Assembleia Cultural

Programação

5 a 23/8/19 - Mostra coletiva Arte em papel (Valéria Souza) e SOLO - Álbum das glórias musicais (Genin Guerra)

Local: Galeria de Arte

Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Arte em papel (Valéria Souza)

A exposição é fruto de uma extensa pesquisa em torno das possibilidades do uso do papel artesanal, unindo técnicas do machê e da papietagem (papel recortado e cola para dar forma a um objeto).

A principal inspiração das esculturas expostas é a figura humana, seja por meio dos corpos que expressam sua beleza em singelos movimentos, seja por personas que formam máscaras decorativas. Todas as peças foram produzidas com papéis de variadas fibras como sisal, bananeira e flor de bougainville.

Valéria Souza nasceu em João Monlevade (MG). Graduou-se e fez especialização em Escultura na Escola Guignard/Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e concluiu uma pós-graduação em Arte-Educação pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (Cepemg).

Trabalhou como arte-educadora em escolas da rede pública e particular de Belo Horizonte e Contagem (MG). Participou de exposições coletivas e individuais em galerias como a da Casa de Cultura de Contagem e a do Colégio Loyola, na Capital.

SOLO - Álbum das glórias musicais (Genin Guerra)

Exposição de caricaturas, esculturas e reproduções com múltiplas referências, entre elas a música popular brasileira. Suas obras homenageiam personalidades, políticos, santos e artistas nacionais e internacionais.

Raul Seixas, Ary Barroso, Milton Nascimento, Carmem Miranda, Pixiguinha, Luiz Gonzaga, Villa Lobos, Cartola e Rita Lee, entre outros, estão representados nas obras. A homenagem aos compositores é o resultado de um trabalho de 10 anos sobre a cerâmica em alto-relevo.

Também estão expostos bustos de ícones da música internacional como Amy Winehouse, Elvis Presley, Ray Charles e Steve Wonder, que fazem parte de uma nova série denominada Cabeças.

O título da exposição, SOLO, remete à terra e à raiz, fazendo uma associação com o material usado nas obras; à autoria e unicidade. Já o subtítulo da mostra é uma referência ao trabalho do desenhista português Rafael Bordalo Pinheiro e o seu histórico conjunto de caricaturas no Álbum de Glórias. Outra marcante inspiração é o trabalho do caricaturista francês Honoré Daumier (1808-1879).

Genin Guerra é desenhista, caricaturista, escultor e charginista. Nasceu em 1959, em Itabira (MG). É o autor da escultura do ex-ministro José Aparecido de Oliveira, localizada no Hall da Assembleia de Minas.

Graduou-se em Engenharia pela PUC Minas e frequentou a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou em jornais como o Diário do Comércio, Estado de Minas, Hoje em Dia e O Pasquim, além da revista Bundas.

Esculturas abrem segunda temporada da Galeria da ALMG.




 

 

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Agenda

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019