?

Se estava no ensino médio ou se participou do PJ nesses últimos anos, ajude a contar a história do projeto. O prazo vai até 12/12.

00:02:17 | Download (2147kb)

01/12/2021 12:16

Parlamento Jovem - Meio ambiente tem novas sugestões para preservação

Os jovens de xx municípios de Minas, propuseram, debateram e votaram 11 propostas que serão analisadas pelos deputados.

00:02:45 | Download (2582kb)

 

 

ALMG nas redes sociais