Notícias

Deputados votam projeto sobre cessão de direitos creditórios

PL 3.732/25, que integra pacote para adesão ao Propag e permite amortizar parte da dívida pública, passou em 1º turno no Plenário.

Imagem

O Projeto de Lei (PL) 3.732/25 sobre a cessão de direitos creditórios pelo Executivo estadual para a União foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 1º turno, durante Reunião Ordinária desta terça-feira (10/6/25).

A matéria, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), permite amortizar parte da dívida pública e integra o conjunto de iniciativas para adesão do Estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Botão

Os deputados aprovaram a proposição conforme texto da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), o substitutivo nº 3. Agora, a matéria retorna para a análise de 2º turno da FFO.

Esses direitos creditórios são valores devidos ao Estado por contribuintes que deixaram de pagar impostos, taxas, multas e outras obrigações

Vídeo
Lista

Tramitação

O substitutivo nº 3 incorpora sugestões feitas pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Administração Pública. Elas foram as primeiras a analisar a proposição. 

Além disso, aperfeiçoa a matéria no que diz respeito à técnica legislativa e à utilização dos recursos para a amortização da dívida do Estado. Nesse sentido, exclui recursos de fundos estaduais como os de Cultura e Habitação da possibilidade de cessão.

Por fim, o substitutivo nº 3 altera a Lei 25.282, de 2025, a qual autoriza a adesão de Minas ao Propag. O objetivo é  acrescentar representante da Defensoria Pública do Estado no Comitê Interinstitucional de Acompanhamento da Execução do Contrato de Adesão ao Propag.

Chamada para Ação

Na análise da CCJ, o projeto recebeu parecer pela legalidade na forma do substitutivo nº 1, prevendo o envio de relatórios pelo Executivo. O encaminhamento deve conter, entre outras informações, origem e precificação dos ativos, a fim de garantir mais transparência ao processo.

Já na Comissão de Administração Pública, a matéria recebeu parecer favorável na forma do substitutivo nº 2. A alteração restringiu a transferência desses direitos creditórios apenas à União com a finalidade de amortizar a dívida pública de Minas.

Áudio
Reunião Ordinária de Plenário - tarde - análise de proposições

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Plenário aprova projetos do Propag que autorizam cessão de créditos TV Assembleia

Saiba mais sobre a dívida de Minas com a União

Entenda o que é o Propag e acesse notícias, vídeos, áudios e fotos sobre o assunto

Informe-se
Áudio
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine