Pronunciamento

Discurso

Autor:
DEPUTADO DOUTOR JEAN FREIRE

Data: 15/10/2015   Hora: 20:00


Partido:
PT


Cargo:
Presidente “ad hoc”


Tipo:
Discurso


Resumo:
Transcurso do 60º aniversário de fundação da Associação dos Avicultores de Minas Gerais – Avimig.


Assunto:
CALENDÁRIO.


Reunião:
Tipo: ESPECIAL Número: 40 ª Data: 15/10/2015 Hora: 20:00


Legislatura: 18 ª Sessão Legislativa: 1 ª Tipo da Sessão: ORDINÁRIA


Publicação: Diário do Legislativo em 21/10/2015 Pág: 12 Col: 1


40ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 15/10/2015

Palavras do presidente (deputado Doutor Jean Freire)


O presidente (deputado Doutor Jean Freire) - Sr. Antônio Carlos Vasconcelos Costa, presidente da Avimig; Exmo. Srs. Rubens Soalheiro, superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; deputado federal Mauro Lopes; João Cruz Reis Filho, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a quem parabenizo pelo trabalho que está desenvolvendo à frente da secretaria; Sr. Nivaldo Silva, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais; Exmo. Sr. deputado Nozinho, amigo, companheiro de parlamento, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem – parabéns, deputado, por esta iniciativa, e parabéns pelo belíssimo trabalho que vem desempenhando nesta Casa –, primeiramente quero dizer que é uma honra estar aqui representando o nosso presidente, deputado Adalclever Lopes. Senhores e senhoras, boa noite.

A Assembleia mineira tem a grande alegria de homenagear a Associação dos Avicultores de Minas Gerais pelos 60 anos de sua existência, gerando riqueza e promovendo o desenvolvimento do Estado. Em um momento de crise, vem o agronegócio, incluindo o setor de exportação, demonstrando sua competitividade, eficiência e boa gestão, dando um exemplo aos demais segmentos da economia. Para que essa situação se mostrasse favorável aos nossos avicultores, que, com o frango, exportam quase a metade do setor de carnes, foi registrado um longo histórico de lutas. Essa constante lida inclui o estabelecimento de políticas públicas e a defesa de melhores taxas de juros e de financiamento, ao lado da atenção às condições sanitárias e de meio ambiente.

Nossos produtores, na verdade, têm seus direitos defendidos desde a pioneira Associação Mineira de Avicultura, criada em 1955, sob a liderança do médico-veterinário Fernando Emílio Magalhães, período em que se criaram as bases do associativismo em nosso território. A instituição foi se firmando aos poucos, por contatos com empreendedores e técnicos de outros estados e do exterior, e, a partir dos anos de 1970, começou a ter seus trabalhos acompanhados pela Acar, depois transformada em Emater. Nos meados dos anos de 1990, a avicultura mineira conheceu um significativo crescimento, com a implantação do sistema de integração no setor de corte. Foi também a época em que a associação criou seus conselhos técnicos ligados a segurança e à medicina do trabalho, jurídico e contábil, científico e de sanidade agrícola, sempre defendendo as práticas mais produtivas e sustentáveis.

Hoje, presidida por Antônio Carlos Vasconcelos Costa, a Avimig vem estreitando suas relações com os setores públicos e fortalecendo parcerias com segmentos que apresentam os mesmos pleitos que os seus. É também sua preocupação a definição de estratégias de inserção dos produtos no mercado global, sem descuidar do consumo interno, conforme as mais modernas normas de segurança alimentar.

Em nome do povo mineiro, esta Assembleia cumprimenta cada associado da Avimig, consciente do quanto todos nós somos beneficiados pelo sucesso que tem marcado a história desse ramo tão significativo de nossa economia. Muito obrigado.



Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Perguntas Frequentes

  • Que pronunciamentos estão disponíveis no portal?

    Estão disponíveis os pronunciamentos de deputados feitos nas reuniões de Plenário e em eventos institucionais como seminários legislativos, fóruns técnicos e ciclos de debates. Podem-se pesquisar declarações de voto; discursos e apartes; questões de ordem; e decisões do presidente da Assembleia sobre os trabalhos legislativos.
    Também estão disponíveis pronunciamentos feitos por palestrantes, debatedores e demais participantes nos eventos citados.
    O resultado de pesquisa exibe pronunciamentos integrais a partir de 2001. Dados referenciais estão disponíveis desde 1988.

  • Quando os pronunciamentos estão disponíveis para consulta no portal?

    Os pronunciamentos estão disponíveis para consulta no dia seguinte ao de sua publicação no diário oficial do Estado.

  • Os pronunciamentos são editados antes de serem liberados?

    Os pronunciamentos não são editados. O que é feito, ao final das reuniões do Plenário, é a revisão e a montagem das notas taquigráficas dos discursos.

Veja também