Municípios de Minas Gerais

Encontre informações sobre os municípios mineiros; divisão do Estado em macro e microrregiões; contatos das associações de municípios e de instituições governamentais municipais, estaduais e federais, em cada cidade.


Informações sobre relevo, clima, bacia hidrográfica, atividade econômica, serviços essenciais, população e reservas minerais, entre outras. Última atualização no portal da ALMG: Junho de 2010.
Fonte: Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

Região

Macrorregião: Triângulo

Caracterização

Área: 1126.66 km

Principais rios:

Ribeirao Parafuso
Rio Grande
Represa de Agua Vermelha

Fonte: Instituto de Geociências Aplicadas - IGA
Fonte: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Energia elétrica

CEMIG - 2005

Fonte: Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG

Mapa


Transportes

Distâncias aproximadas aos principais centros:

BELO HORIZONTE: 719 Km
Rio de Janeiro: 1165 Km
São Paulo: 665 Km
Brasília: 725 Km
Vitória: 1270 Km

Municípios limítrofes:

CAMPINA VERDE
ITAPAGIPE
ITURAMA

Para conhecer o histórico do município, além de informações relacionadas à sua população, economia, saúde, educação, infraestrutura, entre outras, acesse os bancos de dados Cidades@ e Sidra, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e Atlas Brasil. E para saber a distância e as principais rodovias que o ligam a Belo Horizonte, acesse o site do DER-MG. Além dessas informações, você pode conhecer a situação desse município com relação a indicadores específicos de algumas políticas públicas, na seção "Dados e Indicadores" de cada tema no Site Políticas Públicas Ao Seu Alcance.

Lista de municípios de cada microrregião integrante das 10 regiões de planejamento de Minas Gerais.

Lista de municípios de cada uma das 66 microrregiões do Estado.

Lista das 40 associações de municípios do Estado, com o nome do presidente, endereço e telefone de contato.
Fonte: Associação dos Municípios Mineiros (AMM).

Em cada município, escolha a categoria desejada (dados de câmara, prefeitura ou órgãos das administrações públicas federal, estadual e municipal).
Fonte: ALMG.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Veja também

  • Denominações urbanas
  • Entenda a Assembleia
  • Lideranças
  • Representação Partidária

Perguntas Frequentes

  • É possível emancipar um distrito atualmente?

    Não. A Emenda Constitucional Federal 15, de 1996, determinou que a criação de municípios dependerá de lei estadual a ser aprovada dentro de período determinado por lei complementar federal - ainda não votada pelo Congresso Nacional. A Emenda 15 também estabeleceu que a criação de municípios dependerá de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações das cidades envolvidas, após a divulgação de Estudos de Viabilidade Municipal. Com isso, decisão da Mesa da Asse... Leia mais

  • Como são atualizados os dados sobre os municípios mineiros?

    As informações básicas e os indicadores socioeconômicos sobre os municípios mineiros são fornecidos à Assembleia de Minas pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi). Os dados exibidos no portal da ALMG estão atualizados até junho de 2010.

  • Como se atualizam dados de câmara, prefeitura e mundo oficial?

    A atualização desses dados no portal é feita pela própria Assembleia de Minas. As informações de prefeituras são revistas a cada quatro anos, aproveitando o processo eleitoral. No caso das câmaras, a conferência é feita com mais frequência, incluindo dados sobre renovação das presidências. As informações disponíveis são: relação das autoridades, endereço, telefone e fax.
    Já a atualização do chamado “mundo oficial” (autoridades e órgãos estaduais) se dá a cada seis meses. Regularmente, também é feito o acompanhamento de noticiários, publicações oficiais e retornos de correspondência.
    Se você encontrar alguma infor... Leia mais

  • Como são atualizados os dados sobre instituições em cada cidade?

    Há dados de contato no Portal da Assembleia sobre algumas instituições municipais, estaduais e federais nos municípios mineiros. Eles são atualizadas a partir de informações coletadas nos eventos institucionais da ALMG. Não é feita conferência, e os dados são revisados somente sob demanda. Se você encontrar alguma informação desatualizada, colabore, avisando o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelo serviço Fale com a Assembleia.

  • O que são macro e microrregiões?

    As macrorregiões de Minas Gerais são as divisões do Estado criadas a partir de estudo da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), para fins de planejamento.
    Cada uma das 10 macrorregiões do Estado se divide em microrregiões, que totalizam 66, em Minas Gerais.
    A microrregião pode ser definida como o agrupamento de municípios limítrofes resultante de elementos físicos, territoriais e socioeconômicos comuns que exija planejamento integrado, a fim de se criarem condições adequadas ao seu desenvolvimento. É o que diz a Leia mais