Educação para Cidadania

Educação a Distância

A ALMG, por meio da Escola do Legislativo, incorporou a modalidade de educação a distância, para ampliar o alcance de suas ações e torná-las acessíveis aos interessados em conhecer ou se atualizar sobre o Parlamento. Entre os temas de cursos, destacam-se história política mineira e noções de processo e técnica legislativa.

Público-alvo: servidores da ALMG, vereadores e servidores das Câmaras Municipais e público externo.

Formatos:
- Autoinstrucionais: o estudante é responsável pelo seu processo de aprendizagem. Ele define o seu próprio ritmo, período e sequência de estudo, sem interação com o professor.
- Com interação: o professor interage com os alunos na discussão dos conteúdos, na prática de atividades participativas e colaborativas. Ele influi no ritmo e na sequência do aprendizado.

Acompanhe a oferta de cursos a distância pelo Calendário de Atividades da Escola do Legislativo ou pelo Boletim da Escola.


Cursos

Os cursos a distância são oferecidos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da ALMG, utilizando a plataforma Moodle aberta e gratuita. É necessário se cadastrar para fazer a inscrição.

Responsabilidade fiscal e Orçamento público (Programa de Capacitação em Poder Legislativo municipal)

Objetivo: subsidiar os participantes com conhecimentos básicos sobre os princípios e as legislações que tratam da responsabilidade fiscal e do processo de elaboração orçamentária.

Público-alvo: vereadores e servidores de Câmaras

Inscrições: até 12/9/17

Período do curso: 13/9 a 10/10/17

Vagas: 150

Carga horária: 16 horas

Informações sobre o curso

Sistema Nacional de Cultura: Aspectos Jurídicos, Políticos e Práticos

Objetivo: estimular e fortalecer a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e habilitar os participantes para fundamentar ações, projetos, programas e políticas públicas. Esclarecer dúvidas sobre os trâmites burocráticos para efetivar a adesão ao sistema. Abordar tópicos da política cultural municipal.

Público-alvo: agentes públicos municipais.

Inscrições: até 15/9/17

Período do curso: 5/9 a 6/11/17

Vagas: 1,3 mil

Carga horária: 50 horas

Informações sobre o curso

Estado e Participação – Entendendo Conceitos para Exercício da Cidadania

Objetivo: ensinar sobre a estrutura e o funcionamento do setor público, do ciclo de políticas públicas e suas etapas (planejamento, execução, monitoramento e avaliação), em especial no Estado de Minas Gerais.

Público-alvo: membros dos Colegiados Executivos em cada um dos 17 Territórios de Desenvolvimento, especialmente os representantes da sociedade civil, eleitos nos Fóruns Regionais de Governo.

Inscrições: até 10/11/17

Período do curso: até 1º/12/17

Vagas: sem limite

Carga horária: 24 horas

Informações sobre o curso

 

 



Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Agenda

Terça-feira, 26 de Setembro de 2017

19:00
Palestras
Pensando em Minas: A Presença de José Murilo de Carvalho e Evaldo Cabral de Mello na Atual Cena Historiográfica Brasileira. - Turma 1
Local: ALMG - Teatro

Veja também

  • Biblioteca
  • Legislação
  • Livraria
  • Visite a Assembleia

Perguntas Frequentes

Notícias Relacionadas

Educação para Cidadania

Veja todo conteúdo relacionado: