Assembleia Cultural

Programação

30/10 a 17/11/17 - Mostra de Artes Plásticas - Cartão vital, de Marcos Supertramp (ou Marcos Paulo do Espírito Santo), e Claro como a noite, de Thiago Valle

Local: Galeria de Arte

Horário: 8 às 18 horas

Entrada gratuita

Cartão vital - Marcos Supertramp (ou Marcos Paulo do Espírito Santo)

Marcos discute a cidade de Belo Horizonte a partir da constatação de que um cartão-postal, sem a representação das pessoas que habitam o local retratado, é um discurso pela metade.

A exposição apresenta 15 obras elaboradas com a técnica lápis graduado, sulco sobre papel, pincel e aquarela, desenhadas a partir de fotografias ou por meio de registros instantâneos. Em um dos trabalhos, Homem bem-sucedido com pânico de voltar para casa, um homem é retratado sentado em um bar do 2º andar do Edifício Maleta, no centro de BH, e representa, na visão do artista, a "implacabilidade dos bares com nossos abismos, traduzindo-os em choro, euforia e riso."

Atrás de cada moldura, há anteparos de vidro para que os visitantes interajam com as obras, registrando bilhetes, casos, sentimentos, memórias e outras relações com o lugar retratado em cada obra. Para isso, há canetas hidrográficas coloridas com as instruções de uso.    

Marcos Supertramp nasceu em Belo Horizonte (MG) e é formado em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da Arte, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coautor do projeto de ilustrações e poesias Tratado das Terminâncias Permanentes. O artista desenvolve trabalhos em aquarela e desenho e expôs na Feira Gráfica (2014) e na Faísca Festa Gráfica (2016).       

Claro como a noite - Thiago Valle

O artista apresenta 16 ilustrações em preto e branco. O preto chega ao seu tom absoluto, servindo de pano de fundo para traços brancos agressivos e velozes. As ilustrações seguem por duas temáticas específicas: urbanicidade e pulsar musical da cidade. Formas caóticas e destroçadas de massas urbanas, prédios e estruturas transformam-se em movimento pulsante.

O título da mostra é uma referência à antítese visual conceitual gerada pelo contraste agressivo do preto e branco.

Nascido em Belo Horizonte, Thiago Valle é artista gráfico, ilustrador e roteirista de histórias em quadrinhos. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, pós-graduado em Jornalismo Cinematográfico pela UNA e bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), participou, em 2013 e 2015, como expositor selecionado no Festival Internacional de Quadrinhos.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Agenda

Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017