Acompanhe
China: papel geopolítico e relação com o Brasil

TV Assembleia

Vídeos

China: papel geopolítico e relação com o Brasil

Compartilhe:
Twitter Facebook

Data: 07/07/2021

Programa: Assembleia Notícia, Mundo Político

Descrição: O professor de Relações Internacionais Alexandre César Cunha Leite fala sobre o papel da China no mundo. Ele explica as mudanças históricas ocorridas no país no século XX e os impactos da adoção de uma economia planejada. Leite fala sobre a estrutura do Partido Comunista Chinês e demonstra como existe uma ramificação muito grande da estrutura decisória no país. O professor analisa as contradições entre o ideário socialista e o capitalismo de mercado adotado pelo país e aponta que o principal desafio interno do país deve ser a questão da desigualdade de renda. Alexandre Leite fala sobre os desafios chineses nas áreas de tecnologia e de meio ambiente e comenta a criação da nova rota da seda pelo país. O professor analisa a relação dos Estados Unidos com a China e comenta os impactos do país asiático com a América Latina. Ele descreve a influência da China no Brasil e a nossa dependência econômica dos chineses. O professor também demonstra como a questão cultural afeta as relações internacionais chinesas e discute os impactos de discursos que demonizam a China. Alexandre César Cunha Leite, prof. Relações Internacionais/UEPB

00:51:01 | Resolução: 1440x1080 | Download (422391kb)
Conheça a história da TV Assembleia

Agenda

Terça-feira, 30 de novembro de 2021

00:00

Compactos de Comissões
00:30

Cerimônia de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo do dia 22/11 (Reprise)
01:40

Reunião da CPI da Cemig do dia 03/11 (Reprise)
Comissão Parlamentar de Inquérito para, no prazo de 120 dias, investigar fatos determinados consistentes na possível prática de ilegalidades na gestão da Companhia Energética de Minas gerais, desde 2019, gerando prejuízos ao interesse público.
02:10

Reunião da Comissão de Agropecuária do dia 28/10(Reprise)
Debater o balanço da atuação e os programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seapa - e as empresas vinculadas a essa secretaria (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig - , Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Emater - e Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA) e proceder a entrega do diploma referente aos votos de congratulações com a referida secretaria pelos 130 anos de sua fundação, completados no ano de 2021.
03:30

Reunião da Comissão de Meio Ambiente do dia 27/10 (Reprise)
Debater o Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e de Protetores lançado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
06:30

Boletim de Notícias
07:00

Teleaula
Ensino Fundam - 8º Ano - Matemática - Noções de Estatística
07:20

Teleaula
Ensino Fundam - 7º Ano - Matemática - Triângulos
07:40

Teleaula
Ensino Fundam - 6º Ano - Matemática - Medidas de Massa
08:00

Teleaula
Ensino Fundam - 5º Ano - Matemática - Volume I
08:20

Teleaula
Ensino Fundam - 4º Ano - Matemática - Números Racionais II
08:40

Boletim de Notícias
09:00

Assembleia ao Vivo / Comissões
12:30

Boletim de Notícias
13:00

Mundo Político (Reprise)
13:30

Compactos de Comissões
13:45

Boletim de Notícias
14:00

Assembleia ao Vivo / Plenário e Comissões
17:30

Boletim de Notícias
18:00

Compactos de Comissões
18:30

Visão Parlamentar (Inédito)
com a Deputada Andreia de Jesus (PSOL): Luta contra a discriminação racial. A presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia fala das mobilizações em torno do dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, da importância simbólica da data e se existem em Minas mecanismos eficazes de participação e monitoramento das políticas públicas para combater o preconceito racial. A parlamentar, que está em primeiro mandato, comenta o Projeto de Lei que proíbe denominar bens públicos, como vias, prédios e monumentos, com nome de pessoas que contribuíram para a escravidão. Também opina sobre projeto aprovado pelo Senado que passa a tratar injúria racial como crime inafiançável e imprescritível. Ela fala ainda de desafios, como o acolhimento a imigrantes e a violência policial. E comenta as medidas tomadas depois de ser ameaçada de morte por interferir no desenrolar da ação policial em Varginha, no sul de Minas, que resultou na morte de 26 pessoas.
19:00

Panorama (Reprise) - Censo 2022
Em 2022, o Brasil vai passar por um novo Censo. A pesquisa feita a cada 10 anos é a principal fonte de informação para políticas públicas no país e já está 2 anos atrasada. As consequências da falta de dados atualizados podem ser vistas, por exemplo, na distribuição de vacinas na pandemia, pois provocou falta para algumas cidades e sobra para outras. No Panorama, Irineu Rigotti, professor de Demografia/UFMG e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, explica a importância do Censo para formulação de políticas públicas em diversas áreas e para a economia, já que o mercado usa a pesquisa para estudos e criação de produtos. Também fala sobre o tema, Eduardo Rios, presidente do IBGE, que explica como será realizado o censo no próximo ano.
19:30

Teleaula
Ensino Fundam - 9º Ano - Matemática - Probabilidade: Problemas
19:50

Teleaula
Ensino Médio - 1º Ano - Matemática - Porcentagem
20:10

Teleaula
Ensino Médio - 2º Ano - Matemática - Paralelepípedo
20:30

Teleaula
Ensino Médio - 3º Ano - Matemática - Progressão Geométrica I
20:50

Teleaula
Ensino Médio - 3º Ano - Matemática - Progressão Geométrica II
21:10

Teleaula
Tira dúvidas Enem
22:00

Boletim de Notícias
22:30

Mundo Político (inédito)
Entrevistas, comentários e notas sobre a movimentação política no País
23:00

Plenário (Reprise)
Reunião Ordinária de Terça-feira 30/11