Conheça os Deputados da 18ª legislatura (de 01/02/2015 a 31/01/2019)

  • João Alberto

  • Biografia

Principais Fatos da Vida Profissional e Política:

Advogado. Tem forte atuação em temas ligados à juventude, tendo sido presidente do Conselho Estadual da Juventude entre 1999 e 2002. Também foi presidente estadual e nacional da juventude do PMDB e atualmente é membro da direção do partido em Minas Gerais. Entre 2004 e 2006, foi secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru). Já entre os anos de 2007 e 2013, foi diretor-presidente da CeasaMinas. No período de 2008 a 2013, atuou como presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). Entre 2013 e 2014, foi secretário nacional de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ainda em 2013, assumiu o cargo de diretor da World Union of Wholesale Markets (WUWM) - União Mundial de Mercados Atacadistas. Atuou em órgãos públicos e conselhos de Minas Gerais, como o de Política de Meio Ambiente e o de Desenvolvimento Regional e Política Urbana; e do País, como o de Administração da Região Integrada do Desenvolvimento do Entorno de Brasília, Goiás e Minas Gerais. João Alberto segue os passos do pai, o ex-deputado estadual João Bosco Murta Lages, já falecido, que foi conselheiro e presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais e suplente de senador. As principais regiões de atuação política são Central, Sul e Vale do Jequitinhonha. Obteve maior votação nos municípios de Belo Horizonte, Boa Esperança, Periquito, Araçuaí, Rubelita e São Gotardo.

Legislaturas:

18ª - 2015-2019- Suplente de Tadeu Martins Leite
de 04/02/2015 até 03/05/2016 (Em exercício em 04/02/2015)

Filiação Partidária no exercício do mandato:

PMDB desde 04/02/2015

Votação do deputado em 2014 por:

Município

Microrregião

Macrorregião

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Veja também

  • Entenda a Assembleia
  • Lideranças
  • Representação Partidária

Perguntas Frequentes

  • O que faz o deputado estadual?

    Membro da Assembleia, o deputado estadual representa os interesses da sociedade no Parlamento, sendo eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos. O exercício do mandato compreende várias atividades, entre elas a discussão e a produção de leis que têm impacto direto na vida das pessoas, como nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente e defesa do consumidor.
    O deputado também fiscaliza o Executivo, avaliando as políticas públicas. Para isso, pode solicitar informações ao Governo e convocar secretários de Estado. Faz ainda a intermediação de conflitos entre, por exemplo, os cidadãos e o Estado.
    O parlam... Leia mais

  • Como é estipulado o número de 77 deputados estaduais?

    O número de deputados estaduais é definido de acordo com as Constituições Federal e Estadual, proporcionalmente à população do Estado, e tem como base a representação na Câmara dos Deputados. Para se chegar ao número de deputados estaduais, é utilizada a regra do triplo, que tem aplicabilidade limitada a 12 deputados federais (cujo triplo é 36).
    Para os estados que possuem mais de 12 deputados federais, caso de Minas, aplica-se essa mesma regra; porém, deve-se acrescentar ao triplo (36) o número de deputados federais excedentes a 12.
    Ou seja, o cálculo do número de deputados estaduais é feito multiplicando-se 12 por três (3... Leia mais

  • Como consigo uma lista com os telefones de todos os deputados?

    A relação de todos os deputados da atual legislatura com os respectivos telefones de contato, fax, e-mail e outras informações pode ser consultada no Portal da Assembleia, na seção Fale com a Assembleia.

  • Qual é a remuneração mensal dos deputados?

    A remuneração dos deputados mineiros corresponde a 75% da recebida pelo deputado federal, conforme legislação estadual combinada com o Decreto Legislativo 112, de 2007, da Câmara dos Deputados, e Ato Conjunto das Mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

    Todos os valores estão detalhados na aba Remuneração dos Deputados e Custeio, na página Prestação de Contas.

    O deputado estadual pode optar pela remuneração simbólica de um salário mínimo, conforme dispõe a Leia mais

  • Que outros valores o deputado pode receber como remuneração?

    O deputado recebe ajuda de custo correspondente a duas parcelas nos valores do subsídio, pagas no início e no encerramento de cada legislatura, conforme a Lei 20.337, de 2012.

    Também recebe uma outra parcela correspondente ao valor do subsídio, a ser paga no mês de dezembro, proporcionalmente ao efetivo exercício do mandato parlamentar no ano.

    Todos os valores que o deputado pode receber como remuneração estão detalhados na aba Remuneração dos Deputado... Leia mais