Sobre o evento

Cidades sustentáveis é tema do Parlamento Jovem de Minas 2013

O tema do Parlamento Jovem de Minas 2013 é "Cidades Sustentáveis - Desafio para as Novas Gerações". A escolha foi feita pelas 18 câmaras municipais participantes do projeto, que está na sua 10ª edição. Os jovens do ensino médio são o público-alvo da iniciativa de formação política, resultado de parceria entre a ALMG, a PUC Minas e câmaras de várias regiões do Estado. Conheça as câmaras e escolas participantes do PJ em 2013.

A programação do PJ Minas tem duas etapas: municipal e estadual. A etapa municipal do PJ Minas 2013 é realizada entre fevereiro e julho. Nesse período os jovens estudam o tema e votam propostas para serem encaminhadas à etapa estadual, em agosto, em Belo Horizonte. Durante a etapa municipal, as câmaras recebem a visita técnica da Escola do Legislativo e da PUC Minas, como apoio à capacitação dos estudantes. Alunos do curso de Ciências Sociais da universidade atuam como monitores do projeto.

Entenda o conceito de Cidades Sustentáveis

Facebook e blogs incentivam cidadania digital

As mídias sociais são aliadas dos monitores da PUC Minas e dos estudantes do ensino médio. Com o Portal da ALMG, blogs criados pelas câmaras são espaço de diálogo e relacionamento entre os participantes. O Facebook do PJ Minas também é canal para compartilhar experiências.

Cidades participantes - Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Espera Feliz, Iturama, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba, Viçosa, Visconde do Rio Branco.

Os municípios que integram o PJ pela primeira vez são Matias Barbosa e Uberaba. São Pedro dos Ferros e Patos de Minas retiraram sua participação em março e abril de 2013, respectivamente.