PL PROJETO DE LEI 1442/2023
Projeto de Lei nº 1.442/2023
Dá denominação à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Bairro Santa Cruz, no Município de Vespasiano.
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:
Art. 1º – Fica denominada Escola Estadual Marília da Conceição Batista dos Santos a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Bairro Santa Cruz, no Município de Vespasiano.
Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Reuniões, 21 de setembro de 2023.
Nayara Rocha (PP)
Justificação: A presente proposta tem por finalidade prestar uma justa homenagem à memória de Marília da Conceição Batista dos Santos, uma cidadã exemplar que dedicou sua vida ao serviço público e à melhoria da qualidade de vida da comunidade de Vespasiano, especialmente do bairro Santa Cruz.
Acreditamos que a denominação da Escola Estadual com o nome de “Escola Estadual Marília da Conceição Batista dos Santos” é uma justa e merecida homenagem a uma cidadã que dedicou sua vida ao bem-estar de sua comunidade e ao serviço público.
Esta proposta visa eternizar sua memória e inspirar as gerações futuras a seguir o exemplo de dedicação e empenho que Marília representou ao longo de sua vida.
Oportunamente, apresentamos um breve histórico de sua vida, que revela um pouco da história de dedicação à comunidade e que, por meio deste projeto de lei está sendo reconhecida.
Breve Histórico: Marília da Conceição Batista dos Santos, filha de Jonas Batista e Durcelina Anselmo Batista, nasceu em Belo Horizonte no dia 27 de fevereiro de 1959, e infelizmente nos deixou em Vespasiano no dia 30 de dezembro de 2015, após complicações de uma cirurgia. Durante sua vida, Marília desempenhou papéis notáveis tanto na esfera familiar quanto na pública.
Em 1979, casou-se e construiu uma família amorosa com três filhos. Sua paixão pela educação a levou a se formar em Magistério no ano de 1980, mas seu verdadeiro chamado estava na área da saúde, onde se especializou em Enfermagem em 1981.
A partir de 1990, Marília se estabeleceu como moradora do bairro Santa Cruz, e seu comprometimento com a comunidade era evidente. De 1991 a 1994, atuou como tesoureira da associação do bairro, o que resultou em uma melhor qualidade de vida para todos os residentes.
Sua contribuição para o bem-estar da comunidade continuou quando trabalhou na Câmara Municipal de Vespasiano, onde serviu de 1997 a 2004. Nesse papel, colaborou com os vereadores para trazer ainda mais melhorias para os moradores do bairro.
Em 2004, Marília foi transferida para a Prefeitura de Vespasiano, onde se destacou por sua notável atuação no Pronto Atendimento – PA – da cidade até o ano de 2015. Sua dedicação incansável e atenção às necessidades da população fizeram dela uma figura querida e respeitada em toda a região.
Marília da Conceição Batista dos Santos deixou um legado de solidariedade e empenho que foi fundamental para o desenvolvimento do bairro Santa Cruz e de Vespasiano como um todo. Suas ações altruístas e seu espírito de serviço ao próximo são exemplos inspiradores a serem seguidos e multiplicados. A comunidade sempre a lembrará com carinho e gratidão por sua contribuição inestimável.
– Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça, para exame preliminar, e de Educação, para deliberação, nos termos do art. 188, c/c o art. 103, inciso I, do Regimento Interno.