Pronunciamento

Discurso

Autor:
DEPUTADO DOUTOR JEAN FREIRE

Data: 18/12/2015   Hora: 10:00


Partido:
PT


Tipo:
Discurso


Resumo:
Comenta os trabalhos realizados durante a 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 18ª Legislatura e parabeniza, pela atuação, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes, a Mesa da Assembleia e os demais parlamentares e servidores da Casa.


Assunto:
(ALMG).


Reunião:
Tipo: SOLENE Número: ª Data: 18/12/2015 Hora: 10:00


Legislatura: 18 ª Sessão Legislativa: 1 ª Tipo da Sessão: ORDINÁRIA


Publicação: Diário do Legislativo em 12/01/2016 Pág: 3 Col: 1


REUNIÃO SOLENE DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 18/12/2015

Palavras do deputado Doutor Jean Freire

Sr. Presidente, caros colegas presentes, gostaria de agradecer a todos vocês por este ano, desde a primeira reunião até esta última, a que fiz questão de comparecer. Não tem sido fácil realmente, Sr. Presidente, todas as segundas-feiras percorrer 750km, como sempre lembra aqui o deputado Sargento Rodrigues, em direção a Belo Horizonte, para retornar todas as sextas-feiras, como farei daqui a pouco, mas faço isso para continuar morando em minhas bases e não esquecer as lutas históricas que aquela região do Vale do Jequitinhonha sempre sofreu; é um esquecimento histórico por parte de todos, de todos os governantes que passaram. Queria agradecer ao governo e ao governador, que, neste ano, já compareceu muitas vezes no Vale do Jequitinhonha. Ainda ontem, esteve presente na terceira etapa do fórum, em Itaobim.

Temos travado algumas lutas históricas. É evidente que somos deputados que representamos todo o Estado de Minas Gerais, mas não quero esquecer a votação histórica que aquela região me deu: mais de 80% dos votos; lá é meu quintal. Dizem que o local mais importante da vida, deputado Duarte Bechir, é o quintal da nossa casa, e o Vale do Jequitinhonha é o meu quintal. Venho, com muito orgulho, representar aquela região aqui e tenho recebido apoio de todos os pares.

Ainda ontem, no orçamento, nessa minha primeira participação, tivemos orgulho – e agradeço aos membros da comissão de orçamento por terem acatado parte da nossa emenda. A peça primária não vinha trazendo a questão da LMG-677, e ontem ela foi incluída aqui, na votação de uma emenda de nossa autoria. Espero, de uma vez por todas, que aquela região seja realmente lembrada. Tenho dito, quanto à questão da água, que só acontece a crise hídrica quando a água falta para os ricos, mas, quando falta para o Jequitinhonha, o Norte de Minas e o Vale do Mucuri, ela não acontece.

Agradeço à Casa e ao presidente, neste ano, pela criação, também a pedido deste mandato, da Comissão das Águas, de que tenho o prazer de ser relator. Percorremos todo o Estado e o Vale do Jequitinhonha, e acredito que não só necessitamos de ajuda, mas também temos muito a contribuir.

O Vale do Jequitinhonha historicamente convive com a questão da seca, e temos muito a contribuir. Quanto à questão da LMG-677 e da BR-367, serei incansável nessa luta e vou relembrar sempre. Sempre estarei nesta Casa pautando todas as questões estruturais de que o Vale ainda necessita.

Gostaria de agradecer ao governo pelos fóruns de governo. Escutar as pessoas é um exercício muito bom não só para ganhar uma eleição, como também para governar. O Vale do Jequitinhonha e o Vale do Mucuri aceitaram isso de muito bom grado. Ontem pudemos ver o compromisso deste governo de procurar efetuar não todas as questões levantadas pelo nosso povo, porque sabemos como é difícil, mas, pelo menos, tentar amenizá-las.

Presidente, há poucos dias ouvi uma fala sua no Serro sobre o nosso vice-governador, Toninho Andrade. Permita-me que eu também refira essas palavras para adjetivar V. Exa. V. Exa é um presidente que inspira, não conspira. Parabéns pelo seu trabalho. A primeira viagem que fiz por esta Casa foi com o senhor e aprendi muito, desde aquele dia, a conhecer o seu trabalho. Todos aqui têm uma história linda. Ao conversar com um e outro deputado, percebemos a história de cada um. Naquele dia pudemos conversar sobre a nossa história de vida. Eu o conhecia só de vê-lo em propagandas no Vale do Jequitinhonha e aprendi a conhecê-lo diferentemente. Parabéns pelo belíssimo trabalho que tem desenvolvido nesta Casa.

Parabéns ao governador Fernando Pimentel. Outros podem dizer, mas não sei se, em um ano, um governador já esteve tantas vezes na Assembleia Legislativa discutindo projetos. O governador Fernando Pimentel tem recebido os deputados sem olhar questões partidárias e esteve nesta Casa todas as vezes que sua presença foi solicitada. Isso faz com que os Poderes caminhem em harmonia.

Gostaria de parabenizar cada servidor desta Casa. O fotógrafo, o operador de câmera, aquele que cuida do nosso gabinete, os jornalistas, toda a comunicação, a polícia legislativa. Não conheço outras casas legislativas, mas, na segunda-feira, vou conhecer o trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia, onde fui convidado a participar de uma audiência sobre a questão da monocultura do eucalipto. Mesmo assim, eu me arrisco a dizer que esta Casa tem o melhor quadro que uma assembleia legislativa pode ter neste país.

Se V. Exa. me permite, presidente, gostaria de falar também sobre a questão do eucalipto. A monocultura do eucalipto vem devastando o Vale do Jequitinhonha, vem acabando com as nossas nascentes, vem destruindo as nossas estradas. Quero parabenizar o Estado que, a nosso pedido, parou há um mês o tráfego das carretas de eucalipto pela LMG-677, que faz esse transporte de eucalipto de maneira irregular, sem permissão.

Foram tantos os momentos que passamos nesta Casa! Alguns projetos de lei foram votados sem a compreensão da população, mas tinham que ser votados. Muito obrigado a cada colega. Vejo colegas que ideologicamente são totalmente diferentes de mim, mas aprendi muito com eles. Aprendi com a maneira deles a tratar as questões, a falar. É muito importante aprendermos com todos. A harmonia, mesmo nos momentos mais difíceis, é muito importante nesta Casa.

Gostaria de destacar, por último, Presidente, o papel do Supremo ontem. Não podemos regredir. O papel do Supremo ontem foi importante para restabelecermos a democracia neste país. Não que já tenhamos saído dela, mas para estabelecermos o sonho permanente da democracia neste país.

Um abraço a todos os colegas. Feliz Natal a todos os colegas e a todos os que estão nos ouvindo. Muito obrigado realmente por terem me dado a oportunidade de conviver com V. Exas. este ano.



Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Perguntas Frequentes

  • Que pronunciamentos estão disponíveis no portal?

    Estão disponíveis os pronunciamentos de deputados feitos nas reuniões de Plenário e em eventos institucionais como seminários legislativos, fóruns técnicos e ciclos de debates. Podem-se pesquisar declarações de voto; discursos e apartes; questões de ordem; e decisões do presidente da Assembleia sobre os trabalhos legislativos.
    Também estão disponíveis pronunciamentos feitos por palestrantes, debatedores e demais participantes nos eventos citados.
    O resultado de pesquisa exibe pronunciamentos integrais a partir de 2001. Dados referenciais estão disponíveis desde 1988.

  • Quando os pronunciamentos estão disponíveis para consulta no portal?

    Os pronunciamentos estão disponíveis para consulta no dia seguinte ao de sua publicação no diário oficial do Estado.

  • Os pronunciamentos são editados antes de serem liberados?

    Os pronunciamentos não são editados. O que é feito, ao final das reuniões do Plenário, é a revisão e a montagem das notas taquigráficas dos discursos.

Veja também