TV Assembleia

História da TV Assembleia

Conheça a história da TV Assembleia

A TV Assembleia da ALMG foi a primeira emissora legislativa brasileira. Ela entrou em operação em 30/11/95, após a publicação da Lei Federal 8.977, de 1995, que regulamenta o serviço de TV a cabo no Brasil.

A emissora tem 24 horas de programação diária. Cobre ao vivo as reuniões do Plenário e de comissões, além de transmitir eventos institucionais e culturais da Assembleia, noticiários e debates. São mil horas de transmissões ao vivo a cada ano.

Da Capital para o interior

Quando entrou em operação, em 1995, tinha duas horas e meia de programação e apresentava reprises das reuniões do Plenário. A partir de 1996, atinge 12 horas de programação, com programas gravados e editados. Em 1997, oferece grade básica de programas, muitos produzidos em estúdio.

Em 1998, chega ao satélite Brasilsat B3 (atual Satélite B4), o que lhe permite alcançar todo o Estado. Passa a transmitir 17 horas de programação, incluindo documentários e programas nas áreas do direito, política e cultura.

O canal das eleições

Em 1998, faz sua primeira grande cobertura das eleições, iniciando um projeto que a transforma em referência no jornalismo político. Em 1999, diversifica a grade de programas, com 18 horas diárias, e consolida a expansão para o interior.

A partir de 2000, a TV Assembleia se firma como a emissora do Parlamento, da política e das eleições. Faz uma cobertura histórica do pleito municipal e, em seguida, das eleições de 2002 e todos os pleitos subsequentes.

Pela internet e no sistema digital

Em 2007, o alcance da TV Assembleia é ampliado com a transmissão da programação pela internet, em tempo real.

Em 2009, inicia a migração do sistema analógico para o digital, com ganhos de qualidade de imagem e som. Com novos equipamentos de edição e exibição, a grade é ampliada de 19 para 24 horas diárias.

Agenda

Sexta-feira, 12 de agosto de 2022

00:00

Compactos de Comissões
01:00

Reunião da Comissão de Direitos Humanos do dia 03/08 (Reprise)
Debater as possíveis violações de direitos humanos dos servidores do Instituto de Previdência Social de Betim - Ipremb - e demais servidores efetivos desse município, considerando-se as denúncias de perseguição, assédio moral e tortura psicológica.
06:30

Assembleia em Destaque (Reprise)
07:00

Crônica para um futuro imaginado (Reprise) - Renato Janine
Para o ex-ministro da Educação, após passar 200 anos de independência do Brasil, o país continua submetido às grandes potências mundiais. No segundo episódio da quarta temporada de "Crônica para um futuro imaginado", ele aponta o que é preciso fazer para o Brasil assumir as rédeas de seu destino. Ribeiro também fala sobre a perda de uma característica do povo brasileiro, celebrada pelo mundo: "o jeito acolhedor". "O Brasil se tornou um país muito atravessado por conflitos, confrontos." Ele ainda descreve o projeto de nação que sonha para o país.
07:30

Compactos de Comissões
08:00

Mundo Político (Reprise)
Entrevistas, comentários e notas sobre a movimentação política no País.
08:25

Giro Eleitoral (Reprise)
11/08 - Faltam 52 dias para as Eleições 2022. Acompanhe, diariamente, sob o comando do jornalista Heitor Peixoto, as principais notícias eleitorais pelo pais e em Minas, como composição de chapas, desempenho de candidatos, destaques de agenda, resultados de pesquisas, e muito mais.
08:30

Giro de Notícias do Dia (Reprise)
Veja o que foi destaque na atividade parlamentar ao longo do dia na Assembleia.
08:35

Boletim de Notícias
09:00

Assembleia em Destaque (Reprise)
09:05

Assembleia ao Vivo / Comissões
12:30

Boletim de Notícias
13:00

Mundo Político (Reprise)
Entrevistas, comentários e notas sobre a movimentação política no País.
13:30

Compactos de Comissões
13:45

Boletim de Notícias
14:00

Assembleia ao Vivo / Comissões
17:30

Boletim de Notícias
17:55

Giro de Notícias do Dia (Inédito)
Veja o que foi destaque na atividade parlamentar ao longo do dia na Assembleia.
18:00

Compactos de Comissões
19:00

Resenha do Mundo Político (Inédito)
Os principais fatos do noticiário político, com olhar atento para os assuntos que marcaram a agenda política no estado e no país.
19:30

Compactos de Comissões
20:00

Assembleia em Destaque (Reprise)
20:30

Geração (Reprise) - Bicicletas e Mobilidade urbana
O Geração discute as bicicletas como alternativa para o transporte urbano, o impacto delas no meio ambiente, na saúde pública e no planejamento das cidades.
20:55

Giro de Notícias do Dia (Inédito)
Veja o que foi destaque na atividade parlamentar ao longo do dia na Assembleia.
21:00

Segunda Musical (Reprise) - Madrigal e Orquestra Barroca Concentus Musicum
Em mais um concerto do Segunda Musical, os músicos do Concentus Musicum de Belo Horizonte apresentam três cantatas para solistas, coro e orquestra do renomado compositor barroco J. S. Bach. O grupo é composto pelo Coro Sinfônico, o Madrigal e a Orquestra Barroca. Atua principalmente na difusão do repertório de música antiga, música colonial, imperial mineira e brasileira, renascentista, barroca e clássica europeia. Estreou em dezembro de 2016 em um espetáculo com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, dando início a uma parceria que gerou 16 concertos. Em 2021, ganhou o primeiro lugar no I Festival de Corais da Música Sacra do Barroco Mineiro e foi eleito o melhor coro por votação popular. A Orquestra Barroca Concentus Musicum dedica-se à prática de música antiga com interpretações historicamente embasadas e utilização de cópias de instrumentos de época. A regência é da maestrina Iara Fricke Matte, professora da Escola de Música da UFMG desde 1997.
21:30

Compactos de Comissões
22:00

Resenha do Mundo Político (Reprise)
Os principais fatos do noticiário político, com olhar atento para os assuntos que marcaram a agenda política no estado e no país.
22:25

Giro Eleitoral (Inédito)
12/08 - Faltam 51 dias para as Eleições 2022. Acompanhe, diariamente, sob o comando do jornalista Heitor Peixoto, as principais notícias eleitorais pelo pais e em Minas, como composição de chapas, desempenho de candidatos, destaques de agenda, resultados de pesquisas, e muito mais.
22:30

Assembleia em Destaque (Reprise)
23:00

Via Justiça (Inédito)
Os dez anos da Lei de Acesso à Informação. A lei criada para que a população pudesse acompanhar a ação dos governos e cobrar resultados é o tema do Via Justiça desta semana. Antes da lei, a prestação de informações públicas não era obrigatória e não havia prazo para respostas a pedidos. Dez anos depois, a lei se tornou uma das principais ferramentas de transparência no Brasil. Nossos convidados farão um um balanço dos dez anos do texto. Quais avanços a LAI proporcionou em direção à transparência pública? Até que ponto conseguiu coibir a corrupção na esfera pública?
23:30

Zás (Inédito) - Semreceita: Música instrumental brasileira
O Zás desta semana apresenta o grupo musical Semreceita, que aposta em uma música instrumental livre e eclética, com toque de brasilidade. A experimentação já aparece na formação a banda: o saxofone de Harrison Santos, o baixo de Rodrigo Magalhães, a bateria de Fernando Feijão, a guitarra de PC Guimarães e o vibrafone de Natália Mitre. No programa, Natália conta como o grupo surgiu e explica a proposta de fazer experimentações na música instrumental para atrair todos os públicos. A banda já se apresentou em diversos eventos destinados à música em Belo Horizonte. Entre eles, o Savassi Festival Jazz & Lounge, o Prata da Casa, o Projeto Cariúnas, a Quarta Cultural, o Viva-Música e a Virada Cultural. Em 2014, o grupo foi vencedor do concurso Novos Talentos do Jazz, do Savassi Festival. Em 2017, foi finalista do concurso de música BDMG Instrumental, promovido pelo BDMG Cultural, e receberam o prêmio de melhor arranjo. Em 2018, também foi premiado na edição BH Instrumental - Unimed. Em 2019 realizou uma turnê de cinco concertos em Portugal, passando pelas cidades de Lisboa e Porto.

Boletim da TV Assembleia

Boletim semanal com destaques da programação e vídeos.

Veja um boletim »

Assinar boletim

Perguntas Frequentes

  • Por que a Assembleia tem uma emissora de TV?

    Durante a tramitação da Lei do Cabo (Lei Federal 8.977, de 1995) no Congresso Nacional, as entidades que representam a sociedade, como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), propuseram a obrigatoriedade da presença de emissoras públicas, comunitárias e universitárias na TV por assinatura, sem nenhum custo. A proposta foi aprovada e até hoje é considerada uma das principais conquistas da lei. A TV Assembleia de Minas foi a primeira emissora legis... Leia mais