Absorto, de Rosa Ferreira, apresenta pinturas em tinta acrílica e guache, além de técnicas mistas, como o uso de nanquim
Denise produz peças com diferentes tipos de queima

Galeria recebe exposições “O Corpo Ausente” e “Absorto"

Obras de Denise Vianna dos Santos e Rosa Ferreira são destaques até o dia 25 de novembro.

03/11/2022 - 14:52

Os visitantes da Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) poderão conferir as exposições “O Corpo Ausente”, de Denise Vianna dos Santos, e “Absorto”, de Rosa Ferreira. As obras podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, até o dia 25 de novembro.

“Absorto”, de Rosa Ferreira, é composto por pinturas em tinta acrílica e guache, além de técnicas mistas, como o uso de nanquim. As produções retratam figuras abstratas. A intenção é que o espectador, ao se deparar com as telas, possa usar a sua imaginação e suas referências, cabendo-lhe encontrar o significado de cada imagem. 

“O Corpo Ausente”, de Denise Vianna dos Santos, traz peças produzidas a partir da argila que, com a utilização de diferentes tipos de queima, são transformadas em cerâmica. Com o fogo, a argila maleável se transforma em algo rígido e efêmero, que pode ser quebrado e destruído. A intenção das obras é transformar esse material duro em peças de vestuário humano, feitas de tecido maleável e frágil. 

Quem é Rosa Ferreira

Rosa Ferreira é graduanda em Artes Plásticas pela Uemg, na Escola Guignard, em Belo Horizonte. A artista participou das exposições “Dezoito de Nós”, no Espaço Cultural MGTI, em 2017; do 2º Encontro de Arte Mineira – Sou Café, no Centro Cultural Banco do Brasil (BH), em 2019 e da Bienal Black Brazil Art –  Mulheres (in)VISÍVEIS, no Memorial do RS, em Porto Alegre, em 2019.

Quem é Denise Vianna dos Santos

A artista graduou-se na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é professora de Artes desde 1994. A educadora é pós-graduada em Arte Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e pela Integrarte Centro de Atividades – Favi (Faculdade Vicentina). Frequentou o Ateliê de Cibele Tietzmann de 2015 a 2019, como ceramista participante do Coletivo de Cerâmica de Minas.