Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Data: 05/07/202207:00
Categorias: Notícias da Assembleia
Categorias: Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos deverão registrar 30% de candidaturas femininas.
Acompanhe a atualização do nosso conteúdo. A reprodução é livre e gratuita, desde que a fonte seja citada durante a transmissão.
Autoridades públicas federais, estaduais e representantes dos atingidos participam do evento na ALMG.
Boletim da ALMG - Edição n.º 5453
Especialistas de larga experiência no setor público lançaram o documento "Contribuições para um governo democrático e progressista", com várias medidas para melhorar a gestão do Estado brasileiro direcionadas aos candidatos a presidente. Sobre esse documento, Vivian Menezes entrevista o economista Francisco Gaetani, um dos especialistas responsáveis pelas propostas. Gaetani comenta o caráter apartidário do documento e seus autores, além de assumir que o título da obra é um recado político para valorização da ordem democrática. Entre as áreas priorizadas no documento, o economista lista o combate à pobreza e à desigualdade, a realização de uma reforma tributária e ações relacionadas ao meio ambiente, tecnologia, transparência na política e situação fiscal do país. Para Gaetani, o maior desafio para implantação das propostas é político.
Boletim da ALMG - Edição n.º 5452
A 46 dias do primeiro turno das eleições, o cientista político Lucas Rezende faz uma leitura da cena eleitoral após o início formal das campanhas. Em entrevista a Vivian Menezes, ele avalia o contexto da cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE. Sobre a movimentação política para o 7 de Setembro, Rezende entende que data será importante para indicar qual papel será desempenhado pelos militares no processo eleitoral de outubro. O cientista político comenta o desempenho de Lula e Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto e destaca a estabilidade na distância numérica entre os dois candidatos à presidência. Rezende analisa a interação dos dois presidenciáveis com o eleitorado evangélico. A situação dos palanques eleitorais de Lula e Bolsonaro em Minas também é comentada pelo cientista político, que avalia a interação dos presidenciáveis com Kalil, Zema e Viana. Rezende ainda fala sobre as expectativas de discurso para as campanhas eleitorais de Lula e Bolsonaro no rádio e na TV.
Urbanistas, movimentos sociais e deputados criticaram as ações do Governo na área e o desmonte da Cohab Minas.
Representantes de praticamente todas as áreas do funcionalismo mineiro apoiaram a atuação do Legislativo, que aprovou proposta alternativa de renegociação da dívida estadual com a União.
Boletim da ALMG - Edição n.º 5451
Em entrevista a Vivian Menezes, o jornalista e especialista em marketing Yuri Almeida comenta vários aspectos do uso das redes sociais no universo político, em especial durante a corrida eleitoral deste ano. Almeida explica como as redes sociais pautam o debate político, ao mesmo tempo que reverberam conteúdo eleitoral. O jornalista argumenta que a defesa da liberdade irrestrita de manifestação do pensamento e da opinião, assim como a disseminação de notícias falsas, são incompatíveis com o conceito básico de democracia. Ele avalia que o combate à desinformação avançou muito pouco no Brasil desde as últimas eleições presidenciais e que as big techs não têm compromisso em eliminar de fato as fake news. Yuri Almeida comenta as estratégias eleitorais no atual cenário de polarização das intenções de voto para presidente e explica por que os candidatos com melhor desempenho nas pesquisas têm interesse em falar para convertidos. O jornalista também fala sobre as origens do desempenho superior da extrema-direita nas redes sociais e disse que a esquerda perdeu espaço nesse cenário por ignorar a importância das tecnologias e da internet no universo político.
Outros quatro parlamentares concorrem a uma vaga na Câmara Federal e dois disputam as eleições como vice-governador e senador.
Conceitos, expressões e termos usados com frequência