Biblioteca

SOBRE A BIBLIOTECA

acervo da Biblioteca da ALMG é especializado nas áreas de direito, administração pública, ciência política, poder e processo legislativos, história política de Minas Gerais e assuntos relacionados às políticas públicas estaduais. 

São livros, obras de referência, teses, periódicos técnicos, jornais, diários oficiais e material audiovisual, além de obras editadas pela Assembleia.

Além de prestar suporte informacional às atividades da Assembleia Legislativa, a Biblioteca é aberta ao público e recebe solicitações de pesquisas sobre tramitação de projetos, legislação, doutrina e jurisprudência, por e-mail, telefone ou pessoalmente.

O atendimento é feito de acordo com a ordem de chegada dos pedidos.

Criada pela Resolução 4, de 1892, recebeu o nome de Biblioteca Deputado Camilo Prates pela Resolução 5.114, de 1992, no seu centenário.

Ir para o acervo da Biblioteca da ALMG

Endereço:
Rua Rodrigues Caldas, 30, andar SE - Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte - MG

Telefone:
(31) 2108-7666

E-mail:
biblioteca@almg.gov.br

Funcionamento:
Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Veja também

Perguntas Frequentes

  • A Biblioteca fica aberta ao público externo?

    A Biblioteca fica aberta ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 8h30 horas às 17h30, no Palácio da Inconfidência (rua Rodrigues Caldas, 30, andar SE, bairro Santo Agostinho), em Belo Horizonte.

  • Qualquer pessoa pode retirar livros por empréstimo na Biblioteca?

    O empréstimo de obras do acervo é restrito a deputados e servidores da Assembleia de Minas. No entanto, a Biblioteca é aberta, para consulta, ao público em geral.

  • Que documentos históricos encontro no Arquivo da Biblioteca?

    O Arquivo da Biblioteca da Assembleia de Minas tem documentos sobre o processo legislativo, com registros das atividades de deputados e comissões; correspondências; processos de emancipação de distritos; e a IV Constituinte Mineira, que resultou na Constituição Estadual de 1989. Alguns deles estão disponíveis no Portal da Assembleia.
    Veja a lista dos documentos existentes no Arquivo:
    * Correspondência legislativa: comunicação escrita entre a Assembleia de Minas e instituições públicas ou privadas e terceiros (cartas, ofícios de respostas aos requerimentos, cartões, entre outros).
    * Processos de emancipação de distri... Leia mais

  • O que encontro na base de dados da Biblioteca?

    A Biblioteca tem publicações de diversas naturezas, como livros técnicos, obras de referência, teses, revistas, jornais, diários oficiais, materiais audiovisuais e outros. Os dados referenciais dessas publicações (exemplo: título, autor e data) podem ser consultados no Portal da Assembleia, na página do Acervo. O conteúdo de algumas dessas publicações está disponível no portal, na página Publicações da Assembleia. A busca no acervo da Biblioteca abrange também todas as obras que compõem a B... Leia mais

  • O que eu encontro na base de dados do Arquivo?

    O acervo arquivístico é formado por um conjunto de documentos que traduz o desenvolvimento das atividades-fins do Poder Legislativo: funções legislativa, fiscalizadora, julgadora, deliberativa e político-parlamentar. Parte desse conjunto documental pode ser consultado na base de dados disponível em ambiente virtual e na Gerência-Geral de Documentação e Informação.