Deputados discursaram em apoio a seus candidatos na disputa pela Presidência da República

Deputados repercutem campanha eleitoral para presidente

Parlamentares fazem discursos de apoio a seus candidatos que disputam o 2º turno.

06/10/2022 - 16:57

A campanha eleitoral para presidente da República mais uma vez mobilizou os deputados durante a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desta quinta-feira (6/10/22).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O deputado Charles Santos (Republicanos) pediu que os eleitores façam uma reflexão sobre o futuro que desejam para seus filhos, antes de decidirem seu voto. “Liberação da maconha, ideologia de gênero, sexualização de crianças: será que é isso que nós queremos?”, questionou. “Fala-se muito em votar com o coração. Peço à população que vote com a razão”, completou.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) rebateu que sexualidade de crianças e ideologia de gênero não são diretrizes do programa de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Vamos debater propostas. Trazer conteúdos que não dizem respeito ao programa eleitoral compromete o debate”, afirmou.

A parlamentar ainda criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo contingenciamento de recursos para as universidades federais e para a rede federal de ensino técnico. Segundo ela, os cortes orçamentários podem comprometer o funcionamento das instituições de ensino. “Defender as famílias é defender o direito de seus filhos estudarem”, disse.

O deputado Doutor Jean Freire (PT) reiterou que a chamada ideologia de gênero não está em pauta no programa de governo de Lula. Ele citou o Sermão da Montanha para criticar o presidente Jair Bolsonaro. “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Mas esse que está aí só sabe trazer o ódio”, afirmou.

Doutor Jean Freire ainda alertou os eleitores, para que não se deixem enganar. “Política é lugar de cristão, sim. Mas não devemos confundir palanque com altar”, afirmou. “Trazer pautas moralistas não é correto. Olha o preço do leite, do feijão, da carne… Vamos discutir projetos”, continuou.

Depois disso, o deputado Charles Santos pediu a palavra mais uma vez. “Peço às pessoas que analisem não as falas (dos candidatos), mas as ideias que estão embutidas nessas falas”, disse. Ao que o deputado Doutor Jean Freire rebateu: “Prestem atenção no que o candidato faz, e não só no que ele fala”.

Deputado acredita em processo eleitoral tranquilo

Por sua vez, o deputado Virgílio Guimarães (PT) condenou a provocação de disputas religiosas e disse acreditar que Lula será eleito presidente da República. “Tenho certeza de que o processo eleitoral será tranquilo, sem intolerância religiosa, sem fake news, sem misturar o exercício do poder do Estado com palanque eleitoral”, afirmou.

Já o deputado Coronel Sandro (PL) parabenizou os conservadores, que, segundo ele, elegeram as maiores bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado. “Independentemente do resultado da eleição presidencial, nas duas casas legislativas, os ‘esquerdopatas’ não passarão”, disse.

Ele ainda lembrou que o seu partido, o PL, elegeu o deputado federal e o estadual mais bem votados nesta eleição (Nikolas Ferreira e Bruno Engler, respectivamente) e terá uma bancada de nove integrantes na ALMG na próxima legislatura. “Estaremos aqui para defender a vida, a liberdade, a pátria e a propriedade”, afirmou.