Participantes definiram os painéis do primeiro dia e sugeriram os nomes dos expositores

Etapa final do Fórum do Livro começa a ser definida

Em reunião preparatória, participantes discutiram programação do encontro, que será realizado na Capital, em novembro.

28/09/2017 - 18:27

O desenho da programação da etapa final do Fórum Técnico Semeando Letras - Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas já começou a ser feito. Na segunda reunião preparatória para o evento, realizada na tarde desta quinta-feira (28/9/17), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), representantes do poder público e da sociedade civil definiram os eixos dos três dias de trabalho, entre 22 e 24 de novembro, no Plenário. O fórum é uma parceria entre o Legislativo mineiro e o Executivo, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e de Educação.

O presidente da Comissão de Cultura da ALMG, deputado Bosco (PTdoB), ressaltou que o Fórum do Livro vai contribuir para a estruturação de um documento que vai embasar as políticas públicas, para os próximos dez anos, a fim de incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas, por exemplo.

A programação do primeiro dia será composta por três painéis: um primeiro sobre leitura cidadã, democratização do acesso e valor simbólico do livro; um segundo sobre o livro e o leitor; e um terceiro sobre cadeia produtiva e criativa do livro. Os participantes optaram por não incluir a palestra magna, tradicionalmente feita em eventos dessa natureza, para privilegiar o debate entre expositores dos painéis temáticos e público.

Os nomes dos expositores dos painéis foram sugeridos na reunião desta quinta e voltarão a ser discutidos no próximo encontro, em 5 de outubro, às 14 horas.

O segundo dia de programação se estrutura em torno de quatro grupos de trabalho:

Grupo 1: Democratização do acesso
Grupo 2: Fomento à leitura e à formação de mediadores
Grupo 3: Valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico
Grupo 4: Desenvolvimento da economia do livro

O terceiro e último dia envolve a aprovação e priorização das propostas, a eleição do comitê de representação que vai acompanhar os trabalhos após o evento e a entrega do documento de propostas ao presidente da ALMG.

Interiorização – A primeira etapa do Semeando Letras envolve os encontros regionais, que se encerram na próxima terça-feira, 3 de outubro, em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Desde 29 de agosto, foram realizados debates em Varginha (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Belo Horizonte (Central) e Uberlândia (Triângulo). Neles, os participantes discutiram e elegeram propostas para fazer parte do documento que será votado na plenária final.

Além da análise de propostas, em cada encontro foram eleitos até 16 participantes que vão representar a região na etapa em Belo Horizonte.

Consulta pública – Está aberta até 13 de outubro a consulta pública para que sejam enviadas sugestões que também serão discutidas na plenária final. Até o momento, as contribuições mais apoiadas se relacionam às bibliotecas e solicitam a acessibilidade às pessoas com deficiência, a destinação exclusivamente para uso pedagógico e a capacitação continuada para as pessoas que trabalham nesses espaços.